LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Notch demais? Patente revela smartphone com quatro entalhes

29 de outubro de 2018 23

Tendo feito sua primeira aparição no ocidente de forma significativa em meados de agosto de 2017 com o Essential Phone, da Essential, o notch – ou entalhe, é uma verdadeira tendência de mercado e já incorpora smartphones das mais variadas categorias, de modelos de entrada até aqueles que são verdadeiros topo de linha.

Podendo ser visto nas mais diversas formas, seja em gota, formato mais alongado ou mais estreito, e abrigando os mais diversos sensores, desde iluminação e reconhecimento facial até uma ou duas câmeras frontais, o agora famoso entalhe divide opiniões entre consumidores, sendo amado, ignorado ou até mesmo, odiado.

Para os que gostam – independente da sua forma, ou para aqueles que não gostam de como ele é implementado atualmente nos smartphones, a empresa alemã NewMedia GmbH registrou no último mês de junho uma patente de um dispositivo com nada mais, nada menos, do que 4 notchs simétricos distribuídos nos quatro cantos da tela. Confira a imagem abaixo.

Imagem: Reprodução/Letsgo Digital

Como pode ser visto na figura – retirada da patente submetida a United States Patent and Trademark Office (“Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos” em tradução livre), além do dispositivo com 4 entalhes, há também um de design mais conservador, abrigando apenas dois entalhes laterais e uma borda inferior, e uma variante.

Buscando, ao que parece, levar um aproveitamento de tela absurdo ao usuário, distribuindo sensores em todos os 4 cantos da tela, o dispositivo de design inovador busca contorna os problemas de ter que embutir sensores e câmera(s) abaixo do display – assim como tem sido comentado nas últimas semanas sobre o ainda inédito Samsung Galaxy S10.

Imagem: Reprodução/Letsgo Digital

Projetado pelo engenheiro Lothar Pantel, a patente não descreve com clareza em qual dos entalhes cada sensor ou câmera ficaria, havendo a descrição de diversas variantes. No entanto, pelos desenhos trazidos, podemos ver que as possibilidades são vastas. Há desde variantes com câmeras duplas, onde cada câmera fica localizada em uma borda superior, até variantes em que os entalhes abrigam sensores voltados para reconhecimento facial e desbloqueio através de biometria.

Além disso, o registro ainda revela que o alto falante ficaria localizado abaixo da tela e que o design patenteado poderia ser utilizado até mesmo no caso de um dispositivo dobrável. A patente traz também a forma com que o conteúdo seria exibido, mostrando casos em que os elementos se adequam as bordas diferenciadas, as contornando, e casos em que o conteúdo passa sob essas.

Imagem: Reprodução/Letsgo Digital

Indubitavelmente, o design apresentado pela companhia alemã é inovador, trazendo ao mercado uma proposta diferente de tudo que já é implementado atualmente, dando uma impressão de que ainda é possível renovar dentro de um campo já conhecido e amplamente explorado. No entanto, ainda não é possível afirmar se veremos algo do tipo nas lojas em futuro próximo, cabendo as marcas o direito da aposta.

E você, o que achou do design com notch quádruplo? Diga a sua opinião para a gente nos comentários abaixo.


23

Comentários

Notch demais? Patente revela smartphone com quatro entalhes
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular