LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TOP 5! Melhor celular básico de 2020 | Guia do TudoCelular

30 de dezembro de 2020 34

O ano de 2020 finalmente chegou ao fim e diante de um cenário atípico que impactou o mercado de celulares ficou complicado encontrar um bom aparelho por valor justo. O dólar disparou e isso influenciou o preço cobrado aqui no Brasil. Antes era fácil encontrar um bom celular pagando pouco, mas agora é preciso investir o preço de um intermediário básico.

Diante de um cenário tão caótico, como encontrar um bom celular barato? O TudoCelular preparou este guia com os 5 melhores smartphones que você encontra no mercado por menos de R$ 1.200. A nossa seleção leva em conta os melhores aparelhos que testamos em 2020 e você vai entender o porquê de eles fazerem parte dessa lista. Vamos lá?

Melhores básicos de 2020

5. LG K41s

O quinto colocado da nossa lista é o K41s. Ele é o mais básico dos modelos que selecionamos, mas também é o mais barato. O basicão da LG é um ótimo aparelho e sem dúvidas uma das melhores opções para quem quer pagar pouco. O que incomoda muitos é o seu software defasado. Ele é o único da nossa lista ainda preso ao Android Pie e a LG sequer informou se o aparelho receberá o Android 10.

Por que o K41s merece estar no nosso top 5 de melhores básicos de 2020? Ele entrega bom desempenho e roda bem jogos casuais. E mesmo com apenas 3 GB de RAM, ainda consegue segurar uma boa quantidade de apps abertos ao mesmo tempo.

Sua bateria dura o dia todo e se você usa apenas WhatsApp e Instagram terá bateria para dois dias facilmente. O tempo de recarga não é demorado e suas câmeras registram boas fotos. Ele conta com câmera ultra-wide para fotos mais amplas, uma dedicada para macros para fotografar mais de perto e outra para desfoque de fundo.

Como visto, o K41s é um celular bem completo e que entrega mais prós do que contras.

6.1 Hardware
7.5 Custo Benefício

LG K41S

Comparar Aviso de preço

4. Motorola Moto E7 Plus

O nosso quarto colocado é o Moto E7 Plus. Sim, a linha basicona da Motorola sempre nos decepcionou por ter aparelhos ruins, mas o E7 Plus nos surpreendeu. Ele é quase tão bom quanto o Moto G9 Play e custa menos.

Ele já começa se destacando pela tela que entrega brilho superior ao básico da LG e tem contraste alto com amplo ângulo de visão. A parte sonora, infelizmente, decepciona como na maioria dos celulares de entrada.

Seu desempenho fica no patamar do modelo da LG e por ter 4 GB de RAM consegue segurar mais apps rodando em segundo plano. Seu desempenho em jogos é superior ao K41s e você terá ótima fluidez. Apenas títulos mais pesados como PUBG e Call of Duty que apresentam um pouco de lag.

As câmeras são boas, mas não há uma com lente ultra-wide ou mesmo alguma dedicada para macro, porém se destaca por ser melhor para fotografar à noite. Sua bateria dura bem, mas demora muito para recarregar. No geral, é um celular bacana e tem software mais atual que o rival da LG.

7.3 Hardware
8.3 Custo Benefício

Motorola Moto E7 Plus

Comparar Aviso de preço

3. Motorola Moto G9 Play

Terceiro colocado da nossa lista é o Moto G9 Play. Ele é basicamente uma versão melhorada do Moto E7 Plus. Vem equipado com processador mais potente e corrige alguns pontos que decepcionaram no modelo mais básico da Motorola, como a ausência de Wi-Fi 5 GHz e a porta micro USB.

Sua tela é praticamente a mesma do outro, porém a parte sonora é um pouco melhor. Mesmo com hardware mais forte, o G9 Play não apresenta uma diferença considerável no desempenho e parte da culpa está na falta de otimização do software – o que pode ser corrigido com o tempo.

Suas câmeras são as mesmas do E7 Plus, mas aqui vem com uma macro para complementar o conjunto. É bacana ter uma câmera para ajudar a fotografar de perto, porém uma ultra-wide seria mais útil.

Sua bateria dura bem e não demora tanto para recarregar. O software é o mesmo encontrado em outros da Motorola, mas traz alguns extras que você não encontra no E7 Plus. Vale pagar a diferença de preço? Achamos que sim.

7.4 Hardware
8.1 Custo Benefício

Motorola Moto G9 Play

Comparar Aviso de preço

2. Motorola Moto G8 Power

Pode parecer injusto chamar o Moto G8 Power de celular básico, mas ele não consegue competir com intermediários e com seu preço baixo atualmente acaba brigando com modelos básicos de outras marcas e até da própria Motorola.

Enquanto demais que citamos ainda apostam em entalhe de formato de gota, aqui já tem furo mais atual para câmera de selfies. Ele consegue ser mais compacto com bordas mais finas, traz tela com resolução superior e se destaca por ser o único da nossa lista com som estéreo. Ter duas saídas de som aumenta a imersão em vídeos e jogos.

Ele é mais ágil e roda bem jogos, mas não espere ver tudo rodando na fluidez máxima. Esse é um ponto que o diferencia de verdadeiros intermediários. Suas câmeras são boas e temos um conjunto mais completo com direito até câmera teleobjetiva com zoom óptico de 2x – algo muito raro em celulares baratos.

Outro destaque do G8 Power é ser o único da nossa lista a gravar vídeos em 4K. Sua bateria dura muito e não demora tanto para carregar. Ele só peca por não ter Wi-Fi 5 GHz (algo obrigatório em qualquer celular de respeito), mas ainda assim merece a nossa medalha de prata.

8.1 Hardware
9.1 Custo Benefício

Motorola Moto G8 Power

Comparar Aviso de preço

1. Samsung Galaxy A21s

E quem leva a medalha de ouro de melhor básico de 2020? O Galaxy A21s. Ele é um celular acessível tão bom que até se passaria facilmente por intermediário barato. O que o diferencia dos demais intermediários da Samsung é que aqui você não terá um celular com tela AMOLED de alta resolução, mas apenas um painel LCD simples HD+.

O A21s estreou o Exynos 850, um chip potente e com desempenho melhor do que outros com hardware da Qualcomm e MediaTek que citamos. E se você quer jogar PUBG a 30 fps, isso será possível, mas não espere fluidez impecável em todos os jogos.

Seu conjunto de câmeras é completo com direito a ultra-wide, macro e dedicada para desfoque de fundo. Ele registra boas fotos, mas poderia ter modo noturno como nos da Motorola. Outro ponto decepcionante está em não filmar em 4K.

A bateria do A21s dura bastante e recarrega mais rápido que outros que citamos. O software é mais completo que o da Motorola e não apresenta engasgos irritantes. O A21s é um celular muito bom e sem dúvidas a melhor compra para quem quer pagar pouco.

7.4 Hardware
7.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A21s

Comparar Aviso de preço
Conclusão

Será que esquecemos de alguém? A Nokia retornou ao Brasil este ano, mas não trouxe nenhum aparelho que mereça ser mencionado aqui. A Xiaomi já lançou muito celular bom de entrada, mas atualmente está apanhando para Samsung, LG e Motorola. E a ASUS? Bem, a marca anda apagada atualmente no Brasil.

O que achou da nossa seleção? Esquecemos de citar algum ou acha que teve celular básico melhor em 2020? Comenta aí abaixo. A nossa lista vai ajudar aqueles que estão em busca de um bom celular e que não querem pagar caro por isso. E vamos torcer para termos celulares básicos ainda melhores em 2021.

(atualizado em 16 de janeiro de 2021, às 10:14)

34

Comentários

TOP 5! Melhor celular básico de 2020 | Guia do TudoCelular
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas