LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony Mobile tem queda brusca nas vendas e pode abandonar o mercado de smartphones

31 de julho de 2018 63

A divisão Mobile da Sony acaba de ter seus números revelados em uma recente conferência financeira, e os resultados são nada animadores.

Já sabíamos que a linha Xperia não estava vendendo tão bem nos últimos anos, e com os dados recentemente revelados, o cenário foi reiterado, mostrando uma redução na participação de mercado de quase 50%.

Ao final do segundo trimestre desse ano, a Sony conseguiu vender apenas 2 milhões de smartphones – 1,4 milhão a menos do que no mesmo período do ano passado.

Nesse ritmo, a estimativa de vendas da Sony no segmento móvel acaba de ser revisada, de 10 milhões de portáteis (marca estimada em abril) para 9 milhões, muito abaixo dos 13,5 milhões vendidos em 2017.

Com isso, a japonesa vai faturar cerca de US$5,49 bilhões, disputando com a HTC o posto de fabricante de smartphones Android menos relevante do mercado.

Para os fãs da marca, pelo menos a firma está se dando bem em outras áreas – o PlayStation, por exemplo, está suprindo as expectativas de venda, e em outras divisões a empresa parece estar financeiramente saudável.

Será que é hora de se preparar para a saída da Sony do mercado de dispositivos móveis? Ainda não sabemos, mas é bom já ir se preparando.

Veja também

63

Comentários

Sony Mobile tem queda brusca nas vendas e pode abandonar o mercado de smartphones
  • Eu tenho, sempre tive e gosto, então vou comprar até não existir mais e quando isso acontecer volto para a Nokia, odeio modinha, principalmente quando não há qualidade no produto, já testei as marcas mais conhecidas e de a qualidade de hardware não chega perto, digo otimização com o software, fico até "balançado" por alguns modelos da Samsung, mas não rola...
    Muita gente fala sobre preço, mas além da marca, com certeza deve ter outras coisas que as líderes fazem que a Sony não faz, mas no final todas vão ter que andar na linha a prova é o valor do do último, note da Samsung...

      • Simples... REDUZ O PREÇO. Sony não é Apple. Cabô, vai vender que nem água...

          • Gosto muito dos smartphones da Sony, mas, infelizmente, ficaram cada vez mais caros e com especificações inferiores a outras marcas que podemos comprar mais barato, então, só poderia resultar nisso mesmo. Buscamos custo benefício, o que a Sony não sabe o que significa.

              • Não seu como identificar esses smartphones X xz xz Premium Ultra poxa Sony vamos diferenciar esses nomes.

                  • Infelizmente ela extrapolou o limite em atirar nos próprios pés na área mobile, acredito que não tem mais volta, com as políticas praticadas atualmente, é impossível eles alcançarem espaço no mercado mobile. Falta de inovações nem é tanto um problema pois eles lançaram muitas tendências ultimamente ( 1° com Proteção contra água IP67, primeiro a filmar em 4k, 4k HDR, 1° com tela 4k, e 4k HDR, 1° super slow motion 960fps a 720p e 1080p, 1° Hires audio Ldac support e muitas outras) que infelizmente outras copiaram e além de melhorá-las, eles usavam a melhor sacada capitalista em cima disso, o marketing, coisa que a Sony mobile não pratica no mundo desde muito tempo. A confusão em atualizações de modelos intermediários e tops foram cruciais para o declínio total na área. O fim da linha Z que na verdade continuou existindo só com um nome diferente foi outro erro banal. Política ridícula de a cada 6 meses lançarem tops de linha, e até 3 intermediários do mesmo seguimento por ano; e em outras áreas nem sequer a população tem acesso ao último modelo lançado ainda. Ninguém quer trocar de celular de 5 em 5 meses, e muito menos saber que seu aparelho em alguns meses será substituído por outro top de linha. Sony teria que entender que a sopa de letrinhas não funciona sem um belo trabalho de marketing e publicidade, como a Samsung faz com excelência. Uma grande perda no mercado mobile.

                      • Para ter sucesso basta seguir as especificações do Motorola ONE, um celular que eu adorei em termos de especificação.
                        Especificações técnicas - Motorola One Power
                        Tela de 6.18 polegadas com proporção 19:9 e resolução Full HD+ (2246x1080 pixels) Chipset Snapdragon 636
                        3 GB, 4GB ou 6 GB de memória RAM
                        32 GB ou 64 GB de armazenamento interno
                        Suporte para expansão de memória via Micro SD de até 128 GB
                        Câmeras traseiras de 16 MP f/1.8 e 5 MP f/2.0 Câmera de selfies de 12 MP f/1.9
                        Bateria de 4850 mAh
                        Suporte a NFC
                        Dimensões: 155.8 x 75.9 x 9.98 mm
                        Peso: 170 gramas Cores: preto, branco, dourado e prata
                        Android 8.1 Oreo
                        .................................................. .................
                        Quando esse celular chegar eu certamente vou comprar! Eu quero 3 coisas boas em um celular e que nem os celulares de 4 mil hoje tem: Android puro, bateria para durar 2 dias e câmera de qualidade. O resto basta ser mediano como os do celular acima, não preciso de um snapdragon 845, 6 ram e nem um design todo de vidro.
                        O problema da sony é que não tem nenhum celular que eu gosto, nenhum com bateria boa, android puro e câmera legal em um único aparelho. Se fizer isso terá sucesso!
                        A maioria das pessoas no fundo querem apenas isso...nada de frescuras.

                          • A Sony faz tudo errado já há muito tempo. Lança flagships de 6 em 6 meses. Mostra aparelhos e demora pra começar a vendê-los. Demorou pra reduzir as bordas. Demorou pra aderir à câmera dupla. Tirou a entrada de fone. Trocou o design omnibalance por um genérico. Tirou o sensor de digitais da melhor localização. E cobra preços exorbitantes. Na boa, já tá fazendo hora extra...

                              • Se não me engano os números da HMD global/Nokia foram bem maiores que os da Sony mobile em pouco tempo de mercado o maior erro da Sony e manter um design ultrapassado em seus smartphones parece que a vê sempre do mesmo.

                                  • De 3 em 3 meses o TC lança essa matéria. Detalhe, há anos! hahaha"Sony" pode encerrar o setor mobile" e blá blá blá...Quanta raivinha da Sony! hehe

                                      • Acho que é devido a cada 3 meses as empresas apresentarem os relatórios financeiros aos investidores. Como eu disse abaixo, hoje em dia qual empresa está tendo lucro no setor mobile, além da Apple, Huawei e Qualcomm?

                                        • Falei que isso iria ocorrer ontem, bom isso que dá ser ignorante para o mercado mobile atual!

                                            • Se isso vier a acontecer será uma lamentável decisão!
                                              Se não vende é porque a culpa está na política de preços altos dela mesmos. Seus dispositivos não deixa a desejar a nenhuma outra marca por aí. Eu sou um sonymaníaco e confesso que ficaria muito decepcionado com essa decisão da Sony em nós abandonar.
                                              Estou esperando a venda do novo Xperia XZ2 Premium, aqui no Brasil para comprá-lo.

                                              • Está nessa situação porque quer estar nela.
                                                Uma marca que já fez tendência (ex: versão compacta de aparelhos celulares, ideia essa que foi adotada pela Samsung entre outras, versão Premium adotada pela Samsung e iPhone, porém, com o nome diferente o tal Plus, foco nas câmeras ideia da Sony, adotada pela Samsung, Asus, e milhares de outras empresas mobile, botão de impressão digital na lateral adotada atualmente pela Motorola), mas no mercado hoje em dia não passa de uma mera quadjuvante e por querer se manter no passado estético e preços absurdos, não tem um marketing forte e nem interessante.
                                                E sempre com a ideia sem noção de lançar um top de linha a cada 6 meses, vê se tem cabimento?
                                                Sony siga as tendencias de mercado ou se afundará mais ainda assim como aconteceu com a Kodak e xerox.
                                                Lance uma linha mobile mais clean
                                                Ex: linha S, X, e retornem com a linha Z com preços justos e um designer atraente.
                                                É tão difícil perceber isso?

                                                  • Más essa estratégia que a Sony adotou no mercado de smartphones, me faz enteder que essa era a meta "abandonar o mercado de smartphones". A Sony nada contra a maré, fugindo da tendencia e da inovação, fico triste pq sou fã da marca Sony tenho um notebook Vaio, Xperia Z5, PlayStation 4, 3, vita e psp. Saudade da época da linha SonyEricsson existia uma infinidade de produtos para todos os gostos.

                                                      • Claro kkkkkk, botando o preço do telefone igual o Iphone X ngm vai comprar né

                                                          • Só abaixa o preço bb...
                                                            Sony melhor celular q já tive ,fiquei 3 anos com um.
                                                            Mas quebrei ai comprei outro, queria muito ter comprado outro da Sony, mas são muito caros

                                                              • Melhor smartphone Sony foram Xperia zq e Xperia z3

                                                                  • Só tem celulares caros que só a p***@...

                                                                      • Demoro, com os celulares iguais a de 5 anos atrás e os preços astronômicos iria levar a isso demorou foi muito ainda. Vai tarde

                                                                          • só ela que ainda nao sabe q a palavra sony já não significa nada de mais

                                                                              • Outra que também está lucrando muito é a Qualcomm, pois fornece processadores pra maioria das empresas desse ramo.

                                                                                  • Mas qual empresa está tendo lucro atualmente no setor mobile? Xiaomi teve prejuízo, A Lenovo, relatou que até então não conseguiu lucrar com a Motorola, a Lg teve prejuízo, a Htc, uma das que mais inovaram no setor, no prejuízo também, Blackberry, idem... Samsung, não sei dizer, pois os S9, S9+ não estao vendendo como esperado. Huawei e Apple são as unicas que estão lucrando por enquanto.

                                                                                      • Verdade. O setor mobile está saturado, no geral quase todas as empresas/fabricantes estão tomando prejuízo no setor mobile, acho que o diferencial vão ser os serviços, preços mais acessíveis, que cada uma podera oferecer...

                                                                                          • independente de saturado ou não, os celulares continuam quebrando e ficando velhos. Todo dia tem alguém comprando.

                                                                                              • Exatamente, o setor está saturado.

                                                                                                  • Pois é... Não se vende mais celulares como antigamente... Um dos fatores é que "praticamente" todo mundo "já tem" um celular.
                                                                                                    O grande boom nas vendas foi quando as pessoas, que não tinham celular, começaram a adquirir... Outro grande boom aconteceu quando trocaram os celulares antigos pelos smartphones... mais outro boom quando trocaram os smartphones pelos sistemas operacionais inovadores, tipo Android top e iOS top...
                                                                                                    Mas "agora", só estão adquirindo novos celulares as pessoas que têm grana (e já têm celulares bons) e querem novos só pra "ostentar"... porque por necessidade mesmo são poucas... Os celulares hoje estão numa "zona de conforto" absurda, pois não há inovação na tecnologia!
                                                                                                    O celular "antigo" acaba fazendo AS MESMAS COISAS que os celulares "novos"... Abrem o whatsapp, o facebook, o instagram, etc...

                                                                                                • Acho que tem uns 4 anos que li a respeito da Sony deixar de fabricar aparelhos telefônicos...%uD83E%uDD14

                                                                                                    • É melhor ela abandonar mesmo, não sabe dançar conforme a música=mercado.

                                                                                                        • Quando se pensa que é o melhor as coisas acabam mal, nós não estamos no tempo do monopólio de exclusividade, Sony vende os seus produtos muito caro, esquece que o mercado tem ofertas flexíveis para todos os bolsos. E SE A SONY QUISER RECLAMAR FALE COM A XIAOMI, A OPPO,VIVO,ONE PLUS,TECNO,INFINIX E A MEIZU

                                                                                                            • Isso é uma coisa bem conhecida, e a Sony deveria estar preparada pra isso. Pq é uma noção básica de administração, eles não estão inovando, fora os preços mais altos para oferecerem produtos que nem competem lado a lado com os top das outras marcas.
                                                                                                              Eu gosto bastante da Sony, mas os preços altos e baixa qualidade, que a Sony vem oferecendo, me fez migrar para Motorola, e não tenho me arrependo. Mas eu queria muito ver um celular da Sony voltando a ser um dos melhores.

                                                                                                              • Abandona, cai fora, a próxima tem que ser a LG, bjs

                                                                                                                • Acho é pouco, quem manda dá uma de maçã estragada.

                                                                                                                    • ''mas é bom já ir se preparando'' KKKKKKKKKKKKKK

                                                                                                                        • A Sony é boa mas peca em oferecer produtos caros demais para o que oferecem

                                                                                                                            • A culpa é da própria Sony.

                                                                                                                                • A Sony está no mesmo caminho que a nokia tomou a uns anos atrás e quase desapareceu, insistir no erro é o pior caminho para qualquer coisa.
                                                                                                                                  Os aparelhos da Sony são potentes, isso ninguém pode negar, mas são caros e frágeis demais, além do mais o público tem desejado um design mais arredondado, com bordas menores e com boa resistência.
                                                                                                                                  Talvez se eles mudarem um pouco de estratégia e prestarem atenção nos consumidores vão conseguir se reerguer.

                                                                                                                                  • Acabar nunca atualização aí direto nos seus aparelhos lançamento de novos linha z e xa3

                                                                                                                                      • O problema maior ainda acho q é o preço dos aparelhos, disputar mercado com aparelhos cheios de inovações das outras marcas, enquanto ela continua com o mesmo designer e ainda com preço alto, perde espaço mesmo

                                                                                                                                          • "Com isso, a japonesa vai faturar cerca de US$5,49 bilhões, disputando com a HTC o posto de fabricante de smartphones Android menos relevante do mercado." . Podiam ter ficado sem essa.

                                                                                                                                            • a Sony precisa renovar seu design pq desse ano não agradou, quem sabe aposttar em tela OLED, diminuir as bordas mais um pouco e rever seus preços,se ele tiver uns preços mais agressivos e rever tudo isso q citei garanto q voltaria a vender bem,mas também fabricar um bom intermediário

                                                                                                                                                • Sony estava indo na contramão das chinesas, parece ate q estava em um mundo paralelo, emfim...

                                                                                                                                                    • Lançando um aperelho por $ 999 é pedir para morrer.

                                                                                                                                                        • Gostava do design da Sony até o Xperia Z5. É uma pena que mudaram depois.

                                                                                                                                                            • Só mudar os designers. Passou tanto tempo com um único design de smartphones e quando muda, faz essa aberração chamada XZ2 e XZ2 Premium. O Compact ainda se salva.

                                                                                                                                                              • São muito caros, os ícones do Android da Sony são muito feios.

                                                                                                                                                                  • Vai tarde..

                                                                                                                                                                    • É só questão de renovar o design e a interface, Sony. A marca é ótima e o hardware sempre bacana, mas a parte de fora tbm conta pra ter sucesso.

                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                        TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                        TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular