Tech 01 Mai
Atualização (02/08/2021) por LL
Falta pouco para descobrirmos a nova geração de dispositivos dobráveis da Samsung no próximo Galaxy Unpacked. Mas enquanto a gigante sul-coreana lança os Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, a concorrente Apple segue sem novidades para o segmento dos aparelhos flexíveis.
Mas segundo relatórios do confiável analista Ming-Chi Kuo, a Apple deve lançar o primeiro iPhone dobrável em 2023 e a novidade contará com uma tela QHD+ de 8 polegadas da Samsung.
Essa informação acabou de ser reforçada pelo jornalista Mark Gurman, segundo o Gizchina. De acordo com Gurman, a Apple já recebeu diversas patentes de soluções de telas dobráveis e está ativamente trabalhando no desenvolvimento de um iPhone com tal característica. Aliás, já há um protótipo pronto.
Mesmo ainda sendo muito cedo para iPhones dobráveis chegarem ao mercado, cada vez mais os rumores se intensificam sobre a chegada dessa novidade em 2023. Ao que parece, já não é mais um rumor sobre a possibilidade de lançamento ou não, mas sim sobre quando a Apple apresentará ao mundo tais dispositivos.
Atualização (03/05/21) - JB
iPhone dobrável deve ser lançado em 2023 com tela da Samsung, diz Kuo
Conhecido por acertar diversas previsões quando o assunto é Apple, o confiável Ming-Chi Kuo divulgou um novo relatório reforçando que a Apple deve lançar o seu primeiro iPhone dobrável em 2023.
De acordo com o analista, novas fontes na cadeia de fornecimento da gigante de Cupertino disseram que a companhia está estudando o lançamento de um celular com display flexível de 8 polegadas. Além disso, essa tela terá resolução QHD+, sendo que ela será produzida pela Samsung.
A tecnologia de toque usada pela Apple no display será produzida pela TPK, uma vez que seu processo de nanofio de prata tem mais vantagens que a abordagem Y-Octa da Samsung.
Na visão de Kuo, a apresentação desse iPhone dobrável deve acontecer no fim de 2023, sendo que o aparelho pode vender entre 15 e 20 milhões de unidades no primeiro ano.
O analista ainda indica que a Apple deve "chegar atrasada", uma vez que as concorrentes Honor, Xiaomi, vivo e Oppo devem lançar seus celulares dobráveis ainda neste ano. Isso deve fazer com que o mercado cresça e chegue a 17 milhões de unidades comercializadas.
Como era de se esperar, até o momento a Apple não se manifestou oficialmente sobre o desenvolvimento desse iPhone dobrável. Assim, salientamos que tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
- Atualização (02/03/2021) por PM
O sonho de ver um iPhone dobrável pode estar cada vez mais perto de se realizar. Após notícias sobre a possível parceria da LG com a Apple para o fornecimento das telas flexíveis destinadas a esses modelos, mais informações acabam de emergir na web.
Dessa vez, os detalhes foram confirmados pelo analista Ming-Chi Kuo, já conhecido por suas previsões certeiras em relação aos produtos da gigante de Cupertino.
Em suas notas, Kuo detalha que o dobrável da maçã deve ser possivelmente oficializado ao final de 2023, o que significa que para este ano e o próximo, a empresa de Tim Cook ainda não deve investir no segmento em questão.
O analista discorre que, de momento, um dos maiores desafios para a firma é encontrar uma solução para produção em massa desse tipo de aparelho, vendo que atualmente a tecnologia ainda está começando a ser explorada e, por não ser tão popular, ainda é bastante cara.
O iPhone dobrável seria, aparentemente, o primeiro smartphone da maçã desde o iPhone X a abandonar completamente o notch na tela, dando um maior aproveitamento frontal. Esse detalhe também seria outro desafio que a Apple está estudando como contornar.
O iPhone dobrável traria Touch ID sob a tela e também um sistema de câmeras com módulo periscópio que, segundo Kuo, podem ser oficializados em modelos anteriores, ou seja, no iPhone 13/12S ou iPhone 14.
O notch deve dar lugar a um furo na tela, algo já observado em diversos smartphones Android disponíveis no mercado, que chegaria finalmente à linha iPhone em 2022.
- Artigo original (18/02/2021)
Apple teria firmado parceria com a LG para desenvolver a tela do primeiro iPhone dobrável
Sabemos que a Apple está possivelmente trabalhando em um iPhone dobrável, que pode chegar ao mercado com um design similar ao Galaxy Z Flip ou ao Z Fold 2 — atualmente protótipos com os dois formatos estão sendo testados.
E a notícia mais recente envolvendo esse dispositivo acaba de vir diretamente de Taiwan, onde o portal DigiTimes aponta uma possível parceria entre Apple e LG Display para a fabricação das telas flexíveis a serem embarcadas no iPhone em questão.
A divisão da LG focada na fabricação de telas teria se comprometido em fornecer os painéis, porém, de momento estaria trabalhando apenas em um protótipo.
Ou seja, ainda não temos garantia de que os painéis OLED inclusos no primeiro iPhone dobrável serão fornecidos pela sul-coreana, afinal de contas, a Apple sempre negocia paralelamente com várias empresas.
O iPhone dobrável deve ser lançado apenas em 2023, incluindo suporte para o Apple Pencil. Como geralmente acontece, a Apple está atrás da concorrência quando se trata de explorar essas novas tecnologias, mas sabemos que as soluções da gigante de Cupertino podem até atrasar, mas geralmente são as que ditam tendências.
Outras marcas como Huawei, Samsung e Motorola têm explorado telas dobráveis em seus celulares desde 2019, porém, devido aos custos extremamente elevados (sem contar na fragilidade), os aparelhos não conseguiram se popularizar ainda.
O que você espera de um iPhone dobrável? Compartilhe suas expectativas com o TudoCelular através do espaço abaixo destinado a comentários.
Comentários