Jogos 19 Mai
A Ubisoft vai lançar no dia 26 de maio o seu novo jogo de esportes chamado Roller Champions. O game promete partidas em alta velocidade entre times, para ver qual consegue fazer mais gols após dar voltas em uma pista.
Será que o título tem potencial para fazer sucesso no mundo gamer e até mesmo no cenário competitivo? O TudoCelular jogou antecipadamente o jogo e conta a você os detalhes na nossa análise.
Primeiramente, é importante entender como funciona Roller Champions. Não há uma história em si nem qualquer trama por trás do jogo. As partidas são dinâmicas e ocorrem entre duas equipes de três membros cada. Quem chegar a marca de 5 pontos primeiro, ou tiver um placar superior após o fim do tempo, vence.
A grande sacada da Ubisoft para criar uma experiência nova está em misturar elementos de outras modalidades esportivas. O primeiro deles está na locomoção dos personagens, por meio de patins — ou seja, no estilo de patinação.
Outro está nas arenas, com formatos ovais. Olhando de cima, ela remete aos velódromos, onde ocorrem provas de ciclismo de velocidade. Além disso, a utilização de bolas “arremessáveis” para pontuar remete ao handebol e ao basquete.
Ao longo do jogo, é possível ainda dar “tackles” nos rivais, a fim de interceptar a jogada, ou impedir que algum oponente chegue perto do seu companheiro que está com a posse da bola. No estilo que vemos em partidas de futebol americano e rugby. Independente dos elementos conhecidos utilizados, você consegue se sentir em uma experiência completamente nova com este game.
Durante a jogatina, quem não está acostumado com games esportivos — felizmente, não foi o caso deste que vos tecla — pode sentir dificuldades com a dinâmica de cada partida. A dica inicial aqui, caso você vá jogar pelo PC, é sempre utilizar um joystick — vale destacar que o game contará com crossplay e cross-platform.
Logo de começo, o jogador passa por um tutorial para aprender os comandos básicos, além da customização do personagem — algo que vai desde o tipo de rosto até o porte físico. As partidas podem ser pareadas com outros jogadores online ou ainda usar bots no lugar, para formar os times 3x3.
O início da partida se dá com a entrada da bola aleatoriamente na arena. Aqui já dá para perceber que você precisa usar o botão de mirar sempre na “redonda” para se localizar corretamente. Há ainda um botão de impulso, para você ganhar velocidade, mas é importante entender que, se você estiver em uma subira de rampa, por exemplo, nada adiantará esse recurso.
Você basicamente precisará entender como se joga melhor durante o ataque e a defesa. Isso passa em essência pela estratégia da equipe. O gol apenas é liberado após completar uma volta completa com a posse da bola no circuito – ao passar por quatro “checkpoints”. Dá para arremessar a bola por dentro do gol para marcar um ponto assim.
Porém, é possível completar uma segunda volta, para o tento valer três pontos, ou uma terceira, que chega a cinco pontos. Enquanto não pega a prática, recomendamos ir de “grão em grão”.
Afinal, como conseguir se manter com a bola sem ser interceptado? Em primeiro lugar, a mecânica permite passar para colegas de time. Isso não limita a corrida a um único participante. Segundo, vale usar bem o impulso para “driblar” os adversários. Por fim, quem não estiver com a bola também tem como barrar oponentes e dificultar o roubo da bola.
Já enquanto você estiver na defesa, é necessário prever os movimentos do rival se quiser ter maior eficiência nas interceptações. A condição inclui não somente mirar no jogador com a bola, como também saber identificar para onde faz sentido ele ir. Também há um botão para pular, caso queira cortar a bola a caminho do gol.
Cenário competitivo?
No geral, podemos apontar que o jogo consegue prender o gamer por horas jogando. O que saberemos no futuro é se prenderá por “dias”. Isso inclui a continuidade do público de comprar a ideia do game e progredir dentro da campanha a médio e longo prazo.
Para acontecer, dependerá da manutenção constante da desenvolvedora em inserir novidades, possíveis eventos e mais modos de jogo no futuro. Uma das intenções consiste em levsr Roller Champions ao cenário competitivo. Ou seja, o título não deverá ser entendido como um projeto finalizado e imutável.
Percebemos que há esse potencial para o cenário competitivo, porém resta ver se o público comprará a ideia e irá desenvolver as suas habilidades dentro das partidas em alta velocidade. A aguardar os próximos capítulos.
Na parte gráfica, não há grandes inovações aqui. Os personagens lembram avatares e não são tão compromissados com realismo — nem é a proposta do jogo. Os cenários são bem desenvolvidos na aparência, mas sem grandes mudanças entre si.
Nesse ponto, temos algo positivo a destacar. A falta de grandes recursos gráficos torna o jogo mais leve — cerca de 4 GB para instalar —, consequentemente, mais acessível para os gamers. Em especial, aqueles que jogarão em máquinas ou plataformas sem um grande espaço disponível de armazenamento.
A trilha sonora não empolga e se destaca apenas por efeitos padronizados conforme o movimento feito na partida. É claro que, por ser um game com bate-papo por voz entre equipes, talvez uma boa música ou outros recursos sonoros de fundo atrapalhem a comunicação. Contudo, nem sempre os confrontos ocorrem no ambiente online.
Outro ponto ausente é uma dublagem em português, seja das instruções ou da própria narração das partidas. Apesar disso, os menus e as legendas possuem localização completa para o idioma falado no Brasil.
Roller Champions agrada na sua proposta de entregar um game divertido e interativo, que explora bastante a dinâmica em alta velocidade combinada com o sistema de pontuação, sem precisar pesar para ser rodado.
Para isso, não caprichou na parte gráfica — o que não significa ser decepcionante, muito pelo contrário — nem na trilha sonora — algo que fornece seus prós e contras. Contudo, há uma variedade de circuitos, skins e personalização no geral para você se divertir.
A jogabilidade é o destaque aqui, pela necessidade de você aprender a atacar e a se defender com maior eficiência, enquanto corre dos oponentes, dá a volta no trajeto e tenta mirar para acertar o gol. Resta ver se o público comprará a ideia a ponto de viabilizar o título no cenário competitivo.
Aqui entendemos como os conceitos utilizados e modos de jogo. Por enquanto, não trazem nada de novo, mas mantém as opções básicas de times online ou com bots.
Ponto forte do game. A mecânica traz uma dinâmica divertida e que não vai te deixar jogar apenas uma partida.
Os gráficos não tentam passar qualquer realismo e são mais modestos para não aumentar o tamanho de instalação do game.
A parte sonora é padronizada e não oferece maiores personalizações de efeitos. Falta também dublagem em português.
Jogo possibilita ficar horas na frente da tela. Resta ver se terá potencial para atrair um grande público e formar cenário competitivo.
Roller Champions tem um grande potencial pela sua proposta diferente. Resta entender como será a aceitação do público para a sua longa vida no mundo dos games.
Vale a pena?
O game será lançado nesta quinta-feira (26), para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One e PC — via Ubisoft Connect. Somente em um próximo momento, o Nintendo Switch será agraciado com uma versão.
Por ser um jogo free-to-play, ou seja, você não precisará desembolsar para comprar uma cópia, vale a pena experimentá-lo, mesmo se não for o seu estilo preferido, para curtir com os amigos e interagir durante as jogatinas.
Quais foram as suas impressões sobre Roller Champions? Acredita que será um sucesso no mundo dos games? Conte a sua opinião para a gente!
*Agradecemos a assessoria da Ubisoft por ceder o acesso antecipado do jogo ao TudoCelular para esta análise!
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