LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG K50s vs Moto G8 Play: alguém se esforçou mais aqui | Comparativo

04 de abril de 2020 55

É uma época de gastar pouco e gastar bem. Nem sempre é possível comprar um celular mais caro, e muitas vezes nem é o que você deseja. Smartphones de entrada têm seu valor e seu lugar no mercado de dispositivos móveis.

E duas marcas que não costumam ignorar esse mercado são a Motorola e a LG. A linha K da sul coreana faz muito sucesso no Brasil, assim como a linha G Play. Em nosso comparativo de hoje, temos dois dos mais atuais representantes de baixo custo dessas fabricantes, o LG K50s e o Moto G8 Play.

Qual deles tem os elementos que você precisa para fazer a compra? Acompanhe agora aqui, no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

LG K50s

Motorola Moto G8 Play

Você já sabe que vai encontrar plástico por todo o corpo destes dois celulares, tanto na traseira como na parte da frente deles. Plástico brilhante e liso, arredondado, e que pode ser protegido pela case de silicone que acompanha o Moto G8 Play.

De seu lado, a LG manteve no K50s a certificação militar, presente para garantir maior resistência contra impactos, umidade e temperatura extrema. Uma jogada que a fabricante já usa em outros aparelhos.

A parte frontal tem borda grande e queixo maior ainda em ambos, sendo um pouco menor no Motorola. O notch é resolvido do mesmo jeito, em gota na parte central superior. As câmeras traseiras são várias e ficam empilhadas na vertical no G8 Play e dispostas na horizontal no K50s.

77.5 x 165.8 x 8.2 mm
6.5 polegadas - 1520x720 px
75.4 x 157.6 x 9 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

No visual, o aparelho da LG tem cores sóbrias como azul e preto, enquanto que o Motorola também traz preto, mas tem também uma versão em vermelho com degradê em rosa. Tendo um display maior, o K50s é maior e mais pesado, mas acaba sendo mais fino.

Por fim, os dois são dual SIM, mas apenas o K50s não tem slot híbrido. Os dois contam com conexão USB-C e trazem sensor biométrico satisfatório na traseira.

O ponto fica com o LG K50s pelos seus detalhes de slot e certificação militar.

Melhor construção LG K50s
Slot é híbrido ou não? LG K50s
Possui alguma resistência? LG K50s
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Não tem como inventar muito quando o assunto é tela em celular de entrada. Temos telas HD+ IPS nos dois modelos, e a diferença acaba ficando para o tamanho, que é de 6.5 polegadas no LG contra 6.2 no Moto G8 Play.

Isso deixa os ppis menores no LG, mas ele tem uma melhor proporção tela corpo. Há proteção no display do K50s, pela certificação militar, enquanto que a Motorola não fala em nenhum reforço para seu aparelho.

São telas boas para a faixa de preço, e ambas caem bastante para os azuis. O brilho melhorou em relação a gerações anteriores, mas por terem aumentado de tamanho, tiveram alguma perda de nitidez.

O LG leva o ponto de novo pela proteção na tela e algumas vantagens técnicas.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Moto G8 Play
Melhor proporção tela/corpo LG K50s
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela LG K50s

Som


Aparelhos mais baratos levam a decisões que não temos em tops de linha. Você escolhe graves melhores mas som abafado ou bom volume mas muita distorção no máximo? Essa é a escolha que você terá que fazer entre o LG e o Motorola neste quesito.

Os dois são mono e apresentam áudio básico, suficiente para ver alguns vídeos mais simples e para companhia de jogos. Os fones são simples nos dois, mas o da Motorola, entregando os mesmos que o da variante G8 Plus, são mais caprichados e vão performar melhor. Entretanto, o K50s oferece um sistema de som por fones melhor, o que faz com que o uso de fones melhores o deixe na frente.

Ficamos com um empate pelo som externo e interno.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Recursos


Dois Androids, mas com interfaces diferentes e não muito aclamadas. A LG ainda está trabalhando para deixar sua interface mais leve, enquanto a Motorola tem recursos mais simples, mas pouca otimização com o hardware.

Os dois chegam com Android 9 Pie na caixa, e uma atualização é provável para ambos, mas muito longe de qualquer prioridade. É até possível dizer que a da Motorola deve chegar antes.

Tanto a LG quanto a Motorola implementam algumas funções bacanas em seus modelos de entrada, como a função de escurecer a tela enquanto se ouve música no K50s e os gestos para acessar a câmera e a lanterna no G8 Play.

A dianteira fica para o K50s por ter conexões melhores que o G8 Play não traz, como Bluetooth 5.0, WiFi dual band ac. O aparelho da Motorola, por outro lado, é o que tem rádio FM e mais opções de GPS, mas não têm a mesma importância.

Por um fio de cabelo, esse ponto é do LG K50s.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? LG K50s

Desempenho

Temos em desempenho dois MediaTeks se enfrentando, com o conjunto da Motorola sendo um pouco mais novo. Trata-se de um Helio P70M com 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Já o LG traz o conhecido Helio P22 com 3 GB de RAM e o mesmo armazenamento.

É uma luta equilibrada por processador mais novo contra mais RAM. Nos benchmarks, os resultados do Moto G8 Play são muito superiores, quase o dobro. Porém, em nossos testes de abertura, a otimização do hardware com o software, além da memória RAM, invertem a situação.

O G8 Play sofreu para manter os apps abertos em segundo plano, e isso fez com que ele ficasse quase 30 segundos atrás do mais antigo da LG, que mostrou boa fluidez no uso. Para jogos, respeite o hardware e você conseguirá jogar quase tudo sem problemas, bastando adequar a qualidade gráfica ao aparelho.

O ponto fica com o LG K50s.

Quem se sai melhor no teste de abertura? LG K50s
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? LG K50s
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G8 Play
Qual o processador mais atualizado? Moto G8 Play
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador LG K50s
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Bateria é um ponto importante em smartphones de entrada, pois muitas pessoas esperam um bom rendimento quando compram um celular assim. Por isso, os dois aparelhos deste comparativo vêm com bateria de 4.000 mAh.

Mas, por terem conjuntos e interfaces diferentes, o resultado não foi similar, e quem levou a melhor foi o G8 Play e seu processador mais novo e tela menor. Os dois têm ótima duração e, com uso simples, podem chegar a dois dias longe da tomada.

Porém, em nossos testes padronizados, o G8 Play chegou a quase 24 horas e meia de autonomia, contra quase 23 horas do K50s. Não é uma diferença enorme e é parecida com a de tempo de tela, que chegou a quase 13 horas no Motorola, mas pode ser significativo para você.

E o Moto G8 Play ainda leva a melhor também na recarga, pois seu carregador rápido de 10W é superior ao convencional do LG, e suas pouco mais de duas horas na tomada são melhores do que as quase três do K50s.

O ponto da bateria é do Moto G8 Play.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Moto G8 Play
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8 Play
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Câmeras múltiplas são o padrão atualmente, e celulares de entrada não escapariam disso. Os dois smartphones trazem conjunto triplo, com o LG K50s apresentando uma wide principal de 13 megapixels e abertura f/2.2 e PDAF, uma ultrawide de 5 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

O conjunto do G8 Play é bem parecido, com uma wide principal de 13 megapixels e abertura f/2.0 e PDAF, uma ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

No geral, o Moto G8 Play entrega mais nitidez nas fotos, algumas vezes até mais do que deveria. Mas o K50s apresentou uma boa constância na qualidade das fotos, que têm bom contraste, cores equilibradas e bons detalhes.

Em baixa luz não há milagres, e os dois vão apresentar muitos ruídos e perda de qualidade. Na ultrawide, o conjunto da Motorola mostra maior mudança de iluminação para a principal do que seu concorrente. O modo retrato é mais suave e preciso no G8 Play.

Pelos melhores resultados, esse ponto é do LG K50s.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8 Play
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas LG K50s
Melhores fotos noturnas LG K50s
Melhores fotos externas LG K50s
Melhores fotos internas LG K50s

Fotos tiradas com o LG K50s

Vídeo também não costuma ser o forte de aparelhos de entrada, mas com o Moto G7 Play chegamos a ter 4K, então não custa sonhar. Porém, nada de 4k aqui, e os dois se limitam a FullHD a 30 fps.

Nenhum dos dois é um primor nas gravações, mas é possível dizer que o G8 Play se sai um pouco melhor. Mesmo não sendo muito bom em estabilização e captura de áudio, o K50s não é melhor do que ele.

O ponto é do Moto G8 Play.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Play

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Play

Nas selfies, os 13 megapixels do K50s são numericamente superiores aos 8 megapixels do G8 Play. No modo retrato, trazendo melhores ajustes de recorte e cores, a vantagem fica para o Motorola.

Porém, na qualidade geral das fotos com a frontal, o celular da LG apresenta mais equilíbrio e melhor performance em ambientes mais escuros.

O ponto das selfies é do LG K50s.

Melhor conjunto de câmera frontal LG K50s
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie LG K50s

Preço

Chegando na parte que importa ao bolso, o LG K50s chegou por 1.200 reais, um valor superior ao aparelho da Motorola, que lançou o preço de 1.100. Para a felicidade de todos, os dois já se encontram com preços mínimos bem abaixo disso, inferior aos 800 reais.

No preço médio o Moto G8 Play está mais caro, por volta de R$ 923, enquanto que comparativamente o K50s está por volta de R$ 840. Porém, por boas promoções eles ficam pelo menos preço e até menos.

Nesse último ponto eles empatam.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Play
Qual tem melhor custo benefício? LG K50s

Conclusão

A LG já começou acertando bastante em 2019 com os K12, e melhorou alguns de seus pontos fracos com o K50s e o K40s, ambos com review completo aqui no TudoCelular. Se nos topos de linha ela se perde bastante, no segmento de entrada a LG é um claro destaque atualmente.

Do outro lado, um Moto G8 Play que não é um aparelho ruim, mas que também não honrou o legado do Moto G7 Play, piorando até mesmo em desempenho. Ele é uma melhor escolha se você já está acostumado com a interface da Motorola e curtiu a bateria um pouco maior.

O K50s é bem equilibrado e um concorrente de respeito para qualquer celular de entrada. Peca no som e na gravação de vídeo, mas se sobressai a diversos concorrentes em muitas outras frentes. É a escolha para quem quer um bom aparelho nessa categoria.

RESULTADO

LG K50s: 7 PONTOS

  • Ótima construção
  • Melhor tela
  • Áudio bom
  • Recheado de recursos
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Moto G8 Play: 4 PONTOS

  • Áudio bom
  • Maior duração de bateria
  • Melhor em vídeos
  • Bom custo benefício

E aí, qual a sua preferência em aparelhos de entrada? Acha que algum importado consegue superar o LG K50s? Acredita que o G8 Play merece mais créditos? Conte para nós aí embaixo!

  • O Motorola Moto G8 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG K50s ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

55

Comentários

LG K50s vs Moto G8 Play: alguém se esforçou mais aqui | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista