LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm alfineta Apple e diz que "o iPhone não existiria" sem a sua tecnologia

16 de janeiro de 2019 12

Em busca de se defender das acusações de monopólio em um processo nos Estados Unidos, a Qualcomm alegou nesta terça-feira (15/01) que "o iPhone não existiria" sem a sua tecnologia". A declaração partiu de um advogado da companhia após o tribunal abrir o espaço para a defesa.

Além disso, a Qualcomm também alegou que nenhuma fabricante é obrigada a comprar os seus chips e que todas tem a opção de procurar soluções das concorrentes ou até mesmo optar pelo licenciamento de patente para a produção própria.

A acusação feita pela Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos é baseada em teoria legal falha. A Qualcomm também nunca deixou de fornecer processadores para clientes mesmo quando estão lutando por patentes na justiça, disseram os advogados da companhia

Com essa declaração, a Qualcomm acaba rebatendo a acusação da Apple que chegou a informar que a fabricante do Snapdragon se recursou a fornecer modems para os novos iPhone XR, XS e XS Max.


O portal CNET também destacou que a Qualcomm usou como defesa o argumento de que o protocolo de comunicação CDMA é uma tecnologia muito cara, mas muito necessária. Além disso, a gigante dos processadores também chamou o seu co-fundador, Irwin Jacobs, e o vice-presidente sênior responsável por suas operações 4G e 5G, Durga Malladi, para depor no processo:

A ideia de usar a tecnologia de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) para telefones veio enquanto Jacobs dirigia em San Diego. Por isso, a empresa equipou um telefone com a tecnologia para demonstrar como ela funciona. A Qualcomm então decidiu começar a licenciar sua tecnologia para conseguir financiamento suficiente para fazer mais pesquisas e desenvolvimento em CDMA

A explicação reforça a posição de que a Qualcomm é responsável por muitas tecnologias. No entanto, fabricantes como a Apple alegam que a empresa abusa no licenciamento de seus produtos ao "cobrar duas vezes" por eles. Assim, mesmo que comprem um modem da Qualcomm, elas ainda pagam royalties pela patente.

Outro ponto é que a Qualcomm também aumenta o preço de suas soluções conforme o valor de varejo do telefone que vai usá-las. Por isso, a Apple reclama da política de preços por considerar ela injusta. No entanto, a Qualcomm se defende afirmando que os valores são necessários para cobrir os custos de desenvolvimento de novas tecnologias.

Já a FTC processa a Qualcomm com base na alegação de que essa política de preços acaba aumentando o custo dos aparelhos para os consumidores. Além disso, apesar de reconhecer que a Qualcomm é inovadora, o órgão alega que isso não dá o direito para a empresa "agir como em um monopólio".

Até o momento, ainda não sabemos quando o processo envolvendo a FTC e a Qualcomm terá algum resultado. De toda forma, a empresa vem ganhando diversas ações judiciais contra a Apple, sendo dois exemplos China e Alemanha.

(atualizado em 27 de fevereiro de 2020, às 22:46)

12

Comentários

Qualcomm alfineta Apple e diz que "o iPhone não existiria" sem a sua tecnologia
  • ..."Outro ponto é que a Qualcomm também aumenta o preço de suas soluções conforme o valor de varejo do telefone..... Já a FTC processa a Qualcomm com base na alegação de que essa política de preços acaba aumentando o custo dos aparelhos para os consumidores... , o órgão alega que isso não dá o direito para a empresa agir como em um monopólio"...

    A Qualcomm confundiu a Apple com uma das tais 'grandes' que se ajoelham para poder usar os seus chips. Deve ter confundido a Apple com as tais 'grandes' que se ajoelham perante a google.

    Aos poucos a Qualcomm vai perceber que pode estar na iminência de acordar um gigante.

    • A Qualcomm é uma das empresas mais desonestas de tecnologia -- uma área onde a desonestidade é bem espalhada. Não é só a Apple mas praticamente todas que, como por exemplo, a Samsung, que tem capacidade de fazer os próprios processadores que reclamam. Para desestimular a concorrência, a Qualcomm cobra uma fortuna pelo chip de rádio.

      • Falo novamente a Apple não fabrica nem meleca !

          • Até parece que um modem add 600 dólares a fabricação de um iPhosta. Apple só quer lucrar sendo que ela pega os mesmos celulares e só enfia um processador novo.

              • MUITO INTERESSANTE! Boa alfinetada! Kkkkk... E uma boa verdade que jogou na cara da Apple! Rsrsrsrs...

                  Android

                  Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                  Android

                  TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                  Android

                  TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular