LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Efeito Netflix? TV por assinatura procura se reinventar para segurar clientes

30 de julho de 2018 38

É inegável que na última década, com a força que a Netflix ganhou e com a internet se tornando mais popular, a forma como o público consome entretenimento mudou. E a Discovery, Turner, e Claro acreditam nisso.

Em evento realizado em São Paulo estiveram presentes Alessandra Pontes - VP da Discovery - Simoni Sobelman - diretora de vendas da Turner Brasil - e Agrício Neto, CEO da Claro TV. Na ocasião, foi dito que além do setor ter condições de competir de igual para igual com essas plataformas que o senso comum diz ameaçar sua existência.

Para Alessandra, aliás, a TV por assinatura hoje já não é mais uma televisão tradicional, com as distribuidoras plenamente capazes de empacotarem seus conteúdos em apps ou plataformas digitais que entregam programas e séries a qualquer momento por demanda, no conceito de TV Everywhere.

A Vivo, por exemplo, não para de adicionar canais e alta-definição ao seu app Vivo Play, permitindo que clientes consumam seus canais favoritos dentro e fora de casa.


Porém, para a diretora da Turner - Simoni Sobelman - falta comunicação para mostrar aos clientes as soluções já desenvolvidas nesse sentido. A Turner, por exemplo, só para o Cartoon Network possui o CN Já - com episódios da programação disponíveis para não clientes - o CN GO - com o sinal ao vivo do canal infantil - e o CN Anything, com episódios e programas originais dos estúdios do canal.

Apesar da forma de consumo estar mudando, para Agrício Neto será difícil romper com o modelo de vendas atual a curto prazo. Para ele, é descartado o conceito de desempacotamento, com a venda avulsa de canais e suas soluções de streaming. Porém, algumas redes já procuram atuar com o modelo. É o caso da Fox com o Fox+, e a HBO com o HBO GO.

A solução da Fox, inclusive, é oferecida como um adicional em algumas assinaturas de banda larga da TIM e da Vivo.


Além das soluções por parte das distribuidoras, é importante salientar que operadoras como Vivo, Claro e NET possuem suas próprias soluções de streaming: o NOW, por exemplo, engloba os conteúdos dos canais dos pacotes dos clientes e os disponibiliza através de uma interface web, em smartphones, e até no próprio decodificador do assinante para que ele assista seus programas a qualquer momento.

Em todo caso, com o crescimento ano após ano da Netflix e de concorrentes fazendo esse mercado se tornar cada vez mais competitivo, quem mais deverá sair ganhando é o consumidor. Afinal, novas soluções deverão continuar sendo oferecidas visando a retenção de clientes. Lá fora, a Telefônica inclusive fechou uma parceria com a gigante do streaming para unir o útil ao agradável. Quem sabe não vemos algo do tipo no Brasil em breve?

E você, assina alguma operadora de televisão paga? Ainda assiste seus programas nos canais ou os consome de outra forma? Conte para a gente nos comentários!


38

Comentários

Efeito Netflix? TV por assinatura procura se reinventar para segurar clientes
  • Não tenho e nem quero... Pra ter 4 canais, vc tem que engolir uns 15 que nunca irá assistir. Pra que então? Assisto youtube, Netflix entre outras coisas... Melhor..

      • Pra mim o maior problema da TV por assinatura está nos pacotes que são um absurdo de cara e além do mais são inúmeros canais que eu nunca vi é que nem me interessa, por isso hoje eu saí da TV paga e estou usando a Netflix atualmente é nt tenho nada a reclamar e já experimentei o now que também é muito interessante mas tem muito a melhorar

          • TV por assinatura seria bom se eu, ao escolher determinado pacote, pudesse escolher, ou retirar certos canais que não quero. Ser forçado a ter determinados pacotes de canais é péssimo.

              • Não adianta escolher,tudo é a la carte e caro,então preferível os serviços de streaming que sai muito mais barato e entrega muito conteúdo de primeira classe!

                • E sem contar que tudo quanto é filme,documentários,musicais que você paga por pacote a lá carte custa muito mais caro,aluguel de filmes,então prefiro mil vezes a Netflix,até mesmo a CW,outro excelente serviço de streaming,

                    • Eu sou assinante da oi e retirei os canais Telecine e hbo,e reduzi muito o valor optando pela Netflix,ganha -se muito mais @

                      • É muito, muito simples.. só acabarem com ganância que não quebrarão! pra que as pessoas tem que assinar duas vezes pra ver filmes? assina a operadora com a merreca de canais.. e ainda depois tem que assinar de novo HBO, TELECINE.. a p. .. que pariu, se quer ver esporte / futebol tem que pagar mais pagando Premiere, e assim vai.. por que já não englobam tudo num pacote só num preço justo.. mas não a ganância rola solta.. agora sofram o que outros serviços atrasados sofreram, desapareçam!!!!

                          • Aqui em casa minha TV é da oi. Eles tinham feito um pacote mim de $r 80, e com dois meses de degustação de todos os canais por 2 meses. Quando acabou a degustação, fiquei com 120 canais, mas na verdade, só tinham 6 que eu minha familia assistíamos.mandei cancelar.fizeram outro pacote pela metade do preço com todos canais. Só telecine e HBO como degustação por 70 dias. Quem tem netflix não precisa de telecine e HBO.

                              • Netflix não vale a Pena pagar, por que a final não possuí todo os filmes que você geralmente pesquisa. Em minha opinião Netflix é mais pra quem tem o foco em séries produzidas pela plataforma.

                                  • Como eu faço pra assistir jogos do campeonato brasileiro pela netflix? Como eu assisto game of thrones? Como assisto Westworld, Como assisto os jogos do Nadal, e os filmes da Mavel? Tbm não da pra assistir vários desenhos infantis q as crianças gostam exclusivos... nem canais de documentarios, séries como largados e pelados e várias outras coisas.. acredito q são produtos q se complementam, pois eu gosto de suits, por exemplo... mas não substitui...

                                  • Caro por um serviço porco.

                                      • No meu quarto e na sala temos claro tv.
                                        No quarto do filho tem neteflix

                                          • Eu tenho CabritoNET. Melhor não há.

                                              • Eu tenho o pacote NET HD Max + Virtua e uso ambos para trabalho e lazer, pq tenho minha agência em casa, trabalho em casa. Porém, mesmo assim, o pacote é caro, as propagandas são irritantes, padrão década de 70, interrompe o filme/programa no meio. Quem aguenta ver 10min de comerciais e depois voltar no clima do filme/programa de novo? Absurdo. Enfim, concorrentes com mídias diferentes estão chegando aos montes, smartTV/FireTV e outros, e de fato streaming "gratuítos" tem aos montes e eu uso para assistir muitos esportes que a nossa TV obtusa não passa. A TV Fechada luta contra um sistema a moda antiga, não largam o osso, mas é muito claro que, em breve, o consumidor deverá ter a oportunidade de montar o seu pacote de canais, nem mais e nem menos, apenas aquilo que vc quer ver e as propagandas precisam encontrar um meio de não irritar, se não, já era, vai perder o bonde da história.

                                                  • Ainda tenho canal pago por causa das transmissões de esportes que meu marido não abre mão, de resto nem assisto mais nada, filmes, séries e programas repetidos incansavelmente. Viva a Netflix

                                                      • O que tá matando é esse preço absurdo, não a Netflix, coloca o pacote completo(fora HBO e telecine) em HD por 99, pra ver se o quadro não muda!

                                                          • A VIVO Ja faz isso com Telecine e HBO aumenta 30 reais 139

                                                              • Com certeza. O que mata é que onde eu moro o sinal de TV Digital não chega, se quiser TV só por assinatura. A diferença do plano básico para o plano com um pouco mais de canais é coisa de 50,00 de diferença. Gosto de assistir noticiário, programas de entrevistas, etc.

                                                                  • Meu caso é o mesmo! Tenho um Combo da NET com TV HD (básico) + Fixo + Internet 60M. Assino Netflix e Amazon como serviços de Streaming. Praticamente não vejo os canais da tv por assinatura, mas não tem como ficar sem a assinatura, porque onde moro o sinal da TV Digital é muito fraco e pega só quando quer. Mas de resto, estou satisfeito.

                                                                • a única coisa que me prende a TV fechada são as programações ao vivo (futebol). Infelizmente não tenho internet boa para assistir ESPN e Premiere (que podem ser vendidos sem ter tv por assinatura).

                                                                  • Desisti de assinar tv por assinatura, antes tinha a SKY mas pagava uma nota para assistir 2 horas por dia (a hora que consigo), hoje NETFLIX e só! consumo de dados é alto, mas pelo menos assisto o que eu quero, a hora q eu quero!

                                                                    • "Reinventar" passa, obrigatoriamente, por preços competitivos. Coisa que não ocorre aqui. Aí os "cientistas do marketing" ficam procurando pelo em ovo.

                                                                        • Não.. Efeito azbox, set top boxes e iptv msm..
                                                                          Desde 2015 os receptores piratas vem crescendo bastante (inclusive há uma excelente matéria do isto é do ano passado falando sobre isso) e recentemente até surgiu leis e um comercial bem chato sobre TV Pirata.. Mas o Netflix tbm ajuda mas ainda é pouco comparado a TV Pirata.

                                                                          • Já pago a TV por assinatura, porque esses canais ainda teimam em também lucrar com comerciais? Quem é que aguenta 50 comerciais da Trivago em 20 minutos?

                                                                            Android

                                                                            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Dezembro 2019

                                                                            Especiais

                                                                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                            Android

                                                                            TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                            Android

                                                                            TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular