Lançamentos 11 Ago
Para seguir a prática recente da Sony de lançar seus jogos exclusivos para PC, Ratcket & Clank: Em Uma Outra Dimensão fez sua chegada aos computadores no final do último mês de julho. Este consiste no terceiro game da Insomniac a fazer esse caminho, após Marvel’s Spider-Man Remastered e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.
Afinal, o que é possível observar de destaques deste título no PC? O TudoCelular experimentou esta nova versão e detalha a você agora – lembrando que já tínhamos feito a análise completa e pontuada dele na sua versão para PlayStation 5, a qual você pode conferir neste link.
O enredo de Ratchet & Clank para computadores não muda em relação ao que já conhecemos do PlayStation 5. Isso significa que você verá a história de Ratchet, um alienígena da raça Lombax, e Clank, um robô e amigo leal, em uma festa na galáxia onde vivem, quando começa o “problema”.
A celebração é interrompida pelo vilão Dr. Nervárius, que torna aquele ambiente em um cenário caótico. Ele passa a utilizar uma arma capaz de abrir fendas no espaço e no tempo – presente de Clank para Ratchet, a fim de permitir a ele buscar por mais integrantes da sua espécie – e abre uma série de portais para outras dimensões.
Para resolverem a situação e vencerem o temido vilão, os Lombaxs de diferentes mundos precisarão se juntar em uma resistência, com foco inteiro em derrotar o Dr. Nervárius e trazer a paz de volta às diferentes dimensões.
Assim como no console da Sony, a edição para PC também conta com localização completa em português – inclusive com dublagem –, para manter a boa identificação com o público brasileiro.
Não é tão simples levar um jogo feito inicialmente para consoles ao PC. Mas aqui tivemos uma boa adaptação da experiência vista no PS5 para as máquinas com Windows. A desenvolvedora não realizou alterações na jogabilidade.
E se você possui um controle de Xbox, dá para conectá-lo por Bluetooth e o aproveitar na jogatina. A compatibilidade é total com o acessório da Microsoft; Inclusive, no uso dos gatilhos adaptáveis e dos níveis de vibração.
Independente da sua escolha pela alterativa de controle, os comandos são fáceis de se aprender, sem falar que há um tutorial no início para explicar as principais ações que o jogador precisa saber.
Nem sempre a escolha da Sony para tornar um exclusivo seu multiplataforma foi acertada. Um exemplo disso se trata de The Last of Us: Part I, que sofreu com problemas de tecnologia na sua chegada aos PCs.
Porém, a situação parece não se repetir com Ratchet & Clank. Assim como os outros títulos da Insomniac que tomaram o mesmo caminho, este se mostrou uma excelente opção para ampliar seu leque de plataformas disponíveis.
Para os computadores, Em Uma Outra Dimensão recebeu suporte a tecnologias gráficas como DLSS e FSR, além de opções customizáveis que permitem adaptar a sua experiência ao hardware que possui. Mas não espere rodar com eficiência este game com configurações modestas.
Com a tecnologia NVIDIA DLSS, conseguimos extrair mais de 300 fps em um monitor Alienware AW2523HF – marca que não chegava antes de habilitar o recurso, mesmo ao rodar em um PC com a GPU RTX 4070 Ti.
Em outras palavras, as texturas mais pesadas, o Ray Tracing e as várias movimentações presentes no game demandam uma máquina gamer com componentes de intermediário para cima. Outro ponto importante é que as transições de mundos vão ocorrer com maior fluidez se você utilizar um SSD M2.
A opção por um HD mecânico pode deixar um pouco a desejar em momentos que demandam leitura rápida e no tempo de carregamento, apesar de não inutilizar a experiência do jogador.
Dadas as adaptações, entendemos que este jogo se encaixa bem com o jogador de PC. Isso porque a aventura divertida tanto permite boa imersão e não fica atrás em compatibilidade com qualquer tecnologia proporcionada por esta plataforma.
Este “port” para computadores não apresentou qualquer bug, o que é importante ressaltar e valorizar o trabalho dos desenvolvedores para o feito. Os gráficos conseguem mostrar a sua beleza e exploram os recursos especiais para as máquinas mais potentes, apesar de sofrer em configurações modestas.
No mais, vemos aqui a mesma história bem elaborada e a jogabilidade repleta de diversão já conhecidas do console da Sony. O saldo foi positivo para a chegada deste game aos computadores.
Como jogar?
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão pode ser comprado em sua versão para PC nas plataformas Steam e Epic Games Store, pelo preço sugerido de R$ 249,90. É lógico que o valor mais adequado para este game seria algo abaixo dos R$ 200, só que a experiência certamente vai valer o custo desembolsado.
E aí, o que você achou de Ratchet & Clank em sua versão para PC? Pretende curtir o game nesta plataforma? Diga para a gente!
*Agradecemos a assessoria Giusti Comunicação, da PlayStation Brasil, por ceder uma cópia do jogo ao TudoCelular para esta matéria!
Comentários