LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Correios e transportadoras divergem sobre fretes aéreos de baterias

07 de fevereiro de 2019 11

Em janeiro, uma notícia foi divulgada sobre a proibição dos Correios de entregar baterias de smartphones e notebooks a partir de fevereiro deste ano, por transporte aéreo. A decisão seria por orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que publicou um novo regulamento sobre o transporte de objetos perigosos em aeronaves no começo deste ano.

As medidas de controle já existiam desde o ano de 2016, mas seriam reforçadas para 2019. A coluna Detetive TudoCelular entrou em contato com os Correios e algumas transportadoras privadas para saber se a medida já é adotada e como ficou o transporte de produtos com baterias.

Correios

Em contato com a estatal, por meio de sua assessoria, os Correios afirmam ter suspendido a medida sobre a restrição de postagens de baterias de íon lítio ou células (pilhas) na modalidade expressa para algumas regiões do país. Assim, o serviço não teve interrupções.

Este espaço questionou quais seriam as localidades onde houve a suspensão, mas o retorno somente informou que a iniciativa não chegou a entrar em vigor. Na teoria, devem valer as regras antigas.

Transportadoras privadas

A coluna Detetive TudoCelular entrou em contato com três transportadoras privadas para saber quais são as medidas implantadas por elas para o transporte de baterias e smartphones.

Tanto FedEx quanto Jadlog e Braspress declararam não realizar o envio do produto nem de forma separada, nem se estiver acoplado a um celular. A primeira ainda afirmou que a medida foi colocada em prática desde o ano passado.

Saídas

Esta coluna chegou a receber relatos de pessoas que não conseguiram enviar smartphone pelo Sedex, na modalidade aérea, devido à orientação da Anac – apesar da suspensão. Desta forma, as opções se esgotam tanto pela estatal quanto pelas transportadoras privadas.

Uma saída é optar pelo envio terrestre desse tipo de produto. Contudo, vale ressaltar que o transporte deverá demorar mais tempo do que o esperado e – muitas vezes – o necessário.

Outra solução pode ser consultar uma unidade diferente dos próprios Correios, que já esteja atualizada em relação à suspensão da medida. Visto que não entrou em vigor, conforme foi informado, ainda é possível realizar o envio por frete expresso pela estatal.

Você já passou por alguma situação do tipo para enviar smartphone ou notebook com bateria acoplada? Conte a sua experiência para a gente!


11

Comentários

Detetive TudoCelular: Correios e transportadoras divergem sobre fretes aéreos de baterias
  • Muitos boatos e pouca informação. O que os correios estão fazendo é só se adequar às normas mundiais de aviação. Segundo a IATA (International Aviation and Transportation Association), baterias são classificadas como cargas perigosas, pois correm risco de explosão em voo. Existe um manual, desde mesma entidade, o DGR (Dangerous Goods Regulation ) que versa sobre transporte de cargas perigosas, e este impõe limites para o transporte de baterias. Nada a ver com privatização ou monopólio, apenas uma medida de segurança de voo. Vamos parar de espalhar boatos e ter informações de verdade!

      • Quando eu importo alguma coisa sempre uso os correios, pq as concorrentes sempre tem um custo que tornaria a compra inviável para mim.

        • Quem compra na internet usa os serviços dos correios se quiser, pq temos muitas transportadoras privadas e também pq praticamente todas as lojas que eu conheço usam tanto os correios como empresas privadas para entregas. Mas temos de admitir que quase sempre escolhemos os serviços dos correios por ser o mais barato

            • Privatizar? Nem os americanos privatizaram os correios deles, só ignorante acha que privatizar resolve tudo. Maioria das lojas que vendem produtos pela internet, usam empresas concorrentes com serviços iguais e até piores que dos correios. O que falta é empresas realmente dispostas a atuar, pois, se privatizar os correios, terá lugares no Brasil que serão isolados, pois empresa privada quer lucro ao máximo.

              • Pelo visto, através dos Correios pagaremos muitas pescarias de bolsonaro e bolos para Mourao. Privatiza essa merda.

                  • "Tanto FedEx quanto Jadlog e Braspress declararam não realizar o envio do produto nem de forma separada, nem se estiver acoplado a um celular"


                    Nem sempre privatizar garante melhorias!

                    • E eu esperando aqui o BOLSONARO privatizar logo esse correio e passar logo o rodo nesses incompetentes. B17

                        • Mais um que sabe tudo, sobre nada!
                          Os correios interligam mais de 5500 municipios com milhões rotas possíveis, nos rincões do país onde nenhuma empresa privada quer ir, vom 98% de cumprimento de prazo( ben maior que a fedex) ....e sempre aparecem os liberais de araque pra ficar vomitando essa ladainha de privatização ...

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista