LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Surpreso? Competição entre serviços de streaming frustra usuário, que volta para pirataria

12 de fevereiro de 2019 36

Com o sucesso das plataformas de vídeo sob demanda como a Netflix, são poucas as empresas que não estão arriscando e lançando suas soluções também: para se tornarem atrativas, elas deixam de ser meras distribuidoras de conteúdo para esses serviços, e lançam os seus, muitas vezes puxando esse conteúdo de volta para casa, e lançando produções originais.

Assim, bem, o que antes era muito prático, pode se tornar uma dor de cabeça: veja que a vontade da Warner em aproveitar esse mercado pode fazê-la lançar seu próprio produto, e que para manter Friends por mais algum tempo, a Netflix precisou desembolsar milhões.

Enquanto as companhias acreditam que isso encherá os cofres delas, um estudo recente da Sandvine, empresa especializada em monitorar e analisar tráfego de redes, revelou um efeito curioso, mas não tão surpreendente assim.


O consumo de torrents, que de 2012 para 2015 caiu de mais de 50% para apenas 25% do tráfego nos Estados Unidos, voltou a crescer nos últimos meses, a uma taxa de 6%. Ou seja, os usuários estão voltando para a pirataria com alguma intensidade. E as razões para entender isso nem são tão difíceis assim.

São muitos os serviços hoje disponíveis que em constante disputa garantem exclusividade com um ou outro estúdio, fragmentando a disponibilidade de séries e filmes. Não só isso, existem investimentos pesados em produções originais, o que por um lado é bom, mas por outro limita certos produtos a apenas um canal de vídeo.

Conforme o levantamento apontou, hoje o usuário de streaming está disposto a pagar, em média, por dois serviços, isso já incluindo uma solução para música como Spotify ou Apple Music. Quando um programa que deseja assistir não está disponível com a empresa do qual é cliente, é mais comum que ele baixe por vias ilegais outros conteúdos, ao invés de assinar mais um produto.

Veja que Game of Thrones (HBO), House of Cards (Netflix) e The Handmaid's Tale (Hulu) são muitas vezes as mais procuradas em torrents, e são conteúdos originais das plataformas onde estão.


Existem ainda outras decisões burocráticas que podem ironicamente impedir que o usuário hoje assista a uma série ou filme quando quiser, como um serviço de vídeo indisponível na região e que não sublicenciou para outra companhia.

No caso de Titãs, da DC Universe, a série foi lançada nos Estados Unidos semanalmente, e só quando a primeira temporada acabou ficou disponível na Netflix mundialmente. Uma estratégia que vai na contramão do que o VOD propõe, e que fez os mais ansiosos correrem atrás por vias ilegais.

Tenha em mente que esse mercado está para ganhar dois novos jogadores de peso: Apple e Disney irão lançar seus portais de vídeo em 2019. A primeira deverá nascer com programas originais, mas a segunda já avisou que a Marvel se despedirá da Netflix, e Capitã Marvel será o primeiro longa a sair dos cinemas e ir para lá. Vale notar que nenhum desses novos serviços foi comentado para chegar ao Brasil.

Vale lembrar, o Looke é um serviço nascido no Brasil, e está enfim ganhando um app para Apple TV. Nesse caso, a assinatura é oferecida tanto de forma individual, como pode vir em alguns planos de assinatura de banda larga da TIM.

E você, considera a competição nesse mercado um problema por fragmentar a disponibilidade de conteúdo? Conte para a gente nos comentários!


36

Comentários

Surpreso? Competição entre serviços de streaming frustra usuário, que volta para pirataria
  • Todos canais Filmes e series completos Smart TV , TV Box, Computador, Notebook Chromecast ou PS3, PS4, XBOX 360 ou XBOX OneFaça AGORA, um teste GrátisEntre em contato pelo Whatsappnúmeros (43)9 9631-3954 ou (43)9 9655-0681

      • Simples, é só cancelar a assinatura na netflix, depois assinar na Hulu ou onde quer que esteja o que você quiser assistir, depois de assistido o conteúdo, cancela o serviço atual e volta pra netflix ou qualquer outro ai

          • Pessoas querem assistir... Se começa um serviço travar o que o outro pode exibir e todos nós começarmos a pagar vários para assistirmos a tudo, a tendência é essa mesmo. O problema é que a pirataria sempre existiu, foi só voltar pra ela.

              • Agora, acho que os grandes players que vão tomar conta. Se a Apple conseguir unir, bons conteúdos originais, bons acordos com donos de conteúdo de vídeo, mais o apple music e o serviço de assinatura de revistas dela, num único pacote com bom preço, ela deve levar uma boa parte do publico. Netflix já é grande o suficiente, mas é só video. Vamos ver...

                  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu sempre soube que isso iria acontecer. A concorrência cagou no pau. Desfragmentou tudo para lucrarem e pronto, aumentaram a pirataria. Eu assinaria apenas Netflix, se quero algo da Fox, da Disney, da Amanzon... vou lá e baixo via torrent.

                      • Faz 2 anos mais ou menos que tenho sky e netflix mas nunca deixei de usar torrent. Os canais telecines são ótimos mas tem dia tipo numa sexta feira que não tem nada de novo. E netflix tem ótimas séries e filmes mas às vezes não tem o que eu queria assistir tipo GoT. Aí o jeito é o torrent msm.

                          • Hoje só mantenho a assinatura da Netflix porque meus pais não sabem baixar torrents. Eu mesmo, só assisto Friends na Netflix.

                              • Tão óbvio quanto tartaruga não saber voar. Antes eu pagava X por um serviço de stream, aí a ganância de uma empresa tirou desse um séries e certos tipos de filmes que eu assistia, pensei e aceitei pagar Y pelo novo serviço de stream, então outras gananciosas viram que podiam fazer o mesmo, aí haja bolso.

                                  • Hoje divido o Netflix com mais 3 pessoa e pago em torno de 9,50 por mês. Quando a Amazon tiver atrativa e se tiver um preço semelhante também me interesso assinar. Já fico indeciso na hora de escolher o que assistir no Netflix imagine com duas empresas ou mais.

                                      • Talvez volta para sky seja a melhor opção. Netflix+ banda larga passa dos 100 no final das contas da no mesmo. O que compensa e dividir assinatura sky , HBO Go ou Netflix
                                        Para diminuir pela metade o valor.

                                          • Na minha opinião, uma solução por parte das plataformas seria não ter somente a assinatura mensal e com acesso ilimitado ao conteúdo, mas ter também uma assinatura individual, por exemplo: digamos q uma plataforma tem os filmes A,B e C mas só me interessa assistir o B, nesse caso seria muito interessante eu poder pagar, por exemplo, 5 reais e ter só o filme B por duas semanas, e ir pagando determinados valores conforme quanto tempo eu quiser ter o filme disponível, aí fica a cargo da pessoa ver se vale a pena pagar mensalmente por conteúdo ilimitado ou pagar individualmente como exemplifiquei.

                                            • Para mim podem até ter vários streamings, o problema é o preço de cada....

                                              Por exemplo, acho que o preço da Netflix atual é limite do tolerável para o Brasil, ou seja, HBO go é uma insanidade. Podem até ver que aqui GoT será quase só pirataria, conheço mais gente que tem o Amazon Prime (serviço que pretendo assinar) do que o HBO go (que de longe tem o melhor acervo de séries originais, como GoT, True Detective, Westerworld, Sharp Objects e por aí vai).

                                              Só to esperando a confirmação com datas das séries do Senhor dos Aneis e da Torre Negra e fim da palhaçada da Amaxon de barrar o App para a maioria dos hardwares google (chromecast e o meu nexus player). Ai no total ficaria com Netflix + Fox play (por causa do meu plano da live tim) + Amazon Prime + Popcorn time (poderia ser o HBO go, mas pelo preço atual, vou usar o torrent "bonitinho" que é o popcorntime para ver as séries dela).

                                                • Não uso essas porcarias mesmo que se dane

                                                    • Acho que eles querem que nos voltemos a pirataria

                                                        • Mas as empresas não vão parar de lançar seus serviços porque querem obter participação de mercado. Pouca participação em um mercado em decadência ainda é melhor que estar fora. Vai continuar assim até esse modelo se tornar insustentável ou surgir um modelo novo, como sempre acontece no mundo dos serviços.

                                                            • Mesmo tendo sky full , Netflix .. sempre usei torrent

                                                                • Tenho a Netflix. Se quiser assistir alguma serie de outra plataforma, assino somente até terminar... É muito dinheiro ficar assinando um monte de plataformas.

                                                                    • Pega sim cara, só não pega em FULL HD, mas eu assisto em HD tranquilo. Alias parece possível ter a atualização via OTA que pode corrigir isso.

                                                                        • Eu tenho Netflx, uso mais pelo celular só que tô preste a trocar pro poco então não sei se vou continuar pq não pega em HD, então vou ter que baixar tudo da net, pelo menos até a xiaomi atualizar com a licença que falta

                                                                            • Sou cliente Prime vídeo e Netflix, vem me atendendo bem, quando a WarnerMedia lançar o seu combo por aqui, irei assinar eles!

                                                                                • Cheguei a assinar serviços de streaming mas infelizmente não fiquei por nem 2 meses. Na netflix por exemplo, eu ia assistir the walking dead e estava 2 ou 3 temporadas atrasada...

                                                                                    • Competição pra ver quem oferece o catálogo mais limitado pelo maior preço, fica difícil competir com o torrent assim mesmo.

                                                                                        • Como venho de Canal fechado, meu limite de gasto com streaming é de no máximo 99 reais. Era o preço que eu pagava só para TV a cabo. Então, se os serviços aumentarem muito, só deixar de usar, assim como fiz com a TV. Muito alarde pra pouca coisa.

                                                                                            • Em um país como o Brasil a maior parte das pessoas não pode ficar pagando por cada serviço separadamente...sempre imaginei que isso seria um tiro no pé...

                                                                                                • a mão invisivel do mercado semper resolve tudo

                                                                                                    • Fala isso pros mortos no desastre da Vale ou pros meninos do Flamengo que dormiam num estacionamento.

                                                                                                        • ?? o que tem a ver uma coisa com a outra?

                                                                                                            • deixa de ser idiota, burro e desinformado.... eles não dormiam no estacionamento... dormiam em alojamento provisório ( onde no passado já dormiram nomes como vagner love e ronaldinho gaucho) até o definitivo ficar pronto

                                                                                                              o tal registro de estacionamento so começaria a vigorar em março.... os meninos iriam hoje para a nova estrutura.............

                                                                                                                • Flamenguinsta detectado, o dormitório provisório ficava em um terreno que na prefeitura constava como estacionamento. Não é questão de licença e sim que o projeto enviado pelo Flamengo e aprovado pela prefeeitura do Rio constava com estacionamento e o Flamengo não pediu licenciamento para o dormitorio quando o mesmo foi construido.

                                                                                                            • Acho que publiquei um comentário a respeito sobre a insatisfação dos serviços streaming o publico voltaria para pirataria por causa de poucas opções no catalogo.

                                                                                                              Android

                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                              Android

                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                              Windows

                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista