LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Surpreso? Smartphones deveriam durar mais de 12 anos, sugere especialista

16 de novembro de 2018 99

Tente se lembrar de como eram os celulares antes dos smartphones: boa construção física e competentemente rápidos para o que podiam fazer. Era possível permanecer anos com um, sem perceber - ao menos na mesma velocidade que percebemos hoje - que estamos usando um produto defasado.

Ironicamente, por mais sofisticados que sejam os celulares de hoje, a impressão vai na maioria das vezes no caminho contrário, com lançamentos de dois ou três anos atrás já não parecendo mais tão atrativos assim. Por isso, o ciclo de consumo é acontece cada vez mais rápido, com o bombardeamento constante de novos produtos com uma melhoria de design, menos bordas, alguns pixels a mais na câmera, e uma bateria ligeiramente mais competente.

Porém, como é de se suspeitar, nossos aparelhos deveriam durar bem mais do que duram. Quem diz isso é Benito Muros, da Fundação Energia e Inovação Sustentável Sem Obsolescência Programada (FENISS). Segundo ele, os celulares de hoje possuem plena capacidade de funcionarem por 12 anos, mas nenhuma companhia está interessada em oferecer uma vida tão extensa aos produtos.


E as razões para isso seriam óbvias: é interessante para as fabricantes que o ciclo de consumo seja intenso. Para Benito, não existe hoje nenhuma empresa que não trabalhe com a obsolescência programada, que já é idealizada desde a construção dos dispositivos, com a disponibilização de atualizações de segurança, por exemplo, que deixam alguns modelos mais lentos.

Além disso, a falta de atualização do Android prejudica a compatibilidade com aplicativos. Nesse aspecto a Apple é a que menos deixa a desejar, já que em pleno 2018 segue atualizando até mesmo o iPhone 5S de 2013.

Outro ponto que faria parte dessa estratégia de defasar um equipamento seriam as dificuldades em torno do reparo dos mesmos. Imagine que um display quebrado pode custar o mesmo que um celular novo e pronto: já há um forte argumento para um consumidor fazer essa escolha. Os custos de manutenção do novo iPad Pro, por exemplo, não nos deixam mentir.

Uma alternativa que pode ser adotada pelos consumidores insatisfeitos com a baixa duração de um smartphone Android é investir em sistemas operacionais alternativos, como o LineageOS. Claro, a melhor solução seria um bom suporte das marcas. Será que essa prática pode mudar nos próximos anos?

E você, quanto tempo costuma ficar com o mesmo smartphone? Em quanto tempo seus aparelhos costumam apresentar problemas? Conte para a gente nos comentários!


99

Comentários

Surpreso? Smartphones deveriam durar mais de 12 anos, sugere especialista
  • Sempre gostei de phablets... Em 2016, comprei um Honor Note 8... Verifiquei que era muito frágil, qq queda e a tela trincava mesmo com película protetora. Em 2018, peguei um Xiaomi Mi Max 3 e coloquei uma case poderosa Love Mei nele, fiquei com três anos com ele pois a memória de 64 GB se mostrou insuficiente para meu uso. Agora, comprei o Ulefone Armor 13, com 256 GB de memória interna, processador mais veloz, bateria de 13.200 mAh e já encomendei películas e cases para ele. Devo ficar com ele, pelo menos, uns 5 anos.

      • " a Apple é a que menos deixa a desejar..." Uma piada né!? É a impresa que mais pratica obsolescência programada descaradamente.

          • E dura, a questão é o Dono.
            Tenho um Nokia N70 inteiro.

            • já tenho meu j2 prime faz 7 anos

              • Em 2019 comprei um topo de linha de 2012 recondicionado (Xperia S). O que notei foi que o Android antigo estava mais lento do que deveria, rodei um programa pra ver o que estava por trás: várias mensagens de erros, coisas que o Android tenta fazer em background e não consegue pois está desatualizado, então fica repetindo mil vezes os comandos, com mil erros. Na prática o smartphone funciona muito bem, instala muitos apps. Mas não deixa instalar Uber, 99 ou apps de bancos devido a versão do Android. O Facebook instala e fica lento, o Instagram não atualiza, só deixa usar a versão que veio de fábrica, desatualizada, que trava toda hora, não tem como usar, por isso tô usando o Instagram via navegador Firefox. Outros apps ok.

                  • Estou fazendo minha parte. Não compro mais aparelhos com bateria não removível. Estragou a bateria, compro outra e substituo.

                      • O duro é que smartphones com bateria removível estão cada vez mais escassos.
                        É difícil você encontrar smartphones com Android Nougat, Oreo ou Pie com bateria removível.
                        E a maioria é no máximo intermediário.
                        E mesmo para intermediário, sempre acaba faltando alguma coisa (se tem flash LED frontal, é apenas 16 GB, e se tem 32 GB, não tem flash LED frontal, e assim vai).

                          • Então qual é seu aparelho atual? Um galaxy s5? Este é o último modelo que conheço que tem a bateria removível de uma forma fácil, é importante lembrar que TODOS os aparelhos podem trocar a bateria, só que dá um pouco mais de trabalho

                          • Minha média é de 2 anos com o mesmo aparelho. O meu atual completou um ano comigo, mas gostei tanto dele que pretendo ficar bem mais.

                              • A melhor coisa para quem investiu em um smartphone acima de 2K é colocar um case emborrachado super protetor. A segunda coisa a se fazer é colocar um ROM de android limpa. Fazendo essas duas coisas, vc terá um smartphone para cinco anos, fácil, fácil.

                                  • Sou fa dos aparelhos Nokia. Uso meu lumia 925 ate hoje.

                                    • s´2

                                        • Olham ai haters do android choram, apple ate ai ela e melhor quem compra um não troca jamais e ele dura ate 5 anos com a pessoa tendo sempre atualizações....

                                          • A bateria teria que ser substituída por algumas vezes nesses 12 anos...Hoje usamos mais os equipamentos do que antigamente, que se trocava uma mensagem ou outra, além de ligações. Hoje um aparelho é usado constantemente ao longo do dia e noite, é um fato a ser levado a consideração

                                              • Consumismo e que mantem esse ciclo, o camarada todo ano que troca de aparelho, por isso que as empresas ficam renovando tem demanda

                                                • Simplesmente parem de falar que iPhone 5S é plenamente utilizável atualmente. É uma verdadeira lerdeza aquilo. A Apple só o atualizou depois do terrível iOS 11 e para falar que tem a maior porcentagem de aparelhos rodando a última versão.

                                                  • Uns 20 ainda

                                                      • O problema do iPhone é que mesmo que dure 5 anos, teoricamente o suporte, depois dos 5 anos ele perde o suporte total.
                                                        Já um Android, principalmente se for um top de linha. Suporte morre geralmente com 3 anos, salvo raras exceções que chegaram a 4 anos. Mas ainda assim é pouco! O lado bom é que você pode instalar uma custom rom e mantê-lo funcional por muito mais tempo.

                                                          • 4 anos com o iPhone 6 Plus

                                                            • É assim que as empresas sobrevivem.

                                                                • Os smartphones atuais, aqueles sem bateria removível perdem boa parte da autonomia da bateria no primeiro ano de uso, smartphone já é muito descartável, só ainda uso hoje em dia porque ele é perfeito pra transporte.

                                                                    • Cadê o CEO da Microsoft que disse que os smartphones eram passageiros e matou a linha mobile?

                                                                        • Acredito que quanto mais os smartphones não se desenvolvendo, mais eles podem durar. Um topo de linha de 2012, como um Galaxy S3, Nexus 4, ainda funcionam bem, e acredito que funcionarão bem até 2020.

                                                                            • Por isso tenho meu Nokia N95 e o Galaxy S5 em uso até hoje..... Smartphone novo todo ano é consumismo.......

                                                                                • Depende, o Galaxy S3 tem hardware topo-de-linha de 2012 que hoje é ruim até para aparelhos de entrada. Ainda funciona, mas a experiência de uso é horrível e qualquer um preferiria um aparelho novo que funciona melhor.

                                                                                    • Comprei um V10 da LG. Celular de 2015. Paguei 430 nele. Android Nougat. 64GB de memória interna e 4GB de DDR. Câmera dele da e sobra. Ainda roda tudo lisinho, não trava. E tem bateria removível. É só trocar. Tem celulares que podem durar anos a fio. É só saber escolher. O V10 dá pra usar por mais 3 anos tranquilo. Mesmo sem atualizações.

                                                                                      • Olha, se não fosse pelas limitações do sistema, eu estaria com meu 640XL até hoje. Vou passar um bom tempo com meu celular atual (Moto X4), me atende perfeitamente, e pelo meu uso não vejo utilidade em um celular mais parrudo .

                                                                                          • %uD83E%uDD14%uD83E%uDD14... Durar 12 anos.. Cara as coisas estão mudando muito rápido.. 01 câmera, 02 câmeras, 03 câmeras.. Leitor de Iris, impressão digital, FaceID e etc. etc.. Fora as novidades em Software que são um Monte.. Estamos a passos largos e tem ainda MUITA coisa pra melhorar.... Se pudesse trocava a cada 6 meses... O grande problema é o PREÇO..

                                                                                            • Se você comprar um top de linha ele pode durar 12 anos, porém não vai der atualizado de software

                                                                                                • Estou com um basicão de 2015, ganhei-o de presente. Apesar dos hardware e software envelhecidos, ainda o utilizo tranquilamente. Depende da expectativa e cuidado que o usuário tem pelo smartphone. Por exemplo, não jogo e não utilizo apps pesados. Tenho cuidado em recarregar o celular nos momentos certos, bem como não o deixo super aquecer. Não deixo a memória interna cheia (mando os arquivos à nuvem) e nem deixo o multi tarefas com vários apps abertos.

                                                                                                  Ou seja, se o usuário utilizar o smartphone para atividades simples e tiver o cuidado necessário, ele poderá ter um celular para vários anos.

                                                                                                  Atualmente, o que me faz querer mudar de celular é uma câmera boa, sistema atualizado e poder experimentar certas novidades. Mas o meu celular atual continua rápido, leve, funcional e externamente bem conservado.

                                                                                                  A dica que dou é: tenham cuidado com o vosso dinheiro. Não o gaste todos os anos em um Smartphone só pela novidade. Sempre que tu tens um celular novo, saibas que no próximo ano ele se tornará "velho". Contente-se com o que tem e sejas feliz!

                                                                                                    • Pra quem tem o uso básico é ótimo essa perspectiva. Mas para usuários que gostam de jogos que exige mais do aparelho essa visão não funciona pois quando o jogo começa a travar e percebemos que é a lentidão é do aparelho, surge a vontade de adquirir um novo e mais potente. isso vale tbm pra quem usa diversos apps e gosta de alternar entre eles sem ter que esperar o app carregar novamente.

                                                                                                      • Smartphone de entrada - 2 anos
                                                                                                        Smartphone intermediário - 3 anos
                                                                                                        Smartphone top de linha - 4 anos

                                                                                                        Minha opinião

                                                                                                        • O que eu percebo, é os aparelhos da Samsung são os que melhor envelhecem no mercado, atualmente. Vejo muita gente satisfeita com os seus galaxy's J's de primeira geração e com os seus tops de linha antigos.

                                                                                                            • Na minha opinião: os aparelhos de entrada estão quase rodando praticamente tudo da play store, mas ainda sim fica no "quase". Dependendo do consumidor, no máximo que eles duram na mão de alguém, é em volta de um Ano e meio. (Referência a família snap 425-435 ou outros equivalente)
                                                                                                              Já os aparelhos que são da família snap 6xx, eles tem uma durabilidade maior, porque eles são bem eficiente energicamente e tem um processador legalzinho, e uma câmera satisfatória. Da passar com eles com 2 anos ou mais sem problemas. O preço pode ser meio salgado, mas a longo prazo, compensa e muito.
                                                                                                              Já os da família snapdragon 8xx são os que deveriam durar mais, pois tenham boas câmeras, e processadores eficientes na teoria. Passariam de 3 anos sem problemas.
                                                                                                              Mas o que realmente faz o os smartphones durarem mais, é o gosto e a satisfação do consumidor em possuir o produto. Porque isso vai fazer ele ter mais cuidado, fazer um reparo ali e aqui, já que o custo de manutenção caí bastante com o passar do tempo, e não se deixar ser influenciado por propagandas e modinhas do momento.
                                                                                                              Posso falar com toda certeza, pois tenho um moto x play, um aparelho de 2015 e está muito bem em pleno 2018. Logicamente que problemas apareceram, como bug de bateria, carcaça gasta e superaquecimento. Mas ainda bem que por ser antigo, a manutenção ficou bem em conta e saiu por baratinhos 230 reais, e ele ficou "novinho e folha". A bateria continua durando, e ele dificilmente me deixa na mão e a câmera dele se sobressai contra esses aparelhos de entrada atuais. Agora, só vou trocar ano que vem.

                                                                                                                • Realmente depende da pessoa, estou a um bom tempo com um celular de 2013(Nokia Lumia 520) que tem um Snap S4 e ta me servindo bem. Pretendo compra outro, mas o dinheiro não permite. Mas ele ta me servindo bem por enquanto, só quero trocar por questão de que fui inteligente a ponto de trincar a tela... Ai é melhor trocar de celular do que arrumar a tela, foi o que me recomendaram.

                                                                                                                • Vou comprar um smartphone agora porque meu Moto E2 zuou a bateria...já tenho ele há quatro anos...

                                                                                                                    • Da pra dura bastante um celular, tive um Galaxy Pocket Neo, celular bom demais na minha opinião, durou bem mais ou menos 3 anos, ai dei ele pro meu irmão e ficou mais 1 ano. Tambem tive o Zenfone 5 que fiquei 2 anos até me roubarem... Celular otimo ele.

                                                                                                                        • estou com um la em casa que ja passou na mão da familia toda e ainda hoje é telefone nokia dura muito ou durava .

                                                                                                                            • Meu Galaxy Pocket foi comprado em 2013.
                                                                                                                              Exceto o fato da app store não abrir mais ele serve para tudo.
                                                                                                                              Como mp3 player, despertador, faz foto/vídeo....

                                                                                                                              • EU só compro celular pra passar pelo menos 4 anos

                                                                                                                                  • Os celulares perderam muito a qualidade de construção também, a Nokia sempre foi um grande exemplo de empresa que fabricava ótimos aparelhos, hj eu vi um cara com um iPhone 7 plus e com menos de um ano já estava descascando, é ridículo.

                                                                                                                                    • Até o dia em que a matéria prima findar,sim recursos naturais não são infinitos,tanto as pessoas como estas empresas gananciosas deveriam pensar nisso antes que seja tarde demais,o que sabemos dificilmente vai acontecer,a ganância essa sim é infinita!

                                                                                                                                        • Estou com o S7 Flat desde o início...segue firme e forte, inclusive a bateria!

                                                                                                                                            • Eu tenho o Note 5 desde o lançamento, em 2015, eu preciso trocar porque ele tem pouca memória, não fosse por isso segurava mais um tempo

                                                                                                                                              • Todo ano eu troco de smartphone. Não consigo passar mais de 2 anos com um aparelho desde que comprei meu Motorola Razr D1. Hoje eu tenho um Galaxy Note 8 e já estou de olho em um Galaxy Note 9!

                                                                                                                                                • Meu grand duos neo durou 4 anos. Sofre pra ligar agr. Troquei pelo s7 edge, acho que pode durar muito mais.

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista