LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei estaria desenvolvendo sistema alternativo ao Android; veja o motivo

30 de abril de 2018 15

Sabemos que há pouco a ZTE foi proibida de utilizar tecnologia, serviços e software norte-americanos, após ser pega fornecendo aparelhos para o Irã.

A medida deixou tensões comerciais entre o tigre asiático e a terra do Tio Sam, e poderá também afetar outras empresas chinesas que oferecem produtos no mesmo segmento como, por exemplo a Huawei, que está sendo investigada criminalmente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Boa parte dos smartphones chineses utilizam o sistema operacional Android, desenvolvido pela Google, uma empresa norte-americana – levando isso em consideração, suas fabricantes agora tem algo para se preocupar.

Com o Android e iOS detendo cerca de 99,9% do marketshare de sistemas operacionais móveis, caso os EUA decidissem estender a proibição para todas as marcas chinesas, o que aconteceria?

Utilizar o iOS é algo totalmente fora de cogitação, então, a única forma de continuar vendendo smartphones seria adotar uma plataforma alternativa ao robôzinho verde.

De acordo com fontes familiarizadas com a indústria mobile, a Huawei já teria dado início ao desenvolvimento de um novo OS, que seria utilizado não só em seus smartphones, mas também nos laptops e tablets da empresa.

O "plano B" seria uma proposta de Red Zhengfei, fundador da Huawei, e mostra que a firma já está se preparando para o pior cenário.

O sistema em questão não teria sido lançado ainda devido a limitações em relação a apps de terceiros; sua existência foi confirmada recentemente por Zhao Ming, Presidente da Honor, em uma entrevista dada durante a Global Mobile Internet Conference em Beijing:

É uma questão de capacidade e necessidade. Não há dúvidas que a Huawei seja capaz de fazê-lo mas, por enquanto, não acho que seja necessário vendo que estamos trabalhando em conjunto com a Google e continuaremos a utilizar o sistema Android.

Com a problemática lançada, é esperar para ver o que o futuro reserva para as fabricantes chinesas – tão queridas por nós, brasileiros, devido a seu ótimo custo-benefício em diversos dispositvos (não só smartphones).

Agora vem a pergunta que não quer calar: será que o mercado está pronto para a chegada de um novo sistema operacional móvel? Compartilhe suas opiniões no espaço abaixo destinado a comentários!


15

Comentários

Huawei estaria desenvolvendo sistema alternativo ao Android; veja o motivo
  • Eu creio que a melhor solução referente aos APPs em OS diferentes se resolveria da seguinte forma: criar um consórcio de empresas (cada uma com seu OS) mas que tenha em comum uma ÚNICA LOJA de APPs voltada a ter compatibilidade total com os novos OS, podendo ser compatível até com Android e WindowsPhone.Acham viável?

      • Isso é basicamente o que o AOSP faz, cada fabricante faz a sua versão do Android baseado no mesmo software com a mesma loja. As distros linux de Desktop, também fazem isso, apesar e cada uma ter um empacotamento diferente, basta recompilar o código que ele é compatível com qualquer SO baseado em Linux como Ubuntu, Fedora, Arch, Debian... Fora empacotamentos como Snap (técnicamente compatíveis com Android), Flatpak e Appimage, que são bastante abrangentes.

          • Teve uma versão do Windows 10 mobile q era compatível com apps do Android, o Ubuntu se não me engano tb é assim, o Tizen da Samsung também é assim e o sailfish os também

            • Isso seria bastante interessante.
              Mais uma fabricante com sistema operacional próprio.
              Poderia incentivar a Samsung a colocar o Tizen também em produção.

              A justificativa quanto aos aplicativos deve ser considerada mas não pode impedir o lançamento de um novo sistema.
              É a velha desculpa do Windows Mobile que não se aplica.
              Uso os sistemas da Microsoft, da Apple e da Google em dispositivos móveis.
              Todos tem os aplicativos que necessito e cada um me atende em necessidades específicas.

              Como desenvolvedor de softwares, gostaria de ver mais sistemas operacionais.
              É a possibilidade de abrir mercado de desenvolvimento de aplicativos.

                • Não tem nada de interessante nisso vindo de um país comunista. A China não pode nunca ser líder em nada. Já a Samsung, LG, Sony, que são de países capitalistas, deveriam mesmo fazer seus SO.

                    • O Tizen já ta ai, a Samsung não usa Android nos seus smartwatches ou SmartTVs entre outras aplicações de smarthome, e mesmo dentro do Android a Samsung tem a Bixby, Samsung Pay, suite Gear VR, sua propria loja de Apps. A Samsung ta preparada para um possivel Googlapocalipse a um bom tempo.

                        • É desenvolvedlr e acha que linguagens diferentes não influenciam o desenvolvimento de um OS ? Ta de sacanagem né?

                          • Será guerra declarada china vs eua chupa trump. Querem controlar o mundo, se vende para um, nao pode vender para outro pq vcs ficam de treta?! Sempre tera estadunidense importando Huawei kkkk

                              • Quem importa celular da China, no mínimo não tem merda nenhuma na cabeça. Ainda mas se for brasileiro. Isso que da não ensinar nas escolas o que é capitalismo. O retardado vai achar legar comprar na China, até o dia que ficar desempregado. Aí esse imbecil vai entender que tem que fazer o dinheiro dele circular no seu país. Ou o dia que a China comunista começar a matar milhões novamente. EU não compro nada daquela merda de país. Dou sempre preferencia para empresas de países capitalistas democráticos, que tenham empresa no Brasil. Eu sei que tem coisa que é fabricado lá, mesmo comprando aqui, mas aí, não tenho opção.

                                  • Retardado? Países Capitalistas Democráticos? Pelo jeito você dormiu em 1960 e não acordou. O "comunismo" de mercado chinês é tão ou mais capitalista quanto os EUA e com uma vantagem não precisa de guerras para se manter. E hoje quem mata milhões são os EUA e seus mercadores da Morte. Acorda e vai se reciclar sobre a economia mundial.

                                  • Se aquele Trump idiota não ficasse de frescurinha e paranoia a Huawei não teria todo esse trabalho

                                      • um novo os mais leve com atualizações cairia bem e que podesse instalar apps android

                                          • Faz parceria com a MS e investe no Windows...haha

                                              • Microsoft é americana, Trump não deixaria.

                                                  • Exatamente! Melhor ainda seria comprar o WindowsPhone das Microsoft, que já o descartou...
                                                    Se teria um SO amplamente aprovado na prática por centenas de milhares de consumidores...
                                                    E é também a hora da MS tirar proveito disso tudo, até porque, com Trump ou sem ele, a guerra comercial entre EUA e a China tende a se agravar nas próximas décadas...

                                                    Especiais

                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                    Android

                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                    Android

                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

                                                    Android

                                                    TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular