LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

F1 24 se distancia de um simulador para flertar com corrida arcade | Análise / Review

07 de junho de 2024 2

O jogo F1 24 chegou no final de maio como a sequência da franquia da EA Sports voltada à principal categoria de automobilismo do mundo. Ele se trata do 17ª game da série desenvolvida pela Codemasters.

Será que o jogo trouxe evoluções em relação ao que já se conhecia da franquia até então? Quais são os destaques dele? O TudoCelular testou o título nos últimos dias e conta em detalhes nesta análise completa.

Modos de jogo

Aqui temos um dos destaques positivos do game. São quatro modos de jogo principais: Carreira, F1 World, Tela Dividida e Liga de Corridas. Os dois últimos servem principalmente para jogar com amigos, seja de maneira local ou online.

Já o F1 World mantém o formato conhecido, ao oferecer eventos solo, multiplayer e de tomada de tempo, para crescer como piloto, aprimorar o carro e realizar outras personalizações na sua experiência.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Mas é o Modo Carreira que brilha em F1 24. Até a edição anterior, você deveria criar um piloto “do zero”, personalizá-lo e iniciar o seu progresso até se tornar um piloto no topo da categoria.

Agora, a novidade é a possibilidade de começar diretamente como um piloto da Fórmula 1 ou da Fórmula 2. Inclusive, estão presentes aqui lendas da principal categoria de automobilismo, como os brasileiros Ayrton Senna e Felipe Massa.

Como não podia ser diferente, o game possui localização completa em português para os menus e o pacote gráfico do GC. Um item sempre importante para manter a identificação com o público local.

Jogabilidade

Os amantes da franquia vão notar uma grande diferença na jogabilidade para esta edição de 2024. Uma das novidades prometidas para o F1 24 consiste no Dynamic Handling, considerado um sistema que muda o controle das máquinas, ao dar um peso maior na dirigibilidade.

Mas, na prática, o resultado não foi bem-sucedido para a mecânica do game. As curvas não saem com fluidez, o controle do carro perdeu o realismo e, consequentemente, os movimentos ficaram mais artificiais. Em muitos casos, é mais fácil tentar virar o carro em alta velocidade do que tentar frear para seguir um traçado mais fiel.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Inclusive, alguns contatos entre os carros também não parecem apresentar um padrão de dano. Uma pancada mais pode não interferir na permanência do piloto na corrida, enquanto chegamos a ver um toque de leve no carro da frente gerar um dano grave na asa dianteira.

Em outras palavras, a impressão é que esta geração fez a franquia se distanciar de um simulador realista, como sempre foi caracterizada, para caminhar rumo a um estilo de corrida arcade.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Se, por um lado, o fã do jogo se sentirá afetado por não encontrar a jogabilidade de sucesso do game; por outro, talvez este estilo possa atrair um público maior, ou seja, aquele gamer mais casual e que não deseja se preocupar tanto em saber conduzir o carro de Fórmula 1, e sim um foco na diversão.

Os demais elementos seguem priorizando a realidade de uma corrida de Fórmula 1. É possível configurar as assistências, fazer ajustes completos no carro, entrar nos boxes quando necessário e levar punições quando alguma regra for quebrada – como sair fora da pista.

Gráficos e trilha sonora

Assim como o Modo Carreira, a parte gráfica também se trata de um ponto positivo deste jogo. Temos cutscenes muito bonitas no visual e que prezam pelo realismo dos elementos e dos personagens, com os pilotos bem caracterizados visualmente.

O design dos carros e das pistas também avançou, com um game que aproveita cada vez melhor o Ray Tracing ao longo das corridas, algo importante se considerarmos que os circuitos podem ter influências de posicionamento do Sol ou de iluminação artificial, quando os GPs são realizados à noite.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A trilha sonora é fiel à música oficial da Fórmula 1 e contribui para uma boa imersão em todos os pontos. Os roncos dos motores são bem realistas, e agora é possível contar com a voz dos pilotos como um ponto a mais para se sentir dentro do mundo do automobilismo.

Sem contar que, mais uma vez, há dublagem em português, tanto nos diálogos quanto na narração. Um ponto extremamente positivo para atrair um público local ainda maior ao título.

Considerações finais

F1 24 oferece um saldo positivo quando falamos sobre o jogo em si, sem analisar em um âmbito maior. O Modo Carreira está melhor e agora traz a possibilidade de começar como um piloto da vida real do presente e do passado.

Os gráficos também foram aprimorados e trazem um realismo maior aos cenários, que se completam à trilha sonora com efeitos bem encaixados, voz dos pilotos e dublagem, para maior imersão do jogador.

O ponto negativo fica por conta da mudança de jogabilidade, principalmente quando comparamos com as edições anteriores. A mecânica, que era para trazer um desafio adicional em meio a um simulador de alta qualidade, acabou por tornar a experiência mais parecida com um jogo de corrida arcade.

Para o fã clássico da franquia da EA Sports, a experiência pode ser decepcionante, mas ainda há bons elementos para curtir que só um game de corrida de F1 pode entregar. Já para quem quiser apenas se divertir com um título deste gênero, talvez o caminho seguido pela série tenha sido o ideal para atrair um público maior.

Modo Carreira melhoradoGráficos de maior qualidadeTrilha sonora originalLocalização e dublagem em PT-BR
Dynamic Handling não melhorou mecânicaMais arcade que simulador

O jogo F1 24 está disponível para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, e PC – via EA App, Steam e Epic Games Store. Ele pode ser adquirido por um preço sugerido a partir de R$ 359.

Qual é a sua avaliação sobre o novo game da franquia de Fórmula 1 da EA Sports? Comente conosco!

*Agradecemos à Milenium Group – assessora da Electronic Arts – por ceder uma cópia do jogo ao TudoCelular para esta análise!

História

Aqui consideramos os modos de jogo. As melhorias no Carreira ajudam a impulsionar este como um dos pontos positivos.

Jogabilidade

Mudança traz características de uma corrida arcade em uma franquia que tradicionalmente é "puro-sangue" de simulador.

Gráficos

Gráficos foram aprimorados para deixar o visual do jogo ainda mais bonito.

Trilha Sonora

Trilha original, narração em PT-BR e agora com as vozes dos pilotos.

Imersão

O jogo traz alta imersão com os avanços, mas poderia ser ainda melhor caso a mecânica não regredisse.

Nota Total

Game peca na jogabilidade e deixa de ser o melhor título da franquia já feito até agora.


2

Comentários

F1 24 se distancia de um simulador para flertar com corrida arcade | Análise / Review
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos