LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM desativa quase meio milhão de linhas, dando folga para a Claro na segunda posição

02 de julho de 2018 64

Enquanto a Vivo segue líder isolada no mercado de acessos móveis, Claro e TIM historicamente brigam pela segunda posição, mas as abordagens diferentes das operadoras tem colocado uma delas em posição de maior conforto para se considerar a vice-líder.

Apesar de estarem todas envolvidas no intenso trabalho de limpeza dos postes da Eletropaulo, as operadoras se diferenciam tanto em abordagem de captação como em inovação para os clientes: a Claro, por exemplo, aposta em oferecer mais velocidade de internet, enquanto a TIM procura oferecer a melhor cobertura possível.

Já em estratégias econômicas, a italiana vem preferindo focar nos usuários de perfis financeiros mais robustos e aumentar sua base pós e controle, enquanto a operadora do grupo América Móvil desde o final do ano passado tem lançado ofertas pré mais agressivas. Isso já vem trazendo resultados bastante óbvios, com a Claro crescendo rumo à consolidação como segunda maior do mercado em participação de linhas no Brasil.


Os dados que mostram isso são da Anatel, que publicou hoje (02) seu relatório mensal de acesso móveis no Brasil, referente ao mês de maio. Nele vemos que a TIM desativou sozinha 438 mil acessos, enquanto suas maiores concorrentes tiveram saldo positivo: Vivo com 27 mil novas linhas, Claro com 64 mil, e Oi com 38 mil.

Com isso, agora a Claro ganha uma pequena vantagem para se considerar a segunda maior operadora do mercado, com uma fatia de 25,08%. A TIM vem logo atrás com 24,25% contra 24,41% de abril. Em quarto lugar temos a Oi, com 16,51%. A líder isolada é a Vivo, com 31,90%.

Vale lembrar que por possuírem estratégias de mercado diferentes nesse momento, a queda da TIM não significa necessariamente que ela não esteja alcançando seus objetivos, já que está focada em converter clientes pré em pós.

4G

Já em acessos 4G em maio a tecnologia foi aderida por 3 milhões de novas linhas, totalizando agora 115 milhões de dispositivos conectados através das operadoras nessa modalidade de acesso. Para efeitos de comparação, no mesmo mês de 2017 eram 77 milhões.

Enquanto isso, o 3G segue caindo percentualmente mais que o próprio 2G, perdendo 2,7 milhões de conexões contra 990 mil. Pasmem, ainda existem 370 acessos via CDMA no país.

E você, o que acha das estratégias diferentes adotadas por Claro e TIM? Está feliz com a cobertura e serviço da sua operadora? Conte para a gente nos comentários!


64

Comentários

TIM desativa quase meio milhão de linhas, dando folga para a Claro na segunda posição
  • Não sei como a claro está em segundo lugar , a internet da Tim é bem melhor . Não consigo falar dois minutos com a claro que a ligação cai . Horrível a claro , nem uso.

      • Já pra mim é o contrário,sou cliente Tim Black e a Internet é sofrível,tenho um chip da claro no plano prezao e a Internet voa!

          • A estratégia da TIM é alcance de sua cobertura, principalmente 4G, já a Claro, é qualidade desse sinal de dados. A Vivo e Claro são operadoras que focam seus esforços exclusivamente em qualidade da sua rede de dados, isso se traduz em maior velocidade, menor latência, porém, falhas de cobertura. A TIM você tem a maior cobertura 4G, presença em mais municípios que as demais e foco em voz, sendo a operadora de longe que possui mais municípios com VoLTE.

            Resumindo, são estratégias diferentes, vai da necessidade do cliente.

          • A Tim já ofereceu cobertura 3G melhor, já fiz diversas reclamações junto a operadora e não consegue resolver o problema, independentemente da líder ou vice precisamos ficar de olhos bem abertos para o que elas oferecem e o que é entregue.

              • Só cuidado com a Claro, eu éra cliente Claro e fui surpreendido com várias cobranças no valor de 104 Reais, tive que pagar pra não sujar meu, ligo lá, e a ligação sempre cai, eles oferecem outros planos, me informando percebir que nao era a primeira vítima.

                  • Uso Tim a anos e percebo que a qualidade do serviço melhorou muito.. claro que a cobertura da vivo é mais ampla.. mas os planos , promoções e valores da Tim são bem mais atrativos

                      • Essa é uma decisão um tanto arriscada. É estratégia antiga das operadoras manter linhas ociosas só para inflar de forma mascarada a base de clientes. A TIM decidindo por desativar a base ociosa é reduzir vertiginosamente sua base, caindo em participação de mercado.

                        Eu gostei, mostra que a operadora não está preocupada em ser a líder em número de clientes, mas, sim, entregar um bom serviço e estar presente no maior número de acessos.

                        Sou cliente a mais de uma década, para mim, sempre foi a melhor operadora em diversos aspectos.

                          • Sempre usei Claro nunca tive problema agora estou mais satisfeito ainda pois na minha cidade já tem disponibilidade do 4,5 G medindo até 96 megas de velocidade

                              • Tenho Tim e Claro. Cobertura TIM 4G perfeita, longo alcance e ainda mais voLTE (ligações no 4G) uso o 4G a longas distancias onde nem o 2G consegue chegar, tudo isso pela frequência 700mhz. Agora no quesito velocidade vou de CLARO. 4G super rápido, porém alcance limitado e muita dificuldade em ambientes internos.
                                Jucurutu RN

                                  • Tem um Tim pós já há quatro anos, atende perfeitamente minhas necessidades. 4G o tempo todo. Moro em Gravatá - PE aí está um 'problema', como muitos em PE preferem essa operadora e aqui é um local de "veraneio", não está aparelhada para atender a demanda nos fds e feriados... Trava tudo! Internet praticamente de segunda à sexta, oque faz inclusive com que não possa aproveitar plenamente meu plano. Muitos estão aderindo a Claro (sem congestionamento) para ter internet...

                                      • com certeza a "claro ficou furiosa" porque 1 usuário portou para outra operadora kkkkkkkkkkkkkkkk

                                          • Aqui em São José do Rio Preto SP a Claro onde eu trabalhava ficava demorando pra fazer download de vídeos no whatsapp. Aí eu antes testei a Tim e gostei e fiz portabilidade com o número da claro. Devem ter ficado furiosos. Kkkk. E hoje já a 1 ano estou super feliz com a Tim. Tenho Deezer a vontade sem descontar da franquia de dados, whatsapp, messenger e telegram também. Tem também o waze e Tim banca virtual q é revistas mas não vejo. Pago 60 reais por 6 gigas de dados. E chego a usar esses 6 gigas pra navegar no pc. Muito contente.

                                              • Sou cliente TIM a cinco anos , o q contratei estou satisfeito , mesmos nas áreas rurais onde o 4G não pega dá pra quebrar o galho , assim como são os dados móveis , quebram o galho por melhor q seja . Mas como amigo falou nois nos contentamos com pouco . Podiamos ter contratos de serviços , planos , pacotes e com preços melhores

                                                  • Francamente! A operadora Vivo vem liderando cada vez mais em termo da conectividade. Sem comentários, a VIVO é a melhor operadora do Brasil. Mas o pior problema ainda existe nas cidades pequenas aqui no norte de Minas Gerais. Pois à conexão via internet é uma porcaria. Espero que a operadora Vivo venha trabalhar muito em benefício da comunidade em diversas regiões do norte de Minas, proporcionando melhor conectividade.

                                                      • Eu aaqui em Goiânia e vivo pós tem a melhor internet e a melhor cobertura também aonde que eu vou o 4g+ está ativo

                                                          • Essas pessoas com CDMA está com uma mina de ouro nas mãos

                                                              • Acho que nenhuma operadora satisfará o cliente, pois só pensam no próprio umbigo e esquecem ao facilitar a vida dos clientes...

                                                                  • Nenhuma presta ,o Brasil é um país onde as empresas estrangeiras vem somente para explorar,infelizmente o brasileiro se contenta com pouco. Lá fora elas são obrigadas a prestar serviços de qualidade.

                                                                      • Bacana da vivo que além de ter planos mais caros, os aparelhos são sempre mais caros também. O cara é enganado 2x nessa operadora hahaha

                                                                        • Tim Beta tem aplicativos ilimitados? Tem roaming ilimitado? Pra ser Lab ainda precisa ficar naquele jogo de usa e recarrega?

                                                                            • Vou responder, Sim para tudo, porém, agora para ser Lab ficou fácil demais, é só conectar as redes sociais e fazer as 3 recargas mensais, meio que não tem como não virar lab

                                                                              • Aqui na baixada santista tirando a vivo, chegando a sexta feira ou véspera de feriado, após 50 turistas, sumiu o sinal do celular, se chegarem mais de 100 a internet já era tb. A OI consegue ser de longe a pior de todas.

                                                                                  • Pra mim até o momento a melhor está sendo a Tim em casa somos todos Tim sem fronteiras....

                                                                                      • Pra mim a Tim é a melhor.

                                                                                          • São tudo um lixo tomara que vão a falência com seu pacotes de internet esse bando de ladrão......
                                                                                            Só os besta para defender essas operadoras

                                                                                            • Vai no mercado livre, lá tem convite Tim Beta a 45,00

                                                                                                • A tim poderia ser muito melhor so depende dos administradores da empresa investirem mais pra terem um serviço de boa qualidade

                                                                                                    • Eu não tenho nada que reclamar da TIM, apesar de ser beta lab sempre tive meu 4G perfeito. Não tenho queda de conexão e então nada a reclamar da TIM .. para mim a operadora tá de parabéns, não troco meu TIM por nem uma outra operadora .. sou de São Luís Maranhão

                                                                                                      • Tenho a Claro e a TIM e no momento, estou preferindo a TIM, por ser Beta, por ser em conta com 20GB de Internet, SMS Ilimitado para qlqr operadora e 2000 minutos para qualquer operadora do Brasil usando o código 41, o sinal no Rio de Janeiro excelente, 4G o tempo todo e com a VoLTE. A Claro e a Vivo gostam de meter a mão em planos, pois investem na arquitetura de rede, mas superfaturam, enquanto a TIM levou 2 Anos para aumentar a tarifa do Beta de R$50 para R$55.

                                                                                                          • TIM BETA, melhor plano de todas operadoras. 20GB, SMS ilimitado, 2.000 minutos e muito mais. Tudo isso por 55 mensais! Portabilidade? Nunca...

                                                                                                              • Na Tim 50gb + 50gb custa R$ 249 na vivo 50gb + 50gb custa R$ 589

                                                                                                                  • Estou fazendo portabilidade pra vivo, melhor cobertura de sinal e preços

                                                                                                                    • Sempre tive a vivo como a mais fácil de falar aqui onde moro.Um belo dia caiu um raio.(acho que na torre),daí pra frente a vivo não tem internet nem sinal.Liguei para o número deles é o rapaz me informou que automaticamente seria reparado.,coisa que nunca mais funcionou.Em plena Caxias,A Oi,Tim ,vivo não funcionão.Sinal fraquíssimo.Hoje gasto com a Claro muito satisfeito.Meu cep;25215415.

                                                                                                                      • Acho a vivo a pior operadora pois seus planos são caros mas tenho ela pelo fato de viajar bastante a cobertura dela é bem melhor.

                                                                                                                          • Verdade amigo só tenho a vivo pela cobertura de sinal pois qualquer buraco pega

                                                                                                                              • Verdade. Já fiz teste aqui na minha cidade com Tim e Claro. Mas não tem jeito. A Vivo realmente pega melhor, pelo menos nos lugares que eu testei. As outras tem uma inconstância mais frequente no sinal. Sem falar que a Vivo é bem mais rápida. Mesmo tendo o Tim Beta, ainda prefiro a Vivo.Embora realmente seja menos competitiva.

                                                                                                                              • Eu saí da vivo para claro e estou satisfeito

                                                                                                                                  • A Vivo ainda se apoia na melhor cobertura de maneira geral, tem q esperar a banda de 700mhz se tornar o padrão pra ver se as coisas mudam.

                                                                                                                                      • Eu fiz uma grande merda, exatamente por conta dos preços altíssimos da vivo, fiz uma portabilidade para Tim, vivo pós quase nada, R$ 109.90, para Tim pós nada R$ 62.90, não tem cobertura 4g que preste na cidade de Raposa Maranhão, e não funciona direito em quase toda ilha de São Luís Maranhão. Um lixo. O pior! Tem a maldita fidelidade de 1 ano. Quase não uso pra ligar, e quando pega 4g em um local, eu sento e tento usar a internet do plano móvel em lugar fixado numa cadeira ou no chão mesmo. Acabando a fidelidade, Tim nunca mais. Vivo 4g funciona ate debaixo da água, em São Luís. Oi lixo, mais pega em todo lugar. Ligação é oi, Internet lixo.

                                                                                                                                        • Uso claro e oi a oi vem cobrando em excesso a net está com mininutos contados venceu 30 dias bloqueia bônus recarga net e se for pos pago entao é atrasar alguma dias se não paga duas não tem linha já houve melhor tolerância na validade e uso de créditos diversos claro e Tim prometem a net super porém até no centro da cidade dados móveis são mais lenda que reais

                                                                                                                                            • A vivo ainda ocupa o primeiro lugar. Os planos pós da vivo tem preços bizarros, em relação às outras operadoras

                                                                                                                                                • Eu firme e forte com meus 20GB ligações e SMS ilimitado por 50 mangos, não troca a Tim jamais! Tenho a Net Virtua em cara som 60MB o dia que chegar a live Tim ADEUS VIVO E CLARO, 2 das maiores bandidas no setor, inclusive encabeçam o grupo que quer o fim da Net ilimitada residencial e da neutralidade de rede, parabéns a quem adoram essas empresas

                                                                                                                                                    • agora os 20 g aumentou para 55 na beta lab !! também tenho tim beta e hoje chegou o email com o novo preço ! Pode ver no site tim beta a nova tabela

                                                                                                                                                      • Umas dessas linhas Tim desativadas foi minha...mudei de Tim pra Claro, e por enquanto não me arrependo!

                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                        Windows

                                                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista