LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA introduz o DLDSR, downsampling que une DSR e inteligência artificial

12 de janeiro de 2022 0

A partir da próxima sexta (14), a atualização do driver Game Ready nas placas NVIDIA vai introduzir uma tecnologia que promete melhorar a DSR (Dynamic Super Resolution, já existente há algum tempo) com inteligência artificial, resultando na tecnologia DLDSR (Deep Learning Dynamic Super Resolution).

A novidade — que ficará restrita a usuários que possuem placas RTX, pois exige Tensor Cores —, melhor do que renderizar o jogo em uma qualidade maior e depois ajustá-lo para uma resolução menor, indica que a inteligência da novidade vai oferecer qualidades similiares sem afetar brutalmente o desempenho.

(Imagem: NVIDIA/Divulgação)

Como mostra a imagem de divulgação da NVIDIA, trabalhar com a escala 2,25x em DLDSR tem potencial para entregar a mesma nitidez e qualidade do DSR 4x, e mantendo praticamente a mesma taxa de quadros da reprodução nativa de um jogo — no exemplo, "Prey" — em 1080p. Trata-se, porém, de um filtro de downscaling, e não de upscaling, como o DLSS.

Já há também um conjunto de instruções para ativar a novidade quando ela chegar. Basta ir no painel de controle de sua placa e ativar a tecnologia, conforme a imagem abaixo:

(Imagem: NVIDIA/Divulgação)

Além de trazer otimizações de cara para jogos como "God of War", "Rainbow Six: Extraction", "HITMAN III", "The Anacrusis", "GRIT" e "Monster Hunter Rise", a atualização vai trazer novos filtros desenvolvidos com o modder Pascal Gilcher — também conhecido na praça como Marty McFly. São eles:

  • SSRTGI (Screen Space Ray Traced Global Illumination): comumente conhecido como “Ray Tracing ReShade Filter”, aprimora a iluminação e as sombras e cria uma sensação de profundidade e realismo;
  • SSAO (Screen Space Ambient Occlusion): enfatiza a aparência de sombras perto das interseções de objetos 3D, especialmente em ambientes com pouca luz e interiores;
  • Dynamic DOF (Depth of Field): aplica desfoque de estilo bokeh com base na proximidade de objetos dentro da cena, tentando imitar um visual de suspense cinematográfico com maior profundidade de campo.

Os filtros podem ser ativados em praticamente qualquer jogo, pelo atalho Alt+F3, a partir da atualização. Além disso, oito novos monitores receberão suporte a G-Sync, compatibilidade com a RTX 3080 de 12 GB e mais.


0

Comentários

NVIDIA introduz o DLDSR, downsampling que une DSR e inteligência artificial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista