
Android 30 Jan
04 de fevereiro de 2018 37
Não é nenhuma surpresa que muitos critiquem a qualidade do serviço prestado pelos Correios aqui no Brasil.
A empresa, que estreou há pouco uma modalidade de rastreio via CPF/CNPJ, costuma atrasar a entrega de encomendas (especialmente as internacionais), ou pedir prazos absurdos quando os itens que chegam ao brasil são liberados (algo que, às vezes, pode chegar ultrapassar 40 dias úteis).
Mas o que para muitos já era ruim, pode ficar ainda pior. Isso porque a estatal anunciou mudanças em suas políticas de indenização por perda, roubo ou extravio de mercadorias.
Atualmente, quando pacotes enviados pelo Sedex Hoje, Sedex 10 ou Sedex 12 são perdidos/roubados ou chegam com atraso, a empresa ressarce integralmente o valor postal; para encomendas via Sedex Simples ou PAC, a restituição varia de acordo com o tempo do atraso.
Mas de acordo com as novas regras, que entram em vigor a partir do dia 28 de fevereiro, os prazos para entrega ficarão ainda maiores e o percentual reembolsável será reduzido.
O cliente que tiver um PAC atrasado, por exemplo, será reembolsado entre 5 e 15% do valor (atualmente o ressarcimento contempla até 30%).
Confira a nova tabela de ressarcimento por atrasos:
Em seguida temos a tabela por extravio por perda ou roubo:
De acordo com os Correios, as novas regras tem o intuito de garantir a sustentabilidade da empresa na prestação dos serviços e fazem parte de um conjunto de ações que a empresa vem tomando para otimizar seus custos e processos.
Em relação às mudanças nos valores, a empresa alegou que vêm trabalhando para aumentar a qualidade operacional, por meio de incremento tecnológico nas unidades operacionais, realocação da mão de obra e desenvolvimento de novas ferramentas.
No comunicado oficial da estatal ela ressalta que não houve alterações nos prazos nem nas regras do serviço adicional Valor Declarado (que em caso de extravio garante o ressarcimento do valor integral da mercadoria postada.
Na madrugada do dia 2 de fevereiro, o CEE (Centro de Entrega de Encomendas) de Jacarepaguá - RJ foi acometido por um incêndio que gerou prejuízos notáveis.
Além do prédio, cerca de 9.000 encomendas (e pelo menos 6 veículos) foram destruídos. A unidade em questão atendia além de Jacarepaguá a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona oeste da cidade.
Em nota, a empresa esclareceu que está investigando a causa, e que ninguém ficou ferido. Os pacotes danificados terão seus status atualizados para 'Extraviado' dentro dos próximos 5 dias úteis.
Clientes que tiveram suas encomendas extraviadas deverão registrar uma reclamação por meio dos canais de atendimento para serem indenizados.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários