LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Portal único: Governo anuncia página que vai unificar todos seus serviços digitais

12 de abril de 2019 12

Essa quinta-feira (11) o Governo Federal anunciou algo que chega para facilitar a vida de quem necessita ter acesso simplificado aos canais digitais e informações sobre a administração pública.

Chamada de “portal único”, a página, que tem prazo para ser lançada até dezembro de 2020 (mudanças deverão ser providenciadas por autarquias, ministérios e secretarias), concentra serviços e notícias.

A partir da data em questão, órgãos precisarão utilizar esse portal, dispensando, dessa forma, a criação de seus próprios apps e sites – ou seja, estamos falando do fim de páginas independentes e chegada de uma seção dentro do portal.

Antigos domínios devem ser abandonados em dezembro, com conteúdo previamente publicado migrado para o novo portal; o tráfego será redirecionado para o novo endereço.

Para termos uma ideia de como o acesso a determinados serviços será simplificado, tudo será basicamente hospedado sob o domínio gov.br.

Ou seja, aqueles que quiserem, por exemplo, acessar a página do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em vez de digitarem mctic.gob.vr deverão acessar gov.br/mctic.

Sites e apps da administração pública federal só serão criados com autorização da Secretaria de Governo Digital, segundo informações passadas pelo governo, já em junho desse ano diversos órgãos devem migrar para o novo domínio.

Atualmente existem por volta de 100 apps para smartphone e mais de 1,3 mil sites “.gov.br”, ou seja, a consolidação desses canais, será, de fato algo muito bem vindo pelos cidadãos brasileiros.

Além da facilidade extra quando buscando serviços e informações, a mudança também trará uma economia de pelo menos R$ 30 milhões ao ano.

Diga-se de passagem, essa não é a única investida digital do governo brasileiro; vale lembrar também do projeto do "tinder" para conectar desempregados e empresas, outra solução bem interessante.


12

Comentários

Portal único: Governo anuncia página que vai unificar todos seus serviços digitais
  • "Além da facilidade extra quando buscando serviços e informações, a mudança também trará uma economia de pelo menos R$ 30 milhões ao ano" - Sim , isso tudo visando nosso bem estar,e comodidade...como é bom o governo né??^^ tudo seguindo o fluxo~~

      • Bozo idiota! Tanta coisa mais importante para se preocupar, mas esse palhaço só liga para isso.

          • Seu idiota, não entende de tecnologia não comenta se asno, não sabe a diferença que isso faz sem falar na economia que vai gerar

              • Mais um canhota chorando lagrimas de crocodilo porque sabe que terá que aguentar 4 anos de progresso do Brasil, enquanto o ídolo dele estará preso até 2057. Amigo, aceita que dói menos. Ah, ja ia me esquecendo: O LULA TA PRESO BABACA!!!

                  • Progresso tipo o dolar em alta quase 4 pila, o desemprego que só cresce e ja atinge 13 milhões de brasileiros ou a Petrobras que perdeu 32 bilhões em valor de mercado e o resto das estatais(Banco do Brasil, Petrobras, Eletreobras, Sabesp, PNB...) que perderam mais 40 bilhões por ações do presidente?

                    O Lula estar preso não justifica você ter eleito um pedaço de bosta que ficou 25 anos mamando no estado sem fazer porra nenhuma

                      • Ele não vai acertar sempre mas que o país da progredindo e se vc comparar o mesmo período com governos passados vc vai ver que ele está gerendo muito mais economia do que seus corruptos de estimação, deixa de ser um gado burro

                      • Puts, voce esta certo, palhaçada....
                        Outros aprovação aumentos de gastos...
                        Agora tem um que esta reduzindo os gastos...
                        Vai entender as opiniões...
                        Sou a favor de reduzir, o cara 5esta a 4 meses já fez varias coisas boas e outras ainda em andamento.
                        Você não apoia isso.??

                          • Que isso cara, é muito bom concentrar vários portais em um só, vai facilitar demais.

                            • Que isso cara, é muito bom concentrar vários portais em um só, vai facilitar demais.

                              • Faz nunca cumprir isto não é notícia boa

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Windows

                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                Economia e mercado

                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista