LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG Velvet vs Motorola Edge: tela mais curva dá vitória? | Comparativo

16 de outubro de 2020 45

Esse foi um ano um pouco diferente para essas duas fabricantes. A Motorola entrou novamente no jogo dos topos de linha com o Edge+ e trouxe o Edge para quem não queria gastar tanto.

A LG lançou o Velvet, um de seus aparelhos mais bonitos, que sai do comum entre seus smartphones e aposta em uma renovação nos intermediários da marca. E eles até que são um pouco parecidos no visual.

Resolvemos colocá-los lado a lado para te ajudar a escolher qual deles encaixa melhor no seu bolso, que tal? Se curtiu, acompanhe a gente neste comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

LG Velvet

Como já tínhamos dito, eles até são parecidos. Para estes dois intermediários, as fabricantes investiram em tela no estilo cascata, aparelhos compridos com pegada arredondada, traseira reta e câmeras dispostas em forma de semáforo.

O que muda é um flash para o lado e mais câmeras saltadas no Edge e algumas da altura do vidro no Velvet. Os dois também têm acabamento furta-cor, mas no LG temos branco, cinza e uma mistura de laranja com amarelo, enquanto que no Motorola há um preto e um rosa

Motorola Edge

No material também há diferenças, e se os dois usam alumínio no corpo, o Velvet investe no vidro para a traseira, substituído pelo plástico no Edge. A LG preferiu usar o mais antigo notch em gota na frente, enquanto o Motorola traz o furo em um dos cantos.

Há proteção IP68 e certificação militar no Velvet, e o Edge tem apenas proteção contra respingos. Ambos são dual SIM com o segundo chip híbrido com o berço para o microSD e também dividem o sensor biométrico não muito rápido abaixo da tela. Um é mais leve e mais fino, o outro é menor.

O ponto ficou com o Velvet, que caprichou mais na construção.

Melhor construção Velvet
Slot é híbrido ou não? Ambos híbridos
Possui alguma resistência? Velvet
Melhor solução do notch Edge
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
74 x 167.08 x 7.85 mm
6.8 polegadas - 2460x1080 px
71.1 x 161.64 x 9.29 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Temos OLED para os dois lados, em tamanhos bem parecidos de 6.8 polegadas para o Velvet e 6.7 polegadas no Edge. Os dois são FullHD e mesmo tendo ambos tela cascata, o Edge é bem mais curvo e tem aproveitamento tela corpo superior.

O aspecto de tela é de 20.5:9 no Velvet, mais comprido que o 19.5:9 do Edge. Os dois trazem painéis com cores bem intensas, mas o Velvet vai ser mais brilhante e melhor sob o sol.

O Edge compensa isso muito bem sendo o único dos dois a ter tela com taxa de atualização de 90Hz. Os dois trazem suporte a HDR10, mesmo a LG não informando isso oficialmente.

O diferencial da tela de 90Hz é grande, e o Edge fica com esse ponto.

Melhor tecnologia de tela Edge
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Edge
Tela de Hz elevado? Edge
Qualidade geral da tela Edge

Som


Por não serem exatamente finos, esses dois celulares mantiveram a conexão P2, o que é ótimo, mas apenas o Edge traz fones de ouvido na caixa, mesmo que sendo um par básico aquém do que o aparelho vale.

No som externo porém, embora tenhamos dois estéreos, o Velvet se sobressai. Isso porque a qualidade de seu áudio é mais clara, com melhor equilíbrio entre os dois alto falantes. No Edge o som é diferente nos falantes e é mais abafado do que o normal, embora distorça pouco no máximo.

Os fones do Edge não são o suficiente para segurar este ponto, que vai para o Velvet.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Edge

Sistema


Intermediários premium são bons porque chegam com a última versão do sistema, ou quase. Lançados antes da versão final do Android 11, esses chegam já com o Android 10 de fábrica. E, sendo a LG e a Motorola duas das mais incertas fabricantes em relação a atualização, é difícil dizer se passam disso.

A LG UX e a Me UI da Motorola têm bons recursos. No Edge, se concentram no aplicativo Moto, com gestos, funções e usos extras para a tela curva. O Velvet traz uma interface renovada, mas ainda bastante inspirada na Samsung, com suporte a temas, fontes e muita personalização de funções.

Quanto às conexões, ambos trazem Wi-Fi ac, Bluetooth 5.1 e NFC, mas o GPS do Edge é um pouco melhor, e ele ainda conta com suporte a 5G, incluindo a DSS que está sendo inaugurada em algumas partes do Brasil.

Pela questão final do 5G, o ponto é do Edge.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Nenhum
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Edge

Desempenho

Embora o Snapdragon 765 do Edge seja mais novo, pode ser considerado menos potente do que o Snapdragon 845 de dois anos atrás do Velvet. Além disso, os dois vêm com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

E vemos isso em todos os testes. No AnTu, o benchmark se saiu 10% melhor para o LG, e nos testes padronizados de abertura de aplicativos o Velvet performa 20% melhor que seu rival, mostrando que não apenas ainda dá para o gasto como o sistema da Motorola não está muito bem azeitado para o hardware.

Nos jogos, o 845 ainda aguenta fluidamente todos os títulos que testamos. No Edge, a tela de 90Hz deixa os jogos mais precisos, e ele rodou quase tudo sem problemas, empacando quando testamos o PES 2020 no máximo.

O ponto é do Velvet.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Velvet
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Velvet
Quem tem melhores números de benchmark? Velvet
Qual o processador mais atualizado? Edge
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Velvet
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

O Edge chega com mais bateria que o concorrente da LG, tendo razoáveis 4.500 mAh. O Velvet é um pouco inferior e traz 4.300 mAh em seu interior. Será que a tela de 90Hz faz muita diferença aqui?

A resposta é sim. Os dois terão autonomia para um dia inteiro longe da tomada, mas as 20 horas e 36 minutos do Velvet superam bem as 17 horas e 16 minutos do Edge. Em tempo de tela, o Motorola vai ligeiramente melhor, estranhamente.

Na hora da recarga, o LG termina de sacramentar o seu ponto. Tendo um carregador de 16W ele leva quase uma hora e quarenta minutos para chegar aos 100%, contando também com recarga sem fio. O Edge traz carregador de 18W na caixa e passa das duas horas e quarenta minutos.

Como você já sabe, o ponto é do LG Velvet.

Qual tem mais bateria? Edge
Qual recarrega mais rápido? Velvet
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Velvet
Tem carregamento sem fio? Velvet

Câmeras

Dois conjuntos múltiplos de câmeras aqui, mas é possível dizer que a Motorola investiu mais em versatilidade, trazendo até uma câmera a mais, veja:

  • LG Velvet: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.
  • Motorola Edge: wide principal de 64 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF, uma telefoto de 8 megapixels com 2x de zoom óptico, uma ultrawide de 16 megapixels e um sensor TOF 3D.

Nos sensores principais, ao menos em boa luz, temos câmeras equivalentes. As duas acertam em cores e nitidez, trazendo um HDR bem eficiente para paisagens e retratos sob a luz do sol. Em menos luz, o Edge acaba se sobressaindo por ter um modo noturno que lida bem melhor com ruídos e nitidez que o do Velvet, que poderia ser melhor.

A ultrawide de ambos também registra ótimas capturas, embora perca detalhes ao saturar as coisas no LG e perca nitidez no Motorola. Ainda assim, a do Edge tem foco automático e serve como macro, que faz fotos bacanas.

As duas trazem sensores que ajudam bem no recorte, e o Edge completa o conjunto com uma teleobjetiva a mais. Por interpolar as fotos, compromete a qualidade, mas o modo manual presente ajuda a melhorar.

Por alguns detalhes, o ponto fica com o Motorola Edge.

Melhor conjunto de câmera traseira Edge
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Edge
Melhores fotos externas Ambos
Melhores fotos internas Edge

Fotos tiradas com o LG Velvet

Para os vídeos, ambos gravam em 4K, mas sem 60 fps. Para isso, precisam estar em FullHD. Apenas o Velvet conta com estabilização eletrônica, também no FullHD, e faz um serviço bem decente.

A velocidade do foco vai ser ruim nos dois, assim como a captura de áudio e boa em ambos também, mas no geral os vídeos no Velvet são melhores, com mais equilíbrio de cores, que também são mais vibrantes.

O ponto dos vídeos é do Velvet.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Velvet
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Velvet

Fotos tiradas com o Motorola Edge

A frontal encerra com sensor de 16 megapixels e abertura f/1.9 no Velvet e 25 megapixels com abertura f/2.0 no Edge. Esse último da Motorola consegue registrar boas selfies e cores sem exagero em locais abertos e bem iluminados, mas o HDR pode não ativar e estragar o fundo da foto.

No LG também temos bons retratos. Há perda de nitidez à noite e o desfoque, apesar de bom, tende a desativar o HDR. Apenas essa câmera grava em 4K aqui.

O último ponto das fotos ficou também com o Velvet.

Melhor conjunto de câmera frontal Edge
Câmera frontal grava em 4k? Velvet
Melhor selfie Velvet

Preço

No valor deles, nenhum agradou em seu lançamento. Se os recentes R$ 4.300 do Velvet são elevados, os R$ 5.500 do Edge são proibitivos. Porém, são duas marcas conhecidas por lançar produtos que têm queda de preço rápida no mercado.

Atualmente, a queda de preço foi maior para o Edge, que também chegou faz mais tempo, e seus R$ 3.720 atuais são parecidos com os R$ 3.860 do Velvet. Os dois ainda devem passar por uma queda até o final do ano, e no ano que vem serão compras interessantes.

Estando mais barato que o Edge e com a pontuação até aqui, o Velvet é um melhor custo benefício e leva o ponto final.

Qual teve melhor preço de lançamento? Velvet
Qual tem melhor custo benefício? Velvet
8.8 Hardware
6.7 Custo Benefício

LG Velvet

Comparar Aviso de preço
8.5 Hardware
6.4 Custo Benefício

Motorola Edge

Comparar Aviso de preço

Conclusão

A LG vem mostrando que está acertando no seu intermediário premium, ainda mais agora que o preço dele começou a cair. Quando ficar abaixo dos três mil já será uma compra muito interessante, mostrando que chipsets tops de outros anos podem agradar sim, numa estratégia meio Pocophone.

Ele tem muitas coisas relativamente superiores ao Edge, mesmo chegando custando menos. A Motorola tem o diferencial quase irresistível da tela a 90Hz e o suporte precoce ao 5G, mas fica baseado apenas nisso. Quando cair de preço, mais ainda, será mais atraente.

No mais, o Velvet tem melhor autonomia com menos bateria, acabamento superior, áudio e desempenho bons e só vai desagradar mesmo quem quer a tela mais rápida para jogos.

RESULTADO

LG Velvet: 7 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor áudio
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Edge: 3 PONTOS

  • Melhor tela
  • Presença de 5G
  • Melhor câmera traseira

O que você acha do Velvet da LG? Já viu nossa análise completa? Acha que o Edge merecia alguns pontos que foram para o rival? Conte para nós aí embaixo!

(atualizado em 24 de outubro de 2020, às 13:28)

45

Comentários

LG Velvet vs Motorola Edge: tela mais curva dá vitória? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 156.469 mortes em 5.352.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular