Sony 04 Set
De acordo com uma prévia de uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), a iluminação inteligente é a solução mais pedida pelos brasileiros (76%) aos integradores, profissionais que instalam projetos de smart home (casa inteligente).
A prévia do levantamento também revela que o mercado de casas conectadas está em crescimento no Brasil. Isso porque cerca de 95% dos integradores entregam de um a três projetos por mês. Já 3% entregam mais de sete projetos, sendo que 2% fica entre quatro e seis.
No entanto, 2018 também trouxe algumas dificuldades como reflexo do fraco desempenho da economia brasileira. Para 50% dos integradores, os negócios ficaram instáveis no ano passado, sendo que 37% tiveram um aumento no número de projetos e 13% diminuíram.
De acordo com a Aureside, até o fim do mês, ainda serão ouvidos entre 100 e 150 integradores e fabricantes de produtos para smart home. Já os dados prévios foram obtidos com base na consulta a 150 pessoas, que responderam uma série de questões em múltipla escolha.
Durante a apresentação dos números, o diretor executivo da Aureside, José Roberto Muratori, ainda disse que houve uma queda de preços nos projetos de casas conectadas. Essa informação foi obtida com base em dados internos de sua associação. Ele comentou ao MobileTime:
Vimos o preço dos projetos de casas conectadas de cinco anos atrás e comparamos com 2019. Teve uma queda de 50%, considerando a inflação [...] Isso acontece por que tivemos mais ofertas de produtos e mais empresas entrando no setor. Por exemplo, éramos 15 empresas na associação em 2008. Hoje são 50 companhias apenas entre os fabricantes.
Comentários