LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple, Microsoft, Samsung e mais: saiba quais fabricantes devem lançar aparelhos dobráveis em 2019

20 de novembro de 2018 8

Nós já noticiamos aqui no TudoCelular dezenas e dezenas de patentes cujas fabricantes registravam - e seguem registrando - em órgãos internacionais de certificação para a integridade e marca do conteúdo daquela ideia. E com a confirmação por parte da Samsung que está desenvolvendo o display Infinity-Flex para seu próprio aparelho dobrável, é possível que vejamos logo no início de 2019 (e talvez antes disso) muita concorrência chegando.

Este ano a startup Royole apresentou o FlexPai antecipando a chegada dos dobráveis com o lançamento de um aparelho com display dobrável para fora: onde temos apenas uma tela flexível que pode ser utilizada inteira (em formato tablet) ou dobrada (em formato smartphone).

Mas além da pequena Royole, as gigantes do mercado estão desenvolvendo há anos seus próprios aparelhos para chegar ao mercado na virada da década. E entre 2019 e 2020 veremos a gigantesca popularização de tais modelos, mas quais serão as fabricantes que devem lançá-los?

Samsung

A empresa mais conhecida que está investindo em um aparelho dobrável é a Samsung: com patentes surgindo praticamente todos os meses, registros de nomes cada vez mais óbvios e vazamentos revelando possíveis datas para o anúncio oficial, fica claro que a maior fabricante de smartphones do mundo já se prepara para a próxima geração do mercado.

Conceito do Galaxy F baseado no anúncio oficial da Samsung.

Apesar dos rumores iniciais indicarem que a empresa estaria pensando em lançar, literalmente, um smartphone dobrável (em formato de barra, com proporção mais alta de 21:9 e dobrável ao meio com uma tela externa), a ideia parece ter se transformado nos últimos meses e migrado para um dispositivo dobrável.

Dessa forma, o primeiro aparelho da Samsung deverá chegar ao mercado como um híbrido entre smartphone e tablet, com uma tela externa fixa e menor de 4,5 polegadas e uma tela interna com OLED flexível e com tamanho maior de 7,3 polegadas.

Huawei

A segunda maior fabricante de smartphones do mundo também não pretende ficar de fora do mercado que será tendência em 2019. Como muitos vazamentos e registros de patentes já indicaram previamente, a Huawei - assim como a Samsung - já confirmou que está desenvolvendo um smartphone dobrável para o próximo ano.

Patente de smartphone dobrável da Huawei

A Huawei se tornou um símbolo de inovação e evolução em smartphones com o lançamento de aparelhos de hardware impressionante e também de câmeras impressionantes, visto que a chinesa foi a primeira fabricante a anunciar um smartphone de três câmeras traseiras e deverá anunciar em breve um novo modelo com quatro câmeras traseiras e zoom óptico nunca antes visto.

Nos próximos meses deveremos ver a Huawei apresentar um aparelho dobrável com tela interna de pelo menos 8 polegadas. Não sabemos se a empresa pensa em seguir os passos da sua concorrente e introduzir uma tela secundária externa para que os usuários possam acessar funções mais rapidamente ou se ela seguirá as patentes já reveladas com apenas uma tela.

Seja como for, mais novidades concretas devem surgir nos próximos meses.

Apple

Assim como a primeira e segunda maior fabricante de smartphones do mundo, a detentora do terceiro lugar no pódio não poderia ficar para trás em relação a esta tendência para os próximos anos. Assim como a Apple já aderiu às bordas menores, à câmera dupla e futuramente à câmera tripla, a Gigante de Cupertino também se prepara para surfar na onda dos dispositivos dobráveis.

Patente de smartphone dobrável da Apple

As informações a respeito do aparelho da Apple ainda são extremamente escassas mas as patentes indicam o uso de estruturas magnéticas no corpo e tela que pode ser dobrado tanto para dentro como para fora, tendo, dessa forma, um uso em formato 360º. Mais novidades ainda devem surgir nos próximos meses e é muito provável que a Apple anuncie um dispositivo dobrável apenas na próxima década, com previsão entre 2020 e 2024.

Microsoft

Assim como a Samsung, a Microsoft foi alvo de dezenas de vazamentos nos últimos anos graças não apenas aos registros feitos em patentes como também aos códigos encontrados no Windows 10 que indicavam que a empresa estaria cada vez mais próxima de lançar o que acreditávamos ser o Surface Phone.

Mas o aparelho nunca existiu e este não deverá ser o nome do dispositivo da Microsoft. A empresa confirmou que a marca Surface Phone não será utilizada, mas que está desenvolvendo um aparelho dobrável que promete mudar a indústria, sendo uma categoria completamente nova no mercado.

Conceito do dispositivo dobrável da Microsoft.

A Microsoft teria lançado o aparelho entre 2017 e 2018, mas por conta de problemas no software do Windows 10 a empresa decidiu adiar o lançamento para 2019, visto que ela poderá trabalhar mais no sistema operacional e oferecer aquilo que ela definitivamente quer entregar ao usuário.

O dispositivo dobrável da Microsoft deverá funcionar com Windows 10 completo, rodar aplicações executáveis de desktop e chegar com o inédito Snapdragon 1000 ou Snapdragon 8180, um chipset com unidade de processamento neural, oito núcleos de 3.0 GHz.

Visto que a Microsoft detém uma excelente linha de dispositivos premium e de preço alto (a série Surface), é muito provável que o dispositivo chegue com hardware impressionante, preço alto como os concorrentes e com design impecável, mas novidades devem surgir nos próximos meses.

LG, Motorola e Sony

Empresas mais tradicionais no mercado como a LG, Motorola e a Sony também já estão olhando para o futuro da telefonia móvel e já patentearam seus próprios dispositivos dobráveis para os próximos anos. A sul-coreana LG, inclusive, deverá ser uma das principais fornecedoras de telas flexíveis para smartphones dobráveis nos próximos anos e deverá trabalhar ao lado das principais fabricantes do mercado.

Patente de smartphone dobrável da LG

A LG possui dezenas de ideias para seu dispositivo dobrável, a patente acima descreve um aparelho com uma tela dobrável que circula do painel frontal até o traseiro, mas enquanto a ideia da Samsung é "dividir" o aparelho em dois, a LG utilizaria a espessura do corpo de um aparelho tradicional com um pequeno e fino display adicional na traseira ligando todo o painel flexível.

Outras patentes incluem um aparelho de três segmentos, um modelo com apenas uma tela flexível interna que seria dobrável ao meio pela metade e várias outras ideias que ainda devem estar em processo de desenvolvimento.

Rumores recentes indicam que a LG deverá anunciar seu smartphone dobrável durante a CES 2019.

Xiaomi, Oppo, Vivo e muitas chinesas

Claro que as fabricantes chinesas não ficariam atrás dessa corrida por aparelhos dobráveis. Rumores indicam que a Xiaomi possui grande interesse em desenvolver um dispositivo com tela OLED flexível e preço abaixo da concorrência para 2019, bem como a BBK Electronics, dona da Oppo, Vivo e OnePlus, que já exibiu um dispositivo dobrável da Oppo há alguns meses.

Protótipo de smartphone dobrável da Oppo exibido em funcionamento.

E as datas de lançamento?

É possível que durante todo o ano de 2019 vejamos cada vez mais smartphones dobráveis surgindo no mercado, mas o pontapé inicial deverá ser logo no primeiro trimeste do ano com as duas grandes conferências de tecnologia: a CES 2019 e MWC 2019. Enquanto a Consumer Electronic Show ocorre em Las Vegas logo no início de janeiro, a Mobile World Congress sediada em Barcelona já tem data marcada para o final de fevereiro, por isso, entre o primeiro e segundo mês do ano que vem devermos ter muitos anúncios oficiais em relação aos aparelhos dobráveis.

Além disso, claro que as grandes empresas de tecnologia também podem apresentar seus modelos dobráveis em eventos próprios e separados das datas de conferências para garantir mais visibilidade e não disputar o dia ou a semana com empresas concorrentes em sites de notícias.

Seja como for, a partir de agora deveremos ter cada vez mais vazamentos e indícios fortes a respeito dos primeiros smartphones e dispositivos dobráveis para o ano que vem, então fique de olho no TudoCelular!


8

Comentários

Apple, Microsoft, Samsung e mais: saiba quais fabricantes devem lançar aparelhos dobráveis em 2019
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular