LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

4G deve chegar a 65% das conexões móveis na América Latina, mas o 5G pode demorar

04 de julho de 2018 0

De acordo com informações que foram comentadas no webinário realizado pela 5G Americas, no ano de 2019, as conexões 4G devem superar em quantidade de assinaturas a sua antecessora 3G. Além disso, o cenário aponta que em 2022, 65% das conexões móveis serão em 4G na América Latina.

Esse número poderá ser alcançado graças ao aumento no investimento em infraestrutura por parte das operadoras. Leandro Agión, Analista Senior da GlobalData para América Latina, comentou:

as assinaturas da 4G vão duplicar até 2022, alavancado principalmente o esforço das operadoras para aumentar a área de cobertura e a qualidade das comunicações 4G na região


Já o Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe, José Otero, chamou a atenção sobre a necessidade de disponibilizar mais frequências para o desenvolvimento da rede:

O espectro radioelétrico é o insumo vital das redes sem fio, e já estamos nos aproximando do mundo da 5G que permitirá a Internet das Coisas (IoT). A principal preocupação para o futuro é que precisaremos entre 3 e 18 GHz de frequências em áreas densamente povoadas para que as tecnologias funcionem corretamente

Para ele, o Brasil se destacou como um dos países da região que mais entregou espectro para o funcionamento da rede 2G, 3G e 4G de forma agregada. Isso permite que haja um aumento no número de assinaturas, sendo que a previsão para 2022 aponta que serão 804 milhões de clientes em todos os países da região.

Leandro Agión acredita que a tecnologia 5G deve chegar aos principais países da América Latina apenas em 2021. Isso porque muitas operadoras da região ainda estão focadas no aumento da disponibilidade da rede 4G:

Nossa visão é que a 5G chegará na América Latina em média em 2021, com suas primeiras ofertas comerciais nos principais países da região. As operadoras, segundo vemos, ainda estarão focadas em aumentar a área de cobertura da 4G e em monetizar seus investimentos nesta tecnologia. Por isso, apesar do fato de que muitos testes estão sendo feitos em vários países, não acreditamos que a 5G chegue antes disso


0

Comentários

4G deve chegar a 65% das conexões móveis na América Latina, mas o 5G pode demorar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista