LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Do rádio automotivo a conexões 5G: Motorola celebra 90 anos com passagens até mesmo na Lua

26 de setembro de 2018 4

Tendo completado ontem, 25 de setembro, 90 anos de existência, a Motorola nasceu em 1928 pelas mãos dos irmãos Paul e Joseph Galvin sob o nome de Galvin Manufacturing Corporation – mudando para Motorola apenas em 1947 graças ao grande sucesso obtido pelo rádio automotivo Motorola, lançado em 1930.

Com apenas um produto e cinco funcionários, a primeira peça projetada pela marca, em 1928, visava resolver um problema muito comum ainda nos dias de hoje: duração de bateria. O eliminador da Galvin Manufacturing era um conversor de potência que permitia que rádios de pilha pudessem usar correntes elétricas.

Em 1943, a ainda então Galvin desenvolveu o primeiro rádio FM bidirecional portátil do mundo. Responsável por grandes inovações, dali em diante a empresa, já como Motorola, acumulou sucessos, sendo responsável por trazer ao mercado o primeiro transistor de alta potência do mundo; o primeiro telefone celular portátil, o Motorola DynaTAC 8000, que tinha o tamanho de um tijolo e o peso de um abacaxi; e o primeiro pager bidirecional.

Imagem: Motorola

Com a icônica asa de morcego se juntando ao logotipo da companhia em 1955, oito anos após a mudança do nome, a Motorola continuou marcando história, embarcando em 1969 o rádio transmissor da marca no módulo lunar da Apollo 11, sendo responsável por retransmitir as primeiras palavras da Lua para a Terra.

Imagem: Reprodução / AndroidGuys

Seguros ao ambiente terrestre, a empresa marcou o design de várias gerações, passando desde o lançamento do pager Sensar em 1982, com apenas 56g e um design único do tamanho de uma caneta esferográfica, até o lançamento do sucesso de vendas Motorola Razr V3, em 2004, que com mais de 130 milhões de unidades vendidas, revolucionou o design dos telefones celulares, se transformando em um acessório de moda.

Imagem: Motorola

Voltando um pouco nessa linha do tempo, chegando em 1995, a companhia foi responsável por um lançamento um tanto quanto interessante: o pager numérico Motorola RSVP. De uma forma semelhante ao que acontece hoje com os famosos moto snaps, que podem ser acoplados nos smartphones da família Moto Z e levar novas funções (projetor, impressora de fotos, alto-falante e muito mais) aos aparelhos, o pager se acoplava a qualquer modelo de celular MicroTAC, criando uma combinação entre dois dispositivos.

Imagem: Motorola

Com sua primeira venda internacional datada de 1930, na cidade do México, e com sua primeira subsidiária internacional datada de 1952 em Toronto, Canadá, nascida em Chicago, a Motorola hoje expande seu raio de atuação em um âmbito global, chegando a mais de 85 países.

Imagem: Motorola

Celebrando os seus 90 anos, a companhia mantém o seu foco na inovação, mas se mantem fiel as suas raízes, oferecendo aos proprietários do recém lançado Moto Z3 a possibilidade de se conectar a redes 5G da operadora americana Verizon através de um moto snap pronto para essa funcionalidade. São velocidades até 10x mais rápidas que a tecnologia sem fio atual, sendo possível, de acordo com a própria empresa, “baixar a última temporada da sua série favorita em alta definição enquanto você espera o avião levantar voo”.

Imagem: Motorola

E para você, qual foi o produto da Motorola que mais marcou época? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo.

  • O Motorola Moto Z3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z3 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Do rádio automotivo a conexões 5G: Motorola celebra 90 anos com passagens até mesmo na Lua
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista