LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gigantes do monopólio: Google, Facebook e outras podem dominar mercado de tecnologia

13 de novembro de 2018 6

O mercado de tecnologia atualmente é formado por algumas gigantes que geralmente dominam as áreas nas quais atuam. Um exemplo é o próprio Google que detém praticamente um monopólio da publicidade online com seus 92% de participação, sendo que o Facebook fica com 70% do mercado de redes sociais.

Por conta disso, uma publicação estadunidense resolveu procurar saber como essas grandes empresas de tecnologia estão monopolizando alguns mercados importantes e sufocando a concorrência em um momento no qual preocupações de privacidade e preços começam a atingir usuários comuns.

A Amazon está esmagando os varejistas e enfrenta diversos conflitos de interesse por ser um gigante do comércio eletrônico e ao mesmo tempo a principal plataforma online de marketplace. Já o iPhone da Apple e o Android do Google controlam completamente o mercado de aplicativos móveis e determinam se as empresas podem alcançar seus clientes e em quais condições.


O primeiro ponto destacado é que os órgãos reguladores não estão agindo corretamente para fiscalizar o surgimento desse tipo de monopólio. Um dos maiores exemplos é que o governo dos Estados Unidos permitiu que a Amazon comprasse uma série de varejistas locais para dominar o mercado.

Além disso, a maioria dos departamentos de fiscalização aprovaram a compra do Instagram e WhatsApp pelo Facebook, algo que tornou a empresa de Mark Zuckerberg a maior rede social do mundo. Isso muito se deve ao fato de a maioria dos reguladores aprovarem esse tipo de fusão com base no "bem-estar do consumidor".

Desta forma, se a fusão de empresas entregar um bom preço ao consumidor, os reguladores dos EUA geralmente aprovam a negociação. No entanto, o texto aponta que isso está criando grandes monopólios no mercado de tecnologia, uma vez que gigantes acabam comprando futuras concorrentes quando elas estão em fase de startup.

Por isso, para se ter uma ideia do tamanho da "fome", Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft já compraram cerca de 500 empresas na última década. A grande maioria delas com poder para se tornar futuras concorrentes e com tecnologias inovadoras que foram absolvidas posteriormente.

Isso acaba tornado tudo muito concentrado e trazendo problemas para o mercado de tecnologia, sendo que nem sempre essas gigantes oferecem um preço baixo por seus produtos. Isso pode ser visto no ramo dos smartphones onde a maioria das fabricantes estão subindo os valores dos aparelhos, sendo que apenas as chinesas ainda conseguem oferecer um bom custo-benefício.


6

Comentários

Gigantes do monopólio: Google, Facebook e outras podem dominar mercado de tecnologia
  • a

      • Nossa, que matéria de viés esquerdista, como 99% da imprensa mundial. A AMAZON já começa a assustar muita gente aqui no Brasil. Vai acabar essas comissãozinhas via propaganda travestida de matéria que muito site faz por aí, em parcerias com lojas chinesas, deixando o consumidor entregue a própria sorte, se o produto vai chegar, se será taxado ou não e ainda, sabe Deus quando vai chegar. É isso que o consumidor deseja? Não!!!! O que desejamos é uma Amazon com vários smartphones chineses, a preços baratos e a pronta entrega (já está acontecendo, para desespero de alguns). E ainda mais, desejamos um país capitalista liberal, e que daqui alguns anos possa estar melhor como um todo, e que o povo e as empresas consigam viver em um mercado estável e menos oneroso. Não será em 4 anos, mas teve sistema perverso que em 16 anos, levou o país a bancarrota e a miséria. Ahhh, o novo Governo já fala em diminuir as taxas de importação. A Amazon agradece !!! E nós tb.

          • Sério q o cara gastou a internet 2G dele para escrever isso? Concorrência é boa sim. E outra. A culpa dos celulares chineses não chegarem é dos correios, a taxação tbm. Já que eles enviam tudo certinho, e prestam um atendimento melhor q as lojas brasileiras

            • quanta m**** em um comentário, a concorrência sempre é boa, a amazon nao é nenhuma santa, o dinheiro que eles ganham vendendo aqui vai todo para os estados unidos, o que fica no brasil é o só salário dos funcionarios, e se começa a sair mais que entra, vamos ter um problema, aprenda a valorizar as empresas nacionais, nem todas empresas brasileiras sao lixo.

                • Quanta merda você conseguiu escrever... pqp... vá se tratar, estudar, entender mais como as coisas funcionam, filhão. Se a escola não der jeito, Jesus que trate de abençoar a alma deste pobre infeliz!!!

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista