LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quem é gamer de verdade? Mobile se tornará a plataforma de jogos mais rentável

03 de maio de 2018 13

Historicamente, uma das maiores brigas na internet é saber quem é melhor para jogos: PC ou console? Entretanto, parece que essa guerra vai ter uma terceira opção forte. Pesquisas de mercado estão indicando que a categoria mobile se tornou a maior plataforma de jogos do mundo, com consequências em toda a indústria.

Há poucos anos, o PC era a maior opção quando se falava no quesito geração de receita por meio de jogos. Mas, com o crescimento rápido de plataformas móveis, isso foi mudando, e gerará mais dinheiro que os dois outros. Isso segundo dados divulgados em uma pesquisa feita pela empresa Newzoo.

Para se ter uma noção dessa evolução, em 2012 o mobile gerava 18% do mercado, quando em 2015 quase dobrou para 34 por cento. Projeções indicam que deverá atingir 51% ainda esse ano, fazendo mais dinheiro que consoles e PCs juntos, onde eles deverão representar 25% e 24%, respectivamente, colocando o até então considerado maior em terceiro lugar.


Neste momento, em um negócio estimado em 137,9 bilhões de dólares, um aumento de 13,3% em relação ao ano passado, os smartphones e tablets são 70,3 bilhões. Os jogos pra PC são "somente" 32,9 bilhões, onde desse número, 4,3 são voltados para jogos de navegador, e os para console são 34,6 bilhões.

Por isso, os pesquisadores acreditam que essa tendência continuará seguindo, visto que há fortes chances de as indústrias começarem a ser voltar para o móvel. Isso e um conjunto de hardware que evolui a cada ano deverão auxiliar em um crescimento de 59% no final de 2021.

Ainda assim, isso não significa que as vendas de PC e console estão em baixa, mas sim que a plataforma mobile será mais rentável que as outras até o fim do ano. Ou seja, as pessoas gastarão mais dinheiro em jogos para celular do que em outras categorias.


13

Comentários

Quem é gamer de verdade? Mobile se tornará a plataforma de jogos mais rentável
  • Eu acho que um jogo de celular, mesmo que tenha saído pra console ou PC também (tipo Fortinite, ou um GTA da vida), não é a mesma coisa. Os celulares são bem mais limitados em questão de hardware. Sim, você pode se sentir mais confortável jogando no celular que no PC ou console, mas eu não acho que um celular tem como bater de frente com um console ou um PC potente.

      • O que falta nesse mercado realmente e investimento,temos muitos jogos genéricos estilo clash of clans que só querem realmente sugar seu dinheiro,mais existem vários títulos bons que batem de frente com grandes franquias apesar do pouco hardware presente no adnroid entre eles podemos citar,Gangstar Vegas,Free Fire,NBA Live,DRAGON BALL LEGENDS,Mobile Legends,Arena of valor além de tudo o cenário competitivo do aparelho vêm evoluindo como podemos ver em jogos estilo moba no caso Arena Of Valor,Mobile Legends fps também como Standof 2 que é teoricamente uma copia de cs pra android .

          • Amigo eu acredito no mobile,sim muita gente principalmente no Brasil não têm dinheiro pra ficar gastando em pc e consoles de ultima geração,por isso mesmo acho que esse mercado tende a evoluir cada vez mais .

              • A qualidade dos jogos mobile sempre vai ser inferior ao do que vemos em um Pc ou em um console, pelo menos eu acredito que sim, pois os jogos mobile são sempre capados por causa do hardware, não tem como rodar um jogo triple A em um smartphone.Acredito que o mobile tem potencial sim, mas para jogos Indie, mais simplificados. E sobre a questão de os jogos mobile serem mais rentáveis, isso é óbvio, pois me diz aí quantos jogos que vc abre no seu smartphone e passa 5 min jogando e depois abre uma propaganda na sua cara.Isso fora os falsos Free to play que tem aos montes na Playstore. Concluindo, se for pra os jogos mobile serem esses caça níqueis que temos hoje em dia, então não quero que a indústria cresça, pois os jogos não vão passar de software s de Farm de Bitcoin no seu celular.

                  • Fortnite é bom exemplo de game, foi um boom de arrecadação, de fato é um game interessante no smartphone.
                    %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFB

                      • Acho difícil. O fato é que a maioria dos games mobile são bem ruins, eu mesmo não tenho muita paciência pra ficar jogando essas coisas.

                        • Acho q a chegada de pugb e jogos dos gêneros já vai abrir novas fronteiras para os jogos móbiles... O baixo custo das transações e a casualidade atraem um público muito maior que QQ outra plataforma. Em breve surgirão cada vez mais gadgets voltados aos jogos móbiles

                            • Eu mesmo faço parte dessa galera casual ai, já foi o tempo que dava pra passar quase 5 horas ou mais na frente do PC, ainda jogando com os amigos, pelo smartphone fica bem mais fácil e com esses novos jogos abre-se a janela para outros títulos famosos.

                              • e um reflexo das microtransaçoes deles, sendo que ainda n vejo os smartphones como um plataforma para jogar por longos períodos, pelos fatos de que jogar em tela sensível a toque e horrível , a maioria absoluta dos jogos são de baixa qualidade e a autonomia dos smarphones que em sua grande maioria e baixa de mais.

                                  • O que acho ruim nos jogos mobile é o estilo free to play alinhado ao pay to win. Cade a graça do desafio e da boa história? Isso virou um câncer que esta acabando aos poucos com jogos de campanhas gigantescas e com um bom Single Player porque segundo a indústria, custa caro e não dá retorno suficiente.

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista