LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Por que desenvolvedores têm criticado jogos para Xbox Series S? | Detetive TC

20 de outubro de 2022 9

Nos últimos tempos, desenvolvedores têm realizado uma série de críticas ao Xbox Series S e falado que muitos estúdios não querem mais criar jogos para o console mais modesto da Microsoft.

Afinal, por que o videogame de nova geração tem sofrido esse tipo de comentário? Quais são os principais argumentos para isso? O Detetive TC aborda em detalhes para você nesta coluna.

Xbox Series S é uma “batata”?

Uma das polêmicas recentes aconteceu no começo desta semana. Na ocasião, um desenvolvedor da Rocksteady Studios – Lee Devonald – disse que o Series S estaria impedindo a criação de jogos mais avançados.

Ele ressalta que o Xbox Series S tem menos recursos que o “irmão” Series X, além de componentes – como CPU e GPU – também mais fracos que o modelo mais caro da família. O resultado é o suporte à resolução 1440p a 120 fps, enquanto o X e o concorrente da Sony chegam a 4K a 60 ou 120 fps.

De forma mais enfática, Devonald chama o console mais básico da gigante de Redmond de “batata”. Essa classificação – no jargão do mundo da tecnologia – serve para definir um dispositivo considerado “ruim”.

O caso se expandiu até por parte de outros profissionais do setor, como o funcionário da Bossa Games chamado Ian Maclure. Ele argumenta que os estúdios não gostariam mais de colocar suporte ao Xbox Series S em seus produtos.

Segundo ele, já teria ocorrido até mesmo uma reunião entre diferentes desenvolvedoras para encontrar maneiras de remover o lançamento ao console mais acessível, pois isso teria se tornado um entrave no ciclo de criação.

Caso Gotham Knights

A grande polêmica começou com o anúncio da WB Games Montreal para confirmar que o jogo Gotham Knights rodaria apenas a 30 fps nos consoles de nova geração – incluindo o Xbox Series X e o PlayStation 5.

A princípio, a justificativa foi o fato de que o mundo aberto é bastante grande e que, em conjunto com o modo cooperativo, poderia exigir demais dos videogames. Por isso, a decisão de limitar a taxa de quadros por segundo em um nível ainda pensando para a geração passada.

Contudo, Devonald preferiu responsabilizar o console mais modesto da Microsoft pela decisão – mesmo sem qualquer confirmação oficial da desenvolvedora que esse seria o real motivo para a restrição do game.

Console limitado ou acomodação dos estúdios?

Vale lembrar que o Series S é compatível com até 120 fps. Mas o seu hardware demanda otimizações de cada jogo para um desempenho mais baixo, o que gera um maior “trabalho” aos desenvolvedores.

Dada essa explicação, fica a dúvida se a “culpa” realmente é a existência de um console limitado para a nova geração, como o Series S, ou se há uma acomodação da indústria a não querer reinventar suas ferramentas de criação de jogos.

Ao considerar que seja a segunda opção, quais caminhos devem ser mudados para o cenário mudar? Um deles está na otimização da engine para a nova geração. O resultado seria a criação de mais jogos pensados para os consoles recentes, e não usar cross-gen como uma “muleta” para os novos lançamentos.

E como ficaria o Xbox mais modesto? Uma saída está na aplicação da tecnologia FidelityFX Super Resolution da AMD. Ela permitiria avanços significativos na taxa de quadros por segundo, além de também ajudar na hora de atingir a resolução máxima compatível tanto no Series S quanto no Series X, sem afetar no fps.

E aí, qual é a sua avaliação sobre as críticas contra o Xbox Series S? Acredita que o console mais modesto da Microsoft é o responsável pelo atraso das desenvolvedoras nas criações de jogos? Interaja conosco!

Veja mais


9

Comentários

Por que desenvolvedores têm criticado jogos para Xbox Series S? | Detetive TC
  • Nos anos 90, os caras tiravam leite de pedra , por exemplo, para portar resident evil 2 para o N64, aí vem estas desenvolvedoras mimizentas e preguiçosas falar isso.

      • Series s tem cpu parecida com do series x e ps5 diferenciando somente nos clocks , mas bem similar , a gpu aguentaria rodar qualquer jogo em 900p 60fps de boa sem ray tracing , e os consoles mais potentes rodariam em 1440p ou 4K 60fps sem ray tracing seria fácil fazer isso, agora o problema maior é o ray tracing isso que faz cair os fps , um modo desempenho sem ray tracing seria o mais indicado.

          • Acredito que o maior gargalo ainda é pensar na geração passada, o Gotham Knights ia ser lançado na geração passada, mas mudaram os planos para ficar só na nova e acredito que essa mudança brusca afetou bastante o produto final, e quem tá sendo o bode expiatório é o Series S, acredito que ele seja sim capaz de durar toda a geração mas ficará limitado aos 1440p a 30 FPS na maioria dos títulos, salvo o COD MW2 que tem um ótimo trabalho de otimização e consegue ir a 60 FPS na mesma resolução, mas, no decorrer da geração, pelo menos 1080p com 60 ele com certeza vai entregar, em especial que existem ferramentas como o FidelityFX 1.0 citado na matéria que é bem simples de ser implementado e ajuda muito a ter resoluções maiores sem abrir mão de qualidade gráfica e FPS, inclusive até mesmo ajudar a ter mais FPS em certas circunstâncias que o jogo precisa de mais FPS que qualidade mas também sem ficar algo desagradável

              • "Por isso, a decisão de limitar a taxa de quadros por segundo em um nível ainda pensando para a geração passada"O problema está aí .Já sabemos que o xbox one/one X e PS4/PS4 Pro já estão no final de suas vidas .2023 vai ser o ano focado na nova geração, é só acompanhar os próximos lançamentos para verificar isso.Xbox Series S é um excelente produto!

                  • De qualquer forma até no ps5 o jogo dos cara roda a 30fps, não tem nada a ver com o console, são consoles e marcas diferentes, estão querendo jogar a culpa onde não tem para não receber críticas dos jogadores, uma empresa enorme de games conseguiria muito bem habilitar 60fps em um e no outro não, ai sim ficaria justificado.

                      • Não existe essa de acomodação, tempo é dinheiro e a empresa que desenvolve os jogos não é uma entidade filantrópica%u2026
                        Não entendo de desenvolvimento de jogos mas acredito sim que o series S atrapalhe a evolução dos jogos não explorando tudo o poder da nova geração pq o series S tb tem que dar conta de rodar%u2026
                        Desenvolver um jogo explorando o máximo do series S e tb do series X e PS5 demandaria mais tempo e dinheiro.

                          • a indústria qm q ir pra onde tá os clientes e não ao contrário.. se tem clientes que usam o Série S (e muito, só ve as vendas do Série S), a indústria tem q atender esse nicho.. e não forçar as pessoas a comprar o mais caro..

                              • isso é falácia.. eles perdem tempo desenvolvendo pro PS4 Pro.. que é mais caro e mais fraco doq o Série S.. isso está cheirando acordo com a Sony pra ridicularizar o Série S só pq está vendendo e muitooo.. pq qm é doido de comprar um Ps4 se pode comprar o Série S q é melhor e da nova geração..

                                  • Amigo, é tudo acordo entre as empresas fabricantes do console e dos jogos%u2026 quanto a Sony paga a mais pra desenvolver o jogo pro ps4 e ps5? Quanto a Microsoft paga pra desenvolver pro series S e X?
                                    Tudo é uma questão de tempo e dinheiro.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista