LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google quer acabar com senhas em apps e serviços no Android com novos recursos de autenticação

25 de fevereiro de 2019 2

Uma boa senha é geralmente longa, com caracteres especiais, de preferência randômica e também única para cada serviço ou aplicativo utilizado. Sabemos, porém, que a maioria dos usuários opta por saídas mais fáceis, e principalmente com uma mesma combinação para várias plataformas.

A Google, porém, que facilitar a vida dos usuários, sem que para isso eles precisem abrir mão da praticidade.

Isso porque ela fechou uma importante parceria com a FIDO2, uma aliança global que visa padronizar métodos de segurança mais sofisticados e seguros. E o melhor de tudo: os frutos dessa união estarão disponíveis mesmo para quem ainda usa o Android 7 Nougat.


A gigante de buscas, através da Play Store Services, deverá liberar novos recursos de autenticação permitindo que desenvolvedores implementem nos seus produtos padrões de login através de biometria e padrões de desbloqueio do sistema de código aberto. Esse é um caminho para, por exemplo, os usuários não se tornarem vítimas de golpes de phishing.

Em comunicado divulgado, as companhias informam que essa parceria visa uma criptografia forte e segura, além de transparência ao usuário, protegendo ele de golpes na internet que visam o roubo de credenciais.

Vale lembrar, recentemente um sofisticado ataque de phishing foi capaz até mesmo de "burlar" a autenticação em dois fatores do Gmail. O 2FA, porém, segue sendo uma forma de adicionar proteção extra aos seus dados privados na internet.

A Google ainda não revelou um cronograma de quando as novas API deverão ficar disponíveis aos desenvolvedores, mas sendo liberada mesmo para a versão de 2016 do robozinho verde, é esperado que os novos métodos consigam boa penetração no universo Droid, claro, dependendo da aceitação por parte dos donos de apps e serviços.

E você, trocaria suas senhas por métodos de desbloqueio aos quais já está habituado a usar no seu smartphone? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

Google quer acabar com senhas em apps e serviços no Android com novos recursos de autenticação
  • Essa coisa de autenticação biométrica deveria ser quase obrigatória em TODOS os aplicativos do Android, deveria vir uma opção nativa no Android para bloquear os aplicativos com senha e ou biometria. Mas o legal mesmo seria uma autenticação em três passos, a pessoa colocava o dedo no sensor biométrico enquanto tinha sua retina analisada pela câmera frontal (ou similar) ao mesmo tempo que tinha sua voz também analisada, enfim, seria massa

    Android

    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

    Android

    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

    Windows

    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

    Economia e mercado

    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista