LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ANEEL regulamenta recarga de carros elétricos no Brasil com promessa de não interferir no mercado

20 de junho de 2018 8

Na última terça-feira (19), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a regulamentação sobre recarga dos veículos elétricos em todo o país. Com isso, a agência espera reduzir as incertezas daqueles que se interessam em investir na prestação desse serviço e no desenvolvimento da infraestrutura necessária no setor.

De acordo com o comunicado da ANEEL, foi escolhida uma "regulamentação mínima do tema", para "evitar a interferência da atividade nos processos tarifários dos consumidores de energia elétrica".

Esse regulamento permite que qualquer interessado em oferecer recarga para veículos elétricos - sejam distribuidoras, postos de combustíveis, shopping centers, empreendedores, entre outros - possam exercer a atividade. Fica assim permitido a exploração comercial por preços livremente negociados.

Assim, se desejar, a distribuidora de energia elétrica pode instalar pontos de recarga no local onde atuam, para oferecer a recarga pública de veículos elétricos, sem precisar seguir uma tabela de preços.

De acordo com o diretor relator do processo, Tiago Correia, a ANEEL não está interferindo no mercado, e o fato de não haver uma fixação de tarifa não vai prejudicar o consumidor. A instalação de ponto de recarga é barata e pode ser feita até mesmo na residência do dono de um carro elétrico.


Em Curitiba, por exemplo, foi inaugurada em março uma eletrovia com oito eletropostos, todos sem custo nenhum para os consumidores.

Ainda segundo Correia, a regulamentação "está eliminando eventuais barreiras para o desenvolvimento desse mercado. A norma garante que o empreendedor invista nas instalações de recarga sem medo de surpresas regulatórias posteriores”.

A expectativa da ANEEL é que os veículos elétricos alcancem uma posição relevante no Brasil nos próximos 10 anos.


8

Comentários

ANEEL regulamenta recarga de carros elétricos no Brasil com promessa de não interferir no mercado
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular