LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Play vs K12 Prime: prefere bateria ou câmera? | Comparativo

27 de novembro de 2019 10

Você busca um celular de entrada, mas que não seja tão básico e também não quer pagar caro em um intermediário? Na faixa dos 900 aos mil reais há várias opções disponíveis no mercado nacional e aqui temos duas apostas recentes da Motorola e LG, os modelos G8 Play e K12 Prime. Qual deles vale mais seu dinheiro? É isso que vamos te ajudar a descobrir com este comparativo do TudoCelular.

Se você não quer ler todo o comparativo, pode pular para a parte que te interessa usando o índice abaixo.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Play

LG K12 Prime

Olhando de frente os dois são parecidos com entalhe de gota no topo da tela e bordas razoavelmente finas. O da LG é um pouco maior por ter borda inferior mais larga, enquanto o da Motorola é um pouco mais gordinho e pesado.

Os dois trazem traseira de plástico. O K12 Prime passa uma impressão de maior qualidade e pode ser encontrado em duas opções de cores sólidas: preta e azul. Já o G8 Play tem acabamento mais brilhante e pode chamar a atenção pela pintura degradê que vai do vermelho ao magenta. E há uma opção escura que mistura preto com cinza.

75.4 x 157.6 x 9 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
77 x 161.3 x 8.75 mm
6.26 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

A tela de nenhum dos dois têm alguma proteção especial. Então é melhor usar alguma película para evitar riscos. O diferencial para o da LG está na certificação militar que garante maior resistência contra impactos e temperatura extrema, mas não há proteção reforçada contra líquidos. É bom evitar molhar qualquer um dos dois.

O K12 Prime tem a antiga entrada Micro USB para conexão na parte inferior, enquanto o G8 Play vem com a mais recente USB-C. Os dois trazem entrada padrão para fones de ouvido e vêm com o acessório na caixa.

Aqui vamos dar empate. O G8 Play é menor e tem conexão USB mais atual, enquanto o da LG tem melhor qualidade de construção.

Multimídia e recursos

Tela e som


Nada de tela AMOLED por aqui, os dois contam com painel IPS LCD de quase mesmo tamanho e resolução similar. O da Motorola tem brilho mais alto e melhor contraste. Por padrão, a tela do G8 exibe branco azulado, mas dá pra regular isso nas configurações.

A tela da LG tem qualidade inferior. O preto é mais acinzentado e o brilho mediano torna o uso complicado fora de casa. Para uma empresa que é famosa por suas TVs IPS, era de se esperar ver uma melhor qualidade de imagem em seus celulares básicos.

Na parte sonora nenhum dos dois chega a empolgar. O alto-falante do K12 Prime é um pouco mais potente, porém distorce quando no máximo. O do G8 Play é mais baixo, porém a qualidade sonora é melhor.

Além disso, o fone de ouvido da Motorola tem melhor qualidade de construção e entrega som mais potente que o basicão da LG que acompanha o K12 Prime.

Aqui temos uma vitória dupla para o G8 Play, por ter melhor tela e qualidade sonora.

Recursos


Os dois saem da caixa com Android Pie. O K12 Prime vem com sistema bastante modificado da LG que possui a plataforma SmartWorld, responsável por incorporar imagens de fundo, toques, fontes e vários outros para customizar a aparência do seu K12. Também é possível esconder o entalhe e até a forma como os apps preenchem a tela.

Já o G8 Play tem sistema mais próximo do chamado Android “puro”. Os app nativos são os do Google e há um ou outro da própria Motorola. Ele também conta com suporte a gestos para abrir câmera ou ligar lanterna, como nos demais da marca. Há menos recursos, porém o sistema flui um pouco melhor.

O que você prefere? Um sistema mais recheado de recursos como o da LG ou algo mais limpo e direto ao ponto como o da Motorola?

Aqui como cada um tem suas vantagens, vamos dar empate.

Desempenho

Menor tempo melhor

Ambos os aparelhos do nosso comparativo contam com plataforma da MediaTek. Temos o Helio P22 no K12 Prime e o Helio P70M no G8 Play. Nenhum chega a empolgar em velocidade, mas o LG acaba sendo mais rápido, mesmo que seu processador seja mais fraco.

Isso acontece pelo simples fato de a Motorola ter errado em colocar apenas 2 GB de RAM no G8 Play. Esta quantidade de memória não é mais suficiente para se ter uma boa experiência com o Android atualmente.

A prova disso está nos benchmarks. O G8 Play chega a alcançar o dobro da pontuação no AnTuTu e também em outras ferramentas. E aí fica o questionamento: do que adianta ter um hardware potente quanto a falta da RAM destrói a boa experiência que o celular poderia entregar?

Pelo menos em jogos, o modelo da Motorola leva pequena vantagem com sua GPU mais potente. Não espere por fluidez impecável em títulos mais pesados como Call of Duty ou PUBG, mas dá pra se divertir com os dois sem problema.

Daremos vitória ao K12 Prime por ser mais rápido, já que números altos em benchmarks não fazem diferença no dia a dia.

Bateria

Maior tempo melhor (exceto recarga)

Se o G8 Play decepciona em desempenho, em bateria ele impressiona. É possível usar o celular por mais de 24 horas direto sem parar. Claro que ninguém vai fazer isso, mas com pausas regulares você terá facilmente dois dias de autonomia.

O K12 Prime também tem ótima bateria e sobra um pouco de carga para o dia seguinte facilmente. Se você não é do tipo hardcore que usa o celular com brilho de tela no máximo e não larga o aparelho um minuto, qualquer um dos dois terá rendimento para o dia inteiro sem se preocupar.

Mas aqui daremos vitória para o G8 Play, por ter autonomia mais longa e ainda passar menos tempo na tomada.

Câmeras

Os dois contam com três câmera na traseira. Apesar da resolução superior no sensor principal do G8 Play, a qualidade das fotos fica no nível do K12 Prime.

Fotos fora de casa apresentam boa qualidade, com o da LG puxando mais para tons frios e o da Motorola para tons quentes. Aqui a preferência vai a gosto de cada cliente. Porém à noite, nenhum impressiona. Temos fotos escuras e com muitos ruídos.

Há lente grande-angular em ambos. A qualidade é sempre inferior à câmera principal, mas é útil quando não é possível enquadrar tudo nas fotos. Achamos a qualidade um pouco melhor na câmera ultra-wide da LG.

Outro ponto que o K12 leva vantagem é com a terceira câmera de desfoque, que entrega um modo retrato muito mais consistente. O da Motorola tende a desfocar a parte errada da foto e você terá que ficar corrigindo isso na galeria constantemente, o que é um pouco irritante.

Aqui damos vitória ao K12 Prime por ter um conjunto triplo de câmeras mais eficiente.

Fotos capturadas com o Moto G8 Play

A câmera frontal do LG ter resolução maior, mas não é por isso que tira melhores selfies. O sensor usado registra uma maior quantidade de detalhes, faz um melhor controle da exposição e entrega cores mais balanceadas.

Há desfoque para selfie via software em ambos. A intensidade do efeito é similar, assim como a qualidade das fotos. Já em locais mais escuros, a câmera do G8 Play sofre mais com excesso de ruídos, deixando as selfies bastante granuladas.

O modelo da LG leva mais um ponto em câmera por ser melhor para selfies.

Fotos capturadas com o K12 Prime

E na filmadora, quem grava vídeos com melhor qualidade? Mais uma vez, o K12 Prime tem vantagem. Os dois filmam em Full HD, porém o LG treme um pouco menos, o foco é mais ágil e ele não sofre com quedas na taxa de quadros ao filmar à noite como acontece no G8 Play.

A diferença fica ainda maior com a câmera frontal. O Motorola tem sério problema no controle de exposição e balanço de branco, fazendo com que o tom da sua pele mude a depender da iluminação atrás de você. O áudio capturado também é inferior no G8 Play.

Para vídeos damos um ponto para o K12 Prime.

Preço

O K12 Prime chegou ao Brasil custando absurdos 1.600 reais, mas seu preço despencou e atualmente já pode ser encontrado por volta dos 900 reais, o que é mais condizente com o que o aparelho entrega.

A Motorola chegou pedindo menos no seu lançamento, que também pode ser encontrado na mesma faixa de preço atualmente.

Como os dois custam praticamente o mesmo, daremos empate aqui.

Conclusão

O Moto G8 Play saiu disparado na frente e tudo indicava que ele venceria o nosso comparativo, mas no final o K12 Prime levou a melhor. A vantagem para o Motorola está no design mais compacto, na tela e som de maior qualidade, na bateria que dura mais e no software mais limpo.

Mas o da LG vence pelo acabamento e resistência, desempenho superior e câmeras de melhor qualidade, especialmente para vídeos. Se você quer um celular mais rápido e melhor para fotos, pode ir no K12 Prime, que também não decepciona com ótima duração de bateria.

RESULTADOS

LG K12 Prime: 7 PONTOS

  • Melhor construção
  • Recursos extras da LG
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera para fotos
  • Melhor para selfies
  • Superior em vídeos
  • Mesmo preço do rival

Motorola Moto G8 Play: 6 PONTOS

  • Conectividade USB mais atual
  • Melhor tela
  • Som de maior qualidade
  • Sistema mais limpo
  • Maior autonomia de bateria
  • Mesmo preço do rival

O que você prefere: bateria ou câmera? Comente abaixo sobre qual dos dois acha mais interessante e porquê.

  • O Motorola Moto G8 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG K12 Prime ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Moto G8 Play vs K12 Prime: prefere bateria ou câmera? | Comparativo
  • Não sei onde o moto g8 play é inferior. Pois comprei um e já instalei call of Dut e Asphalt 9. Roda liso d boa. Tem comparativo no YouTube q ele bate lado a lado no desempenho com celular 4gb ram. Abre aplicativos rapidamente. Se querem coisa melhor, comprem um celular de 4.000 pra cima, já q vcs são "ricos" ...

      • 2 bombas. G8 play, por ter processador MT nunca verá uma custo ROM e muito menos Gcam. LG essa nunca verá atualização da própria LG e segui o mesmo rumo do G8 play.

        • moto g vs lg, ah tá.

            • O Hélio p70 tem desempenho de 660 então o motorola one macro deve se sair bem melhor já que tem o Hélio p70 com 4gb de ram

                • Aqui fica claro como a estrategia desastrosa da Motorola,fez que um SoC de entrada ganhar de um intermediario..
                  Nao sei vcs mais 2 gib de memoria ate para um dispositivo de entrada e muito pouco,e no caso da Moto jogou as capacidades, e boa parte do desempenho do p70 no ralo...

                    • A Motorola poderia fazer uma edição especial do g8 play, igual ao G7 play, só que no caso do G7 play essa edição vem com uma capinha e traseira brilhante, coisa que já tem no g8 play, então ela poderia lançar essa edição com mais memória ram e um carregador mais rápido de uns 12 ou 15w

                    • Melhor e mais rápido porém perdendo apenas em bateria, é o g7 plus que acredito ser muito mais jogo do que esses 2, porém entre os 2 ficaria com o lg por ter mais ram!

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista