LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Além da velocidade: 5G consertará antigos problemas do mercado que nem o 4G conseguiu

21 de fevereiro de 2019 2

Já estamos acompanhando que smartphones 5G estão deixando o plano dos sonhos para chegarem às prateleiras. Até mesmo a linha Galaxy S10 tem um modelo com suporte a tecnologia nesse ano, enquanto 2019 nos trará, com certeza, outros lançamentos nesse sentido.

Porém, não é só o usuário doméstico que sairá ganhando com as redes de quinta geração: elas servirão para muito além de simplesmente oferecer uma conexão mais veloz, conforme reporta a Opensignal, que produziu um relatório sobre como o 5G mudará a sociedade.


Ele será uma revolução tecnológica em todos os sentidos, mas vamos começar falando da própria oferta de internet pelas operadoras: essas serão beneficiadas graças à alta frequência do espectro a ser utilizado, permitindo que mais dispositivos acessem as redes simultaneamente, e não só isso: haverá muito mais banda, reduzindo efeitos de congestionamento, problema da indústria há eras.

Como efeito colateral as telecoms deverão ter menores dificuldades para ofertarem planos de conexão realmente ilimitados. Hoje esse é um risco de entupir seus canais de transmissão. Segundo a Opensignal, 43% dos países onde ela produz pesquisas de rede sofrem com flutuações de rede ao menos duas vezes por mês.

Não é sobre velocidade

Ok, o 5G vai permitir velocidades até 20 vezes maiores que a do 4G, mas não é uma tecnologia que beneficiará apenas o downlink e uplink das telecoms. É um serviço de baixa latência, de comunicação ultra-rápida, que tende a beneficiar diversos setores, inclusive saúde.

Dentre ambições que se tornarão possíveis estão cirurgias remotas, funcionamento eficiente de carros autônomos, cidades inteiras inteligentes, e outros sonhos que ainda não foram sonhados, graças a essa instantaneidade comunicacional.

Nós certamente ouviremos falar mais sobre o assunto ao longo do ano, e especialmente durante a MWC, que começa na próxima semana.


A Huawei foi outra companhia que buscou antecipar os benefícios do 5G estimando como ele poderia melhorar o lucro da indústria na próxima meia década. Além disso, a Samsung - há algum tempo - mostrou um conceito de como poderia ser uma cidade inteligente conectada.

No Brasil o desafio ainda é grande: as faixas de 5G ainda não foram ao menos licitadas, e há um impasse nesse sentido segundo o presidente da Anatel pois a tecnologia só seria eficiente se o espectro fosse dividido entre no máximo duas operadoras. No país são pelo menos quatro as de maior nome, e que não deverão abrir mão de oferecer o serviço nos próximos anos.

Em virtude desses pequenos passos nosso mercado não deverá ser um dos que receberá o Galaxy S10 5G. Mas quem sabe nos próximos anos?

E você, está ansioso pelas possibilidades que serão ofertadas com a inauguração do 5G no Brasil? O que acredita que melhorará em termos gerais? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

Além da velocidade: 5G consertará antigos problemas do mercado que nem o 4G conseguiu
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular