LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Você concorda? Dispositivos como o Surface Pro devem ser o único setor de crescimento de PCs

03 de junho de 2018 26

Enquanto as vendas de PCs estão em queda, um segmento parece ser ainda a salvação para a continuidade do mercado. A esperança estaria nas máquinas “destacáveis”, como o Surface Pro.

De acordo com os pesquisadores do IDC, o futuro para PCs e notebook tradicionais não é animador. A tendência é que o setor tenha uma queda de 1,8% nos próximos quatro anos. Desta forma, a quantidade de unidades despencaria de 408,3 milhões em 2018 para 386,2 milhões em 2022.

Máquinas como o Surface Pro devem crescer no mercado nos próximos quatro anos / Imagem: IDC

Por outro lado, as máquinas destacáveis ganhariam destaque no mesmo período. O instituto prevê que o segmento cresça 9,8% no próximo quadriênio e passe de 23,9 milhões de dispositivos neste ano para 35 milhões em 2022.

“De modo geral, os desafios para os PCs e tablets tradicionais continuam os mesmos dos últimos anos. No entanto, continuamos a ver bolsões de oportunidade e crescimento quando você descasca a cebola. Com os notebooks, fica claro que os recursos de marketing e desenvolvimento estão sendo despejados em dispositivos premium / de jogos, conversíveis e finos e leves. Todos os OEMs, alguns dos quais são novos no espaço, parecem estar focados nessas áreas. Os tablets removíveis são outra área que tem crescido, mas atualmente parece que as tendências em torno das oportunidades de crescimento de notebooks foram ofuscadas pelo desenvolvimento de destacáveis.”


Ryan Reith

Vice-presidente do programa Worldwide Quarterly Mobile Device Trackers da IDC

Já os tablets convencionais, como o iPad, após alcançar o auge em 2014, apresentam queda desde então. Para 2022, é esperado que este seja o setor com a maior redução de unidades vendidas: uma diminuição de 6,2%.

No caso dos desktops, a queda prevista é de 2,4%. As áreas que ainda sustentariam o mercado são o mundo corporativo e o dos gamers.

Você concorda com a pesquisa do IDC? Ainda é um usuário de PC tradicional? Compartilhe conosco a sua opinião!


26

Comentários

Você concorda? Dispositivos como o Surface Pro devem ser o único setor de crescimento de PCs
  • Equanto isso não vemos nenhuma maquina decente a preços razoáveis a venda no Brasil, desde que a Presidanta cancelou a lei do bem o Brasil voltou no tempo no quesito tecnologia de usuário final, pagando mais para ter hardware inferior.

      • Tenho um Surface Pro 3... É meio caro mesmo (do mesmo patamar de preço dos MacBooks), mas ele é feito pra mesma categoria de usuários, apesar de usar Windows. O aparelho é lindo e extremamente funcional! Pro meu uso é perfeito! O problema é que não comprei com a caneta, e encontrei a mesma no mercado livre original (do modelo mais novo que é compatível com o meu surface) por quase 700 reais! Caríssima!

          • Eita, essas matérias enlouquecem o Gerson2016!

              • De acordo com essas previsões de mercado,os PCs já deveriam ter chegado ao fim,mas,erraram feio.

                  • Olha que eu não me considero mão de vaca, mas esses preços do Surface.. Misericórdia.
                    Só em sonho pra eu ter um.

                      • Sempre que viajo de avião é bem comum ver pessoas utilizando esses surfaces, que nada mais é que um tablet + teclado adaptado que laptops em si. O uso de celular também é grande, especialmente aqueles phablets.

                          • Gostaria muito de ter um, porém ficará só no gostar, pois sei que será fora do meu orçamento

                            • Com certeza!
                              Os obstáculos mesmo, estarão nos preços estratosféricos usados pelas fabricantes!

                              • Sonho de consumo

                                  • Também não é pra menos ter queda no mercado. Não há uma evolução significativa em notebooks em anos. Os processadores evoluíram pouco e se tornaram Premium, os valores subiram demais. Hj meu celular tem 4GB, a mesma do meu notebook de 3 anos atrás que por sinal ainda funciona que é uma beleza, pensei em trocar mas no mercado ou vc compra um note por 4.000,00 para ter um bom desempenho ou investe pouco em notes com até 2GB de memória. Um absurdo. Tecnologia deveria baratear com a evolução, deveríamos estar vendo notebooks baratos com 6GB de memória enquanto os mais caros já deveriam estar na casa dos 8GB, mas não é isso que acontece. Ainda fabricam notes com tecnologia ultrapassada embarcando o windows 10 por um preço "acessivel", uma evolução contrária, e vai continuar caindo as vendas pq eu não vou trocar um note antigo e melhor q vários novo no mercado por puro capricho, e é isso que vejo vários técnicos de informática comentando...

                                      • Vocês gostam mesmo do Surface . É um projeto sem sucesso algum. A Microsoft só serve para fazer o Windows mesmo qualquer coisa que tente fazer não funciona

                                        Android

                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                        Android

                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                        Windows

                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                        Economia e mercado

                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista