Jogos 21 Jun
Atualização 18/08/2022 - HA
Usuários do pacote Windows Gaming Insider no Windows 10 e 11 tiveram uma grata surpresa na última atualização dos aplicativos Xbox e Xbox Game Bar. Com a mudança na interface do Xbox Cloud Gaming vieram novas especulações sobre a proximidade do suporte a mouse e teclado.
Na nova versão foi possível notar o ícone de suporte a mouse e teclado, além de um filtro que ajudará na pesquisa de jogos com essa possibilidade. Atualmente, o Xbox Cloud Gaming suporta apenas joysticks e comandos por toque. No caso de PCs e laptops, é necessário um gamepad do Xbox. Chega até a ser contraditório que o acervo do Xbox Cloud Gaming seja um dos maiores quando comparado com outros serviços de streaming, incluindo títulos da Microsoft, Bethesda e EA, mas que não atinge um público que não possua um gamepad.
Usuários reclamaram que, por enquanto, a atualização trouxe alguns bugs, com miniaturas e jogos em nuvem com problemas de inicialização.
Mais para baixo, é possível ver o novo filtro que traz um mouse e um teclado, ao lado das opções de controles. Entre os jogos do catálogo com essa nova disposição estão Psychonauts 2 e Sea of Thieves.
Como o Xbox Cloud Gaming usa o hardware do console Xbox para rodar os títulos, apenas os jogos que suportam mouse e teclado nos consoles Xbox receberão o mesmo nível de suporte no Xbox Cloud Gaming. No entanto, até o momento tudo isso é só especulação e não há datas ou confirmações oficiais de quando as mudanças devem vir —ou se devem vir como está sendo esperado por usuários.
Vale lembrar que é importante que se pense na qualidade do algoritmo de vídeo, que pode lidar com os movimentos mais precisos de um mouse e melhorando a experiência do usuário.
Texto original (22/06/2022)
A Microsoft se prepara para adicionar suporte a mouse e teclado para o Xbox Cloud Gaming (xCloud), seu serviço que permite o streaming de jogos de Xbox para televisões, computadores, dispositivos móveis e mais.
No início do ano, a companhia havia dado indícios que traria a funcionalidade e agora está encorajando os desenvolvedores a se prepararem para a adição do mouse, teclado e grandes melhorias em latência.
O engenheiro de software da equipe de streaming de jogos do Xbox, Morgan Brown, explicou que o Xbox já tem suporte para teclado e mouse há anos, mas que agora o objetivo é trazer a função para os usuários do streaming no PC.
Anteriormente, o diretor de Microsoft Flight Simulator, Jorg Neumann, deu indícios que o suporte para teclado e mouse no Xbox Cloud Gaming poderá chegar neste inverno. A companhia vem incentivando os desenvolvedores a pensarem mais nesse recurso para jogos que possuem streaming na PC, então é provável que isso apareça em breve.
A intenção é que jogos da plataforma Xbox no Cloud Gaming, não os de PC, tenham a possibilidade de o jogador optar para jogar com mouse e teclado ou o tradicional joystick. Títulos como like Sea of Thieves, Minecraft, Halo Infinite e até mesmo Fortnite poderiam contar com a novidade. Atualmente, poucos jogos contam com a função.
Junto do suporte para mouse e teclado, a Microsoft também oferecerá mais opções para os desenvolvedores melhorarem a latência do streaming em seus jogos, através da nova API Display Details, que pode economizar até 72 ms de latência no geral. Ela utiliza o Direct Capture, que reproduz recursos do hardware no software para eliminar o tempo de espera para VSync, dobrando e até triplicando o carregamento, podendo até mesmo fazer o scalling necessário para televisões.
Microsoft is adding keyboard and mouse support to Xbox Cloud Gaming soon. Xbox devs are being encouraged to add support to games now so they light up in xCloud once the integration is ready https://t.co/nBlgat5voJ pic.twitter.com/aYc5HftCia
— Tom Warren (@tomwarren) June 21, 2022
Entretanto, o Direct Capture suporta resolução máxima de 1440p e não há suporte para resolução dinâmica e nem HDR ainda, mas isso não deve ser um problema para a maioria dos desenvolvedores, já que o Xbox Cloud Gaming roda jogos em 720p em dispositivos móveis e até 1080p no PC. A Microsoft pretende aumentar esses números e chegar ao 4K, mas não há previsão para isso acontecer.
As melhorias na latência são fundamentais em serviços de streaming de jogos como o Xbox Cloud Gaming e o Direct Capture é um recurso promissor.
Em abril, o Xbox Cloud Gaming (Beta) chegou aos consoles Xbox Series X|S e Xbox One no Brasil. Assinantes do Game Pass Ultimate poderão rodar jogos em streaming diretamente da nuvem nos consoles, sem a necessidade de baixá-los.
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