LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Correios lançam "Caixa Inteligente" para entrega de encomendas em condomínios

10 de abril de 2019 23

Seguindo o exemplo de outras empresas como a Amazon, os Correios anunciaram nesta semana a sua nova "Caixa de Correio Inteligente". De acordo com a estatal, o serviço deve ajudar aos consumidores que geralmente não estão em casa na hora da entrega.

Diante de um cenário no qual as pessoas raramente estão em suas residências em horário comercial, as ocorrências de insucesso na entrega de encomendas são comuns em condomínios sem portaria. Com o objetivo de contribuir para que as encomendas cheguem às mãos de seus destinatários de forma cômoda e conveniente, os Correios oferecem a solução das caixas de correio inteligentes.

A solução consiste na distribuição de encomendas em caixas automatizadas, sem que haja a necessidade de presença do cliente ou até mesmo de outra pessoa responsável pelo recebimento. Essas caixas devem ficar localizadas em condomínios de cidades como Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Campinas e mais.

Segundo os Correios, os condomínios interessados na solução devem adquirir os equipamentos diretamente de fornecedores previamente autorizados. Isso porque as caixas inteligentes precisam ter um padrão mínimo para que o serviço seja prestado com eficiência. A estatal explica como tudo funciona:

  • Quando houver encomendas destinadas a condomínios, o carteiro acessará o equipamento
  • O carteiro deve escolher a dimensão do compartimento e selecionar a unidade habitacional à qual a encomenda se destina. Com isso, ele deve depositar o volume no escaninho.
  • Para retirar a encomenda, o morador deve se identificar na caixa de correio inteligente. Assim, o equipamento se destravará automaticamente

Os Correios também oferecem uma opção para que o consumidor seja notificado por SMS quando a encomenda estiver disponível para ser retirada. Por enquanto, a novidade só está disponível em algumas localidades, mas a estatal busca expandir o serviço para todo o país. Para verificar se a "caixa inteligente" já pode ser usada em seu condomínio, basta acessar este link.


23

Comentários

Correios lançam "Caixa Inteligente" para entrega de encomendas em condomínios
  • Sou desenvolvedor de sistemas e trabalho para a https://www.globoxp.com.br/, que desenvolve esses armários. São um sucesso, uma revolução logística. As aplicações são muitas, além dos condomínios, para alguns segmentos eles são ainda mais importantes: para estandes de tiro, para o armazenamento de remédios controlados ( caríssimos remédios ), para academias de fitness, além de serem uma nova forma de entrega para e-commerce e redes de varejo. Desenvolvemos armários com diferentes configurações ( tamanhos e número de gabinetes ) e diferentes formas de acesso ( qr-code, rf-id, senha em teclado numérico, ou via aplicativo )

      • O meu condomínio tem portaria 24hs, isso não impediu de uma encomenda minha voltar como destinatário ausente!

          • Caixa postal gratuita? Agendamento de entregas com valor aceitável? Que tipo de empresa pública ou privada vai querer arcar com essas idéias. O Correios é uma empresa como qualquer outra que precisa do lucro para arcar com as despesas. O problema é que todos querem uma solução para seus problemas mas não querem pagar por isso. O condomínio não tem portaria ou porteiro. E o mesmo não tem condições para arcar com isso. Porque então qualquer empresa deveria arcar com o valor do serviço para vocês? Ninguém aqui trabalha, tem um negócio ou observa o dia a dia na sua empresa. Todo serviço tem um custo tanto de compra como de entrega. Deixa de querer tudo de mão beijada e não querer arcar com os custos.

              • Qualquer COHAB ou CDHU da vida tem uma centena de edifícios sem portaria. O meu mesmo é um caso. O que me preocupa nesse modal é a segurança do dispositivo e sua capacidade, caso mais encomendas cheguem juntas

                  • acho mais inteligente o condomínio selecionar alguns moradores que estejam em casa durante o dia e que possam receber as encomendas. Estas pessoas receberiam um pequeno pagamento por isso a ser pago pelas pessoas que forem atendidas. Isso não encarece o condomínio e dá uma pequena ajuda financeira aos que realizarem esse trabalho.

                    • Os CORREIOS deveriam mudar de estratégia o melhorarem o serviço de entrega dando mais transparência e segurança, antes de atirarem para todos os lados com serviços diversos - telefonia, entrega de comida e por aí segue.
                      Reclamar pelo canal da Ouvidoria ou do SAC, por atrasos ou extravio quase sempre não dá em nada além de deixar o cliente ainda mais puto. O pior são as mensagens automatizadas, sem pé ou cabeça, que apelam para as condições climáticas adversas ou questões aleatórias diversas.
                      Esse papo de privatizar não resolve... Funcionou com a democratização da telefonia. Criem regras claras, com condicionantes, metas de atuação e obrigações de atendimento de mercado.

                      • A dúvida é : o preço, sempre o preço a se pagar por tudo nos BR!
                        Além do mais deve que vai demorar um século só pro dono abrir %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                          • Interessante, mas deve custar uma fortuna para o condomínio. Se for realmente uma solução cara não atingirá o público alvo, pois condomínios com maior caixa já possuem serviço de portaria.

                              • Justamente. Aqui no condomínio que moro todas as encomendas e cartas e tudo o mais é entregue na portaria e depois são separados por blocos e ficam na administração para que os condôminos peguem quando puderem.

                                  • Se ler a matéria completa, foi desenvolvido para condominios que não possuem portaria.Condominios com portaria não necessitam deste serviço, na maioria das vezes.

                                      • "para condominios que não possuem portaria"vc ja viu algum assim no brasil?

                                        • Sim, eu li a matéria. Mas se perceber na matéria é dito que os "condomínios devem adquirir a solução", o que deveria ser é um sistema de comodato para o condomínio. Pense, se o condomínio não tem portaria é porque ele tem custos reduzidos, poucos apartamentos e um caixa enxuto (como o que eu moro), logo não há dinheiro para adquirir uma solução dessas. Os condomínios que possuem dinheiro para uma solução dessas com certeza também terão portarias (não é o público alvo dos correios).

                                            • quer dizer: DEVEM MAS SE NÃO SE ADEQUAREM AO MODO DELES NÃO ENTREGAM OS PRODUTOS AOS DESTINATARIOS FINAIS SIMPLES ASSIM NÉ

                                                • E qual é a mágica que vc sugere que o carteiro faça? Se não tem portaria, deve ter um zelador ou síndico. Se nenhum atender o que o funcionário faz com a entrega?

                                                    • ClaudioHolanda, tem alguma soluções que eles poderiam adequar como:1) criação de caixa postal gratuita para os condomínios sem portaria2) comodato de um equipamento igual a esse da reportagem3) possibilidade do cliente entrar no site dos correios com seu código de rastreamento e agendar a entrega (podendo ser cobrado com um valor aceitável para isso).Todas essas possibilidades otimizariam o trabalho dos correios e evitaria viagens desnecessárias do entregador. Essa solução que os correios está dando na reportagem só é aplicável em grandes condomínios que não possuem portaria, os médios e pequenos não resolveria nada, justo esses que são a maioria.

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Windows

                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                            Economia e mercado

                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista