LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EA Sports WRC exagera no realismo em simulador de rally | Análise / Review

13 de novembro de 2023 5

Para esta geração, o Campeonato Mundial de Rally agora trocou a desenvolvedora francesa Kylotonn pela Codemasters, com publicação pela Electronic Arts, para a sua franquia de jogos de corrida. Portanto, temos aqui o EA Sports WRC, o primeiro título desta nova fase.

O que será que a mudança de empresa trouxe ao game? O saldo foi positivo aos fãs de rally? O TudoCelular testou e mostra a você em detalhes nesta análise completa.

Modos de jogo

Em EA Sports WRC, você não vai se decepcionar com os modos de jogo. O principal da lista consiste no Carreira. Nele, você irá criar a sua própria história, ao começar como um piloto iniciante e subir de nível ao longo das categorias – Junior WRC, WRC e WRC 2.

Outra opção consiste em iniciar uma nova equipe. Dá para personalizar não somente no nome, como também no logotipo. Você também deverá adquirir veículos para participar de torneios – mesmo se for para pagar depois de receber o dinheiro de premiação das competições disputadas.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Ainda há outros modos que permitem ter mais tipos de experiência, como o Campeonato, o Time Trial (corrida contra o tempo) e a Partida Rápida. Além disso, existe também o Moments, que explora a nostalgia ao realizar disputas épicas do passado e do presente, para recordar momentos da história da franquia.

Um ponto negativo aqui é a falta de localização para o idioma português. Em outras palavras, os menus, as legendas e as placas estarão sempre em inglês, o que deixa a desejar na hora de criar uma identificação maior com o público local.

Jogabilidade

A mudança de desenvolvedora para a franquia WRC não consistiu apenas no “rótulo”, mas sim na mecânica propriamente dita. Mesmo com uma essência propriamente de simulador de rally, a Kylotonn ainda mantinha alguns elementos do estilo arcade, que permitiam “descomplicar” a experiência para um jogador novato.

Agora, a Codemasters – que já tem na franquia DiRT um game nesse estilo de rally arcade – preferiu tornar EA Sports WRC a experiência mais pura de uma simulação. Em outras palavras, você terá uma dificuldade extremamente elevada até ser um expert da categoria.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Sem um tutorial ou algo do tipo, o jogador precisará aprender na prática como personalizar seu carro para cada corrida e os macetes para manter o controle do veículo ao longo de toda a pista. Não é uma tarefa simples realizar curvas com perfeição, passar por morros ou mesmo estabilizar o automóvel em uma linha reta.

Além de ter que administrar o carro em alta velocidade em uma estrada de terra, gelo ou outros tipos de pista, você ainda precisa manter um nível elevado de concentração, pois haverá um copiloto o tempo inteiro passando instruções para as próximas curvas, morros e mudanças no traçado.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

As pistas não são por voltas, e sim traçados com começo e final. Vale destacar que, em muitas situações, você precisará utiliza a configuração manual de câmbio, para explorar melhor o caminho.

Mesmo em um cenário tão desafiador, o EA Sports WRC ainda não representa uma competição de rally na vida real. No jogo eletrônico, você sempre correrá sozinho e terá ideia da sua posição apenas durante as parciais. Também sentimos a falta de um multiplayer local, para curtir com um amigo.

Gráficos e trilha sonora

Enquanto a jogabilidade mostrou um realismo até acima do esperado, a parte gráfica não acompanha a mesma lógica. Apesar de as pistas estarem bem feitas, assim como as diversas condições climáticas que cada corrida apresenta, as texturas deixam a desejar em qualidade, em comparação ao que a franquia WRC exibia até então.

Também precisamos destacar o nível de detalhes visuais nos mais de 70 carros presentes aqui. Você pode customizar uma série de partes e tornar a aparência como você preferir – seja nas cores, nos vidros ou até nos emblemas.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Passando para a trilha sonora, temos neste game muitos efeitos de motor do carro e da interação com o ambiente das pistas, todos bem encaixados. As músicas nos menus ajudam na ambientação, com o ritmo correto para preceder uma corrida de rally.

Assim como falamos sobre a falta de localização nos menus e legendas, também ficou faltando uma dublagem na locução do copiloto. Essa ausência ainda exige mais concentração para prestar atenção nos comandos do copiloto, enquanto observa a pista e não desvia a atenção do carro.

Considerações finais

EA Sports WRC definitivamente não é um jogo para qualquer pessoa. Ele mira nos entusiastas da experiência realista de guiar um carro em uma competição de rally. Porém, pode afastar quem apenas é iniciante ou gostaria de uma jogatina casual no gênero.

Os modos de jogo são variados e entregam desde uma partida rápida, até um modo carreira para criar o seu próprio piloto. Sem falar nos momentos lendários da franquia, retratados por meio da opção “Moments”.

Por sua vez, a jogabilidade traz uma série de dificuldades que passam por guiar o carro sem qualquer acidente, estar atento aos comandos do copiloto, e ainda observar os caminhos da pista. Certamente, a localização e a dublagem em português seriam bem-vindas para diminuir a dificuldade, porém não estão presentes no título.

Os gráficos poderiam ser melhores, especialmente na qualidade das texturas, que muitas vezes não permite aproveitar ao máximo o visual detalhista dos veículos nem os elementos das pistas.

Modos de jogo variadosAlto realismo na mecânicaDetalhes no visual dos carrosBons efeitos sonoros
Jogabilidade muito difícil para iniciantesFalta de tutorialTexturas abaixo do idealSem localização nem dublagem em PT-BR
História

O principal ponto forte deste jogo, por ter uma grande variedade de modos de jogo.

Jogabilidade

Jogabilidade limitada a quem realmente é fanático por rally.

Gráficos

Gráficos apresentam bons elementos dos cenários e detalhes dos carros, mas as texturas deixam a desejar.

Trilha Sonora

Efeitos sonoros bem encaixados, porém faltou dublagem em PT-BR para as vozes.

Imersão

Iniciantes e quem não estiver acostumado com o estilo rally mais realista terão a imersão prejudicada, pelas dificuldades impostas na jogabilidade e pela falta de localização em PT-BR.

Nota Total

EA Sports WRC se mostra um jogo nichado a entusiastas e abre mão de atrair um público mais amplo, especialmente no Brasil.

O jogo foi lançado no começo deste mês de novembro para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, pelo preço sugerido de R$ 249. Recomendamos comprar por algo em torno disso apenas quem for fanático pelo estilo e estiver ciente da jogabilidade que encontrará.

Quem quiser um tipo de corrida aventureira pensada mais para iniciantes ou que não demandar tantas exigências na direção, recomendamos o DiRT Rally 2.0, da mesma desenvolvedora.

Qual é a sua avaliação sobre o novo simulador de rally da franquia WRC? Diga para a gente!

*Agradecemos a MileniumGroup – assessoria da EA – por ceder uma cópia do jogo ao TudoCelular para esta análise!


5

Comentários

EA Sports WRC exagera no realismo em simulador de rally | Análise / Review
  • Claramente quem fez a análise sequer sabe do que trata o WRC. Da próxima, dêem o jogo a quem tem alguma noção do que se trata uma competição de Rally como o WRC. Pedir "multiplayer" num game cujo foco é Rally de Velocidade é atestar a completa IGNORÂNCIA sobre o que se está falando. Vergonhoso.

      • Galera acostumada a jogar Forza e Gran Turismo quando pega um jogo de corrida de verdade com a pegada de simulação chora kkkkkkkk.......pelo amor de Deus né TudoCelular.......os simuladores ainda respiram %uD83D%uDE4C%uD83C%uDFFC!!!

          • Simulador que tem como objetivo ser REALISTA, sendo criticado por ser REALISTA, tudocelular já foi melhor

              • titulo e critica é meio desconexa com a proposta do jogo que voces deram.se estão dizendo que o jogo é simulador, não tem por que reclamar ou achar realismo exagerado ué.

                  • FILTRADO

                      Economia e mercado

                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos