LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telebras e Viasat firmam novo acordo para exploração de satélite brasileiro

01 de fevereiro de 2019 13

Nesta sexta-feira, a Telebras comunicou ter firmado um novo contrato com a empresa norte-americana Viasat, a fim de explorar a banda KA do satélite brasileiro SGDC-1. O acordo foi protocolado no Tribunal de Contas da União (TCU).

Com o fim do impasse, programas do Governo Federal poderão ser destravados. Entre eles, estão projetos que pretendem levar banda larga a custos mais acessíveis para postos de saúde, escolas públicas e comunidades rurais distantes.

O novo contrato entre Telebras e Viasat destrava a utilização do satélite brasileiro para banda larga mais acessível / Imagem: Reprodução

A princípio, o acordo inicial estabelecia uma taxa de retorno de 8,95% para a Telebras e 16,44% para a Viasat. Esta, por sua vez, deveria repassar à estatal um valor entre 19 e 21% da arrecadação de cada cliente atendido de forma independente. O TCU determinou que o percentual repassado deveria ser maior que o primeiro contrato.

Apesar de os números não terem sido revelados, a Telebras informou que as cláusulas de participação foram renegociadas. Por outro lado, a Viasat disse estar comprometida em ampliar o acesso à internet banda larga no Brasil.

Vale lembrar que a utilização do satélite brasileiro pela Viasat está liberada pela Anatel desde agosto do ano passado. Agora, com a autorização do Tribunal de Contas da União (TCU), a tendência é que novidades ocorram em breve.

Quais são as suas expectativas para a expansão da banda larga no país por meio do satélite brasileiro, com preços acessíveis? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


13

Comentários

Telebras e Viasat firmam novo acordo para exploração de satélite brasileiro
  • O pior Victor Carlos é que ainda é pior do que eu tinha mencionado acima.
    512 kbps é o plano contratado só que nunca chega a essa velocidade, vou passar aqui um teste de velocidade do app speedtest:
    Download 0.16 Mbps
    Upload 0.51 Mbps
    Ping 227 Ms
    Jitter 716 Ms
    É isso viu kkkk
    Se quiser ver um print manda um ok
    E-mail mariaclarabr020@gmail.com
    WhatsApp 89988147181

      • O pior Victor Carlos é que é a pura verdade, se tivesse como eu enviar um print com o teste de velocidade do app speedtest você iria ver que ainda é pior do que tinha mencionado antes.
        Mais vou passar por texto
        Download 0,16 Mbps
        Upload. 0,51 Mbps
        Ping 227 Ms
        Jitter 716 Ms
        Lembrando que os 512 kbps que eu tinha mencionado antes é do plano do contrato que além de ser pouquíssimo ainda não chega.
        Isso é isso viu kkkk

          • Tonara que venha onde moro so funciona internet 4g,quria tanto banda larga de verdade, hughsnet é inviável e tem limite

              • Não sendo limitado como a Hughesnet dá para a população pagar até 250 reais em uma de 10 megas. Pago 60 reais em uma via rádio de 512 kbps aqui na zona rural do Piauí
                O pior é que 80% do tempo nem manda um áudio no WhatsApp e quando funciona não passa de 200 kbps

                  • Hughesnet é caro mesmo, mas até que o sinal é bom, na casa de parentes meus no interior da Paraíba, bem no interior mesmo, uns 20km de qualquer cidade, o sinal é bom, só esse é o ponto positivo do satélite, praticamente não tem interferências (pelo que parece).

                    • Que esta novela chegue ao fim desta vez. Espero que as pessoas que moram nas regiões mais distantes do Brasil tenham real experiência do que é banda larga de verdade. Que seja um serviço que realmente preste e que não seja caro! Essas são as minhas expectativas.

                        • O que é acessível pra eles é caro para a população

                            • Vão lançar novos satélites?

                                • Neste momento? Não, com certeza não.
                                  Este satélite foi e ainda vai ser talvez o maior feito tecnológico do Brasil neste século, para mim não há grande importância para ser sincero, moro em São Paulo e a internet aqui é boa, tenho 120 megas de internet e para ser sincero não tinha noção que como em lugares do Piauí como vi em comentários acima havia internet maxima de 512kbps, espero que com o satélite traga uma grande melhora de internet para boa parte do Norte/Nordeste brasileiro.

                                    • A internet que você tem e boa no seu bairro, a realidade de SP e bem diferente do que parece, Vivo fibra e NET só tem em bairro nobre, e no máximo em determinadas avenidas, a maioria dos bairros afastados só tem o lixo da Vivo 2MB, e quem tem sorte chega a Tim Live, fiquei com a Vivo 2MB por 8 anos porque não tinha opção, só me livrei porque chegou a Tim Live.

                                      • Antes de lançar explode

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista