LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Prometeu e fez? China prende diplomata canadense após detenção de executiva da Huawei

12 de dezembro de 2018 38

O mês começou bastante agitado para a Huawei, e infelizmente não de um jeito bom: a filha do fundador da empresa, Sabrina Meng Wanzhou - que atuava como diretora financeira e vice-presidente - foi presa acusada de não respeitar o bloqueio comercial norte-americano ao Irã. Ela foi detida no aeroporto de Vancouver, Canadá, a pedido dos EUA.

Huawei e China não gostaram nada dessa decisão, e então o governo do território asiático emitiu um duro aviso prevendo retaliações ao Canadá caso ela não fosse solta imediatamente. Sabrina, porém, só foi liberada após duas audiências com a Justiça, mediante o pagamento de fiança.

Pois bem, a China prometeu e fez: o diplomata canadense Michel Kovrig foi preso na última segunda-feira (10) enquanto passeava em Pequim. As autoridades não anunciaram os motivos pelos quais ele foi detido.


Kovrig está licenciado da carreira, mas ainda possui imunidade diplomática, e logo deveria ter tratamento especial perante à Justiça. A situação soa como uma demonstração de retaliação e autoritarismo.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau já havia anunciado que o episódio com a Huawei ficaria nas mãos da corte. Com um ataque que mexe diretamente com as relações diplomáticas entre os países, porém, não se sabe se ele seguirá afastado desse imbróglio.

Seu governo, porém, já anunciou que está em contato com a China para a liberação de Michel o mais rápido possível. Vale lembrar, Sabrina já teve suas funções assumidas por outro profissional na Huawei.

E você, acredita que essa novela irá se arrastar por muito mais tempo? Conte para a gente nos comentários!


38

Comentários

Prometeu e fez? China prende diplomata canadense após detenção de executiva da Huawei
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular