LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG K40s vs Galaxy A10: qual basicão coreano é a melhor escolha? | Comparativo

13 de fevereiro de 2020 17

Em busca de um celular bom e barato? Há várias opções de modelos de baixo custo no mercado nacional, mas nem todos são bons. E para te ajudar a escolher o seu próximo celular temos aqui um comparativo entre o LG K40s e o Galaxy A10, os dois podem ser encontrados pelo mesmo preço, mas qual entrega o melhor custo-benefício? É isso que o TudoCelular vai te ajudar a descobrir.

Se não quiser ler todo o comparativo você poderá pular para a parte que mais te interessa pelo índice abaixo.

Índice do comparativo

Design

LG K40s

Samsung Galaxy A10

Foi-se o tempo em que celulares baratos eram pequenos. Até mesmo os modelos mais simples agora chegam com tela grande e este é o caso dos basicões da Samsung e LG. Os dois são do mesmo tamanho e trazem qualidade de construção similar, com corpo todo feito de plástico.

O K40s é um aparelho mais durável graças à sua certificação militar que torna o aparelho mais resistente a impactos, umidade e temperatura extrema. Isso quer dizer que o modelo da LG tem menos chances de quebrar que o da Samsung, pelo menos o corpo, já que o vidro da tela não traz nenhuma proteção especial.

73.9 x 156.3 x 8.6 mm
6.1 polegadas - 1520x720 px
75.8 x 155.6 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

De frente os dois são parecidos: entalhe em forma de gota acima da tela e queixo largo. O modelo da Samsung tem bordas mais finas, o que permite ter mais tela sem ser maior. Além disso, ele é mais fino e leve que o da LG.

Por outro lado, o K40s tem leitor de digitais na traseira e o A10 traz apenas biometria por facial que é menos segura. De resto os dois são iguais: não há conectividade com redes Wi-Fi de 5 GHz, o Bluetooth é 5.0 e a entrada USB ainda é o velho padrão micro.

Começamos com empate: K40s é mais resistente e tem leitor biométrico, enquanto o A10 tem menos bordas, além de ser mais fino e leve.

Multimídia e recursos

Tela e som


O A10 tem um pouco a mais de tela com mesma resolução HD+ do K40s. Samsung economizou neste e não adotou a sua elogiada tecnologia Super AMOLED, ao invés disso temos o simples LCD também presente no modelo da rival.

A qualidade da imagem é similar nos dois aparelhos, assim como o brilho máximo que cada tela consegue alcançar. O A10 exibe cores um pouco mais saturadas, uma tentativa da Samsung de tentar simular o AMOLED. Se você curte cores mais realistas, então vai preferir a tela do K40s. A falta de modo automático no A10 é um ponto fraco, o que também atrapalha o uso fora de casa quando o próprio celular deveria subir o brilho da tela ao máximo.

Os dois possuem apenas uma saída de som. No A10 fica na traseira e entrega potência sonora superior, além de reproduzir mais os graves. O ruim é que além do áudio ser jogado para o lado oposto do usuário, ele abafa muito quando o celular está sobre uma mesa.

O K40s tem áudio mais limpo, apesar de ser mais baixo. Por ficar na lateral do aparelho você não sofrerá do mesmo problema no Galaxy. Já o fone de ouvido que vem com os dois é bastante básico e serve para realizar chamadas, mas para ouvir músicas é melhor comprar um melhor.

O K40s leva dois pontos por ter melhor tela e som.

Recursos


Os dois saem da caixa com Android Pie e interface modificada rodando por cima. A One UI é a mesma presente em outros básicos da Samsung e vem cheia de recursos com suporte a temas, Dual Messenger para usar duas contas no mesmo app e outros.

A LG é outra que também pega pesado na customização, mas sem comprometer tanto a fluidez. Entre os recursos disponíveis no K40s há o Eco Play Back que ajuda a economizar bateria ao ouvir músicas no YouTube. O Link Shot que salva o site de onde você fez uma captura de tela e também o Crop Shot que ajuda no multitarefas.

Cada interface tem seus prós e contras, mas como a da LG flui melhor leva um ponto.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

De um lado temos hardware da própria Samsung, o Exynos 7884. Do outro lado temos o Helio P22 que foi a aposta da LG em vários modelos da linha K. Na teoria os dois apresentam desempenho similar, é tanto que a pontuação em benchmarks é bastante próxima, com poucos pontos de diferença no AnTuTu.

O que compromete o desempenho no A10 é a pouca memória. Ter apenas 2 GB de RAM não é suficiente para lidar com o Android modificado da Samsung, que por mais que tenha evoluído, ainda é mais pesado que o da LG.

A diferença fica clara em nosso teste de velocidade onde o A10 foi 1 minuto e 19 segundos mais lento que o K40s. O tempo de abertura de apps foi quase igual nos dois, mas por ter pouca RAM o A10 acabou recarregando tudo na segunda rodada. Se você é do tipo que usa vários apps ao mesmo tempo vai preferir o celular da LG.

Em jogos nenhum dos dois empolga. Eles rodam qualquer título disponível na Play Store, mas é comum sentir falta de fluidez em games mais pesados. Você conseguirá jogar PUBG e Call of Duty, mas com a qualidade gráfica no baixo.

O K40s leva mais um ponto por ter melhor desempenho.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

O LG tem um pouco a mais de bateria com menos tela. Resultado? Sua autonomia é um pouco superior à do rival da Samsung. A diferença não chegou nem a 2 horas em nosso teste, mas para aqueles que querem passar o dia fora de casa sem se preocupar com carregador, vão preferir o K40s.

Já se você faz uso pesado então é melhor levar uma power bank com você. E para aqueles que buscam um celular com autonomia para mais de um dia em uso moderado, há opções melhores no mercado.

Samsung e LG possuem a mania de economizar no carregador fornecido com seus celulares simples e aqui temos dois aparelhos que passam mais de duas na tomada para chegar a 100%. Até mesmo uma carga rápida não recupera tanto da bateria. Porém a vantagem fica para o K40s.

Por mais que a diferença seja pequena entre os dois daremos ponto ao K40s.

Câmeras

Em câmeras temos uma vantagem para o K40s em quantidade de sensores e lentes. Ele traz conjunto duplo na traseira com a secundária oferecendo uma lente grande-angular para capturar mais dos cenários.

Os dois conseguem capturar fotos com resolução máxima de 13 MP. Na teoria pode parecer que temos qualidade similar, mas a câmera do A10 é ruim perto do que o K40s oferece. Ela registra cores mais lavadas, sofre mais com o foco, o alcance dinâmico é limitado e o HDR tende a escurecer as fotos.

O K40s é superior em tudo, seja no controle de exposição, equilíbrio de cores e detalhes nas sombras. Se você não conseguir enquadrar tudo na foto pode usar a lente mais ampla sem perder qualidade, apenas o tom de branco que é diferente.

Nenhum dos dois empolga em fotos noturnas, mas o K40s entrega fotos mais claras. Há também inteligência artificial para turbinar a qualidade, mas no geral mais atrapalha do que ajuda.

Aqui damos um ponto para o LG por ter melhor câmera no geral.

Fotos capturas com o LG K40s

O A10 tem câmera de selfie com resolução mais baixa, o que resulta em fotos com menos detalhes. Isso fica ainda mais evidente em locais mais escuros com queda acentuada nas texturas e nitidez comprometida.

Se quer a melhor experiência em selfies é o K40s que deve escolher. A resolução superior permite capturar fotos com mais detalhes. As cores são boas e o modo retrato funciona bem. Para quem é fã do efeito de bronzeado artificial dos iPhones pode até curtir ativar a inteligência artificial na hora de bater uma selfie.

O K40s leva mais um ponto por ter melhor câmera frontal.

Fotos capturas com o Galaxy A10

E na filmadora, o K40s também leva a melhor? Se o básico da LG manda bem em fotos, em vídeos esperávamos mais dele. A qualidade é decente para um aparelho de entrada e ele não treme tanto quanto no A10. O foco funciona dentro do esperado nos dois, porém a captura de áudio é um pouco melhor no Samsung.

Se está pensando em comprar um celular para fazer filmagens à noite, esqueça. Nenhum dos dois vai bem. Você terá vídeos escuros e com muitos ruídos.

Aqui daremos empate já que nenhum se destaca em vídeos.

Preço

Se você está vendo este vídeo é que porque está em busca de um celular barato, não é verdade? Os dois podem ser encontrados por preço similar atualmente, porém o da LG vem aparecendo em melhores ofertas.

Se você acompanhar o site TudoCelular.com verá que o K40s esteve recentemente por menos de R$ 600 e seu preço deve ficar nessa faixa, enquanto o A10 fica um pouco acima disso.

Por ser mais completo e até custar um pouco menos, damos ponto ao LG.

Conclusão

Não tem como dizer isso com outras palavras: Samsung tomou uma boa surra da LG neste comparativo. O A10 foi uma decepção até mesmo para o que tínhamos antigamente com a linha J e fica claro que sofre para enfrentar os seus concorrentes.

Se a LG viveu muito tempo na sombra da Samsung, agora fica claro que a guerra entre as coreanas começou a esquentar e o jogo pode mudar em breve. Se você quer o mais completo dos dois vá no K40s. Ele oferece maior resistência e conta com leitor biométrico, tem melhor tela e som, oferece desempenho muito melhor, sua bateria dura um pouco a mais, suas câmeras são superiores e ainda tem recursos realmente úteis sem comprometer fluidez.

O Galaxy A10 se destaca apenas por oferecer mais tela em mesmo tamanho de corpo graças às suas bordas mais finas. De resto é um celular que não tem mais o que oferecer contra o K40s, e com isso o básico da LG acaba sendo claramente uma melhor compra.

RESULTADOS

LG K40s: 10 PONTOS

  • Maior resistência e leitor biométrico
  • Tela com melhor imagem
  • Som distorce menos
  • Interface flui melhor
  • Desempenho superior
  • Bateria dura um pouco mais
  • Melhor conjunto de câmeras
  • Selfies melhores
  • Filmadora similar à do rival
  • Melhor custo-benefício

Samsung Galaxy A10: 2 PONTOS

  • Bordas mais finas
  • Filmadora similar à do rival
(atualizado em 23 de abril de 2024, às 16:20)

17

Comentários

LG K40s vs Galaxy A10: qual basicão coreano é a melhor escolha? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista