25 Junho 2024
O jogo Palworld, visto nas redes sociais como “Pokémon, só que com pistolas e metralhadoras”, enfrenta uma queda brusca de volume de usuários no PC — especificamente, uma queda de 97% de jogadores desde que o game foi lançado na Steam, em fevereiro de 2024.
Entretanto, o número em si, embora assustador, parece não incomodar os desenvolvedores do estúdio Pocketpair, que já lançou até um calendário de atualizações para este ano que promete novos conteúdos e recursos, no intuito de reaver o engajamento do jogo.
Segundo gráficos do Steam Database, Palworld conta com um pico de 62.171 jogadores no momento em que este artigo foi publicado, e 67.824 nas últimas 24 horas. Para fins de comparação, no início de março, o jogo tinha aproximadamente 275 mil e, antes disso, chegou a ter picos acima de 2 milhões.
O momento, no entanto, não é de preocupação: o Insider Gaming ressalta que, ao contrário de muitos outros títulos, Palworld não é um jogo do gênero live service, onde jogadores recebem prêmios por logins diários ou horas dedicadas.
Nem tampouco os primeiros números são comuns: o jogo já havia atraído muita atenção antes de chegar, justamente por suas supostas similaridades com Pokémon e sua apresentação diferenciada (bichinhos fofos com armas em um ambiente aberto).
Mais além, o jogo contará com atualizações que prometem mais consistência na retenção de jogadores: ainda para este ano (ainda que sem uma data específica), o estúdio Pocketpair quer implementar funções como chefões de raid (eventos sazonais continuados que aparecem de tempos em tempos) e diversos recursos PvP (jogador contra jogador, em modo multiplayer).
[The Future of Palworld]
— Palworld (@Palworld_EN) January 24, 2024
We would like to share with you our roadmap for Palworld.
Sales have far exceeded the development team's expectations, and we are currently experiencing many problems due to excessive access congestion, among other challenges.
We will prioritize… pic.twitter.com/UKD2HFRaG4
Outros recursos a chegar são a integração de contas entre PC (Steam) e Xbox, sem contar os rumores de uma versão do jogo para PlayStation 5.
Comentários