LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Consequências fatais? Apple vai descontinuar programa de afiliados da App Store

02 de agosto de 2018 0

Hoje, podemos dizer que existem duas grandes lojas para desenvolvedores de aplicativos para smartphones distribuírem seus projetos: a App Store e a Play Store. A primeira, como já vimos, é mais lucrativa que a segunda, e por isso costuma encher mais os olhos de quem está começando.

A loja de jogos e utilitários para iOS inclusive já distribuiu mais de US$ 100 bilhões aos seus parceiros, que contam com uma comunidade com bom poder aquisitivo, e uma ótima divulgação em blogs, sites e diversas plataformas que dão conta de cobrir lançamentos e resenhar os produtos novatos por lá. É o caso, por exemplo, do Touch Arcade, uma referência para jogos de smartphones.

Porém, uma mudança que em breve será implementada pela Maçã promete mexer com as estruturas da App Store, e isso tudo porque, aparentemente, a gigante de Cupertino quer fazer ainda mais dinheiro, mesmo com a receita recorde obtida no último trimestre.


A partir do dia 1º de outubro a Apple encerrará o programa de afiliados para aplicativos e jogos. Atualmente ele reverte 2,5% dos gastos de algum programa ou game baixado via indicação de alguma outra plataforma em lucro para esse divulgador. Essa taxa quem paga é a própria Maçã, que a tira dos seus 30% de lucro que ganha em cima de qualquer transação financeira via App Store.

Para os sites que contavam com essa receita, o que a Apple está fazendo é como mostrar um enorme dedo do meio.

Eli Hodapp, editor-chefe do Touch Arcade, não sabe o que o portal fará com o fim do programa, e considera a decisão um grande soco nos dentes.

Esse é certamente um grande soco em nossos dentes - do tipo que vai matar diversos veículos independentes que se apoiavam nessa iniciativa para gerarem alguma receita. Não faz sentido. Não é bom para ninguém, e faz a Apple parecer egoísta e ignorante."

O fim de plataformas como a de Hodapp traz ainda uma outra consequência: com portais mudando o foco - ou reduzindo esse tipo de pauta - desenvolvedores menores e independentes também sairão perdendo, vez que contam quase que exclusivamente com a divulgação e análise desses sites para atingirem novos usuários. Afinal, é impossível competir com o marketing de grandes desenvolvedoras que colocam milhões de dólares em campanhas de anúncios.

No ano passado, a Maçã já havia tomado uma decisão que prejudicava quem contava com o programa de afiliados, reduzindo a comissão de 7,5% para os atuais 2,5%. Agora, irá matar o programa definitivamente, sob o argumento de que a reformulação da App Store permite uma exploração eficaz de novidades para a comunidade do iOS.


No final, parece que a empresa liderada por Tim Cook toma uma decisão que financeiramente não diz muito para ela, mas que resultará fatalmente em uma mudança de mercado que prejudicará aqueles que ela diz abraçar: os desenvolvedores.

Até outubro a companhia pode repensar a decisão, o que é bastante improvável para uma marca cautelosa que não tem histórico de rever decisões já proclamadas...

E você, o que achou da decisão? Qual seria o objetivo da Apple por trás do fim do programa de afiliados? Você costuma usar sites e portais para descobrir novos jogos e programas? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Consequências fatais? Apple vai descontinuar programa de afiliados da App Store
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista