LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O meu é melhor: Intel teria convencido Microsoft a não usar Snapdragon no Surface Go

25 de agosto de 2018 8

O mais novo membro da família Surface está entre nós: o híbrido Surface Go fez sua estreia e chamou a atenção por trazer um processador Intel Pentium Gold ao invés de um Snapdragon da Qualcomm. E seus números, bem, têm ficado abaixo do esperado.

Isso, claro, não é culpa exatamente da Intel. A empresa de tecnologia até tem - possivelmente - culpa no cartório, mas referente a outro problema: uma puxada de tapete na sua concorrente para fornecer os chips ao dispositivo da Microsoft.

Quem levanta essa possibilidade é Paul Thurrott, do site Thurrot, um blog sobre tecnologia. Segundo ele, a gigante de Redmond cedeu aos pedidos insistentes da fabricante e por isso desistiu de optar pela arquitetura ARM. Oficialmente, a empresa se justifica dizendo que o produto da Intel fornece uma melhor comunicação e compatibilidade entre hardware e software.


Para reforçar essa narrativa, o The Verge - em artigo - diz que a decisão também se baseou no fato do Snapdragon ainda não atingir o mesmo desempenho da linha Pentium, o que provavelmente serviu de argumento quando as companhias sentaram na mesa em mais uma rodada de negociações.

A história, se verídica, pode colocar a Intel como uma vilã. A empresa ainda não detém monopólio de chips na arquitetura x86 graças à concorrência da AMD. Mas faz o que pode para evitar a entrada de novos players, inclusive ameaçando processar quem ousar emular a arquitetura.

Vale lembrar, a Qualcomm anunciou o Snapdragon 855, seu mais novo chipset top de linha. Quem sabe com mais alguns anos a fabricante chame a atenção da Microsoft novamente quando ela optar por um novo produto Surface...

E você, acredita que a Intel pode ter mexido alguns pauzinhos para sair vitoriosa no fornecimento de chips para o Surface Go? Conte para a gente nos comentários!


8

Comentários

O meu é melhor: Intel teria convencido Microsoft a não usar Snapdragon no Surface Go
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista