LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft pode estar testando suporte a mouse e teclado para Xbox Cloud Gaming

18 de agosto de 2022 5

Atualização 18/08/2022 - HA

Usuários do pacote Windows Gaming Insider no Windows 10 e 11 tiveram uma grata surpresa na última atualização dos aplicativos Xbox e Xbox Game Bar. Com a mudança na interface do Xbox Cloud Gaming vieram novas especulações sobre a proximidade do suporte a mouse e teclado.

Na nova versão foi possível notar o ícone de suporte a mouse e teclado, além de um filtro que ajudará na pesquisa de jogos com essa possibilidade. Atualmente, o Xbox Cloud Gaming suporta apenas joysticks e comandos por toque. No caso de PCs e laptops, é necessário um gamepad do Xbox. Chega até a ser contraditório que o acervo do Xbox Cloud Gaming seja um dos maiores quando comparado com outros serviços de streaming, incluindo títulos da Microsoft, Bethesda e EA, mas que não atinge um público que não possua um gamepad.

Nova interface do Xbox Cloud Gaming mostra um ícone de mouse, que pode indicar novo suporte para gamers (Imagem: Windows Central)

Usuários reclamaram que, por enquanto, a atualização trouxe alguns bugs, com miniaturas e jogos em nuvem com problemas de inicialização.

Mais para baixo, é possível ver o novo filtro que traz um mouse e um teclado, ao lado das opções de controles. Entre os jogos do catálogo com essa nova disposição estão Psychonauts 2 e Sea of Thieves.

Como o Xbox Cloud Gaming usa o hardware do console Xbox para rodar os títulos, apenas os jogos que suportam mouse e teclado nos consoles Xbox receberão o mesmo nível de suporte no Xbox Cloud Gaming. No entanto, até o momento tudo isso é só especulação e não há datas ou confirmações oficiais de quando as mudanças devem vir —ou se devem vir como está sendo esperado por usuários.

Vale lembrar que é importante que se pense na qualidade do algoritmo de vídeo, que pode lidar com os movimentos mais precisos de um mouse e melhorando a experiência do usuário.

Texto original (22/06/2022)

A Microsoft se prepara para adicionar suporte a mouse e teclado para o Xbox Cloud Gaming (xCloud), seu serviço que permite o streaming de jogos de Xbox para televisões, computadores, dispositivos móveis e mais.

No início do ano, a companhia havia dado indícios que traria a funcionalidade e agora está encorajando os desenvolvedores a se prepararem para a adição do mouse, teclado e grandes melhorias em latência.

O engenheiro de software da equipe de streaming de jogos do Xbox, Morgan Brown, explicou que o Xbox já tem suporte para teclado e mouse há anos, mas que agora o objetivo é trazer a função para os usuários do streaming no PC.

Anteriormente, o diretor de Microsoft Flight Simulator, Jorg Neumann, deu indícios que o suporte para teclado e mouse no Xbox Cloud Gaming poderá chegar neste inverno. A companhia vem incentivando os desenvolvedores a pensarem mais nesse recurso para jogos que possuem streaming na PC, então é provável que isso apareça em breve.

Reprodução: Microsoft

A intenção é que jogos da plataforma Xbox no Cloud Gaming, não os de PC, tenham a possibilidade de o jogador optar para jogar com mouse e teclado ou o tradicional joystick. Títulos como like Sea of Thieves, Minecraft, Halo Infinite e até mesmo Fortnite poderiam contar com a novidade. Atualmente, poucos jogos contam com a função.

Junto do suporte para mouse e teclado, a Microsoft também oferecerá mais opções para os desenvolvedores melhorarem a latência do streaming em seus jogos, através da nova API Display Details, que pode economizar até 72 ms de latência no geral. Ela utiliza o Direct Capture, que reproduz recursos do hardware no software para eliminar o tempo de espera para VSync, dobrando e até triplicando o carregamento, podendo até mesmo fazer o scalling necessário para televisões.

Entretanto, o Direct Capture suporta resolução máxima de 1440p e não há suporte para resolução dinâmica e nem HDR ainda, mas isso não deve ser um problema para a maioria dos desenvolvedores, já que o Xbox Cloud Gaming roda jogos em 720p em dispositivos móveis e até 1080p no PC. A Microsoft pretende aumentar esses números e chegar ao 4K, mas não há previsão para isso acontecer.

Reprodução: Microsoft

As melhorias na latência são fundamentais em serviços de streaming de jogos como o Xbox Cloud Gaming e o Direct Capture é um recurso promissor.

Em abril, o Xbox Cloud Gaming (Beta) chegou aos consoles Xbox Series X|S e Xbox One no Brasil. Assinantes do Game Pass Ultimate poderão rodar jogos em streaming diretamente da nuvem nos consoles, sem a necessidade de baixá-los.

Veja também


5

Comentários

Microsoft pode estar testando suporte a mouse e teclado para Xbox Cloud Gaming
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista