LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Amazon e Alibaba de olho: Bolsonaro volta a falar em privatização dos Correios

06 de agosto de 2019 143

Atualização (06/08/19) - JS

O Presidente da República Jair Bolsonaro esteve em São Paulo nesta terça-feira (06) para participar da abertura do 29º Congresso Expofenabrave, e durante o discurso ratificou uma promessa que já tem sinal verde há meses, afirmando que vai realizar a privatização dos Correios.

De acordo com Bolsonaro, esse processo é necessário para "destravar a vida" da população brasileira, que ainda possui uma alta dependência do serviço de entrega padrão do país, que realizou recentemente uma greve. Quando ele disse "Vamos privatizar os Correios", o presidente foi aplaudido pelos empresários que estavam presentes no evento.

Vale lembrar que, caso essa promessa do governo federal se cumpra, já existem duas grandes empresas de olho nos Correios: a Amazon e Alibaba, que são varejistas de alta representatividade nos Estados Unidos e China, respectivamente. Tal compra faria com que a "nova dona dos Correios" aumentasse significativamente a sua participação dentro do mercado varejista brasileiro.

E aí, caro leitor, na sua opinião quem poderia comprar os Correios após o processo de privatização? Deixe a sua opinião nos comentários!

Artigo Original - 26/04

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quinta-feira (25) que já deu "sinal verde" para que sejam feitos os estudos para a privatização dos Correios. A informação foi comentada durante um café com jornalistas no Palácio do Planalto:

Dei sinal verde para estudar a privatização dos Correios. Tem que rememorar o povo sobre o fundo de pensão, que foi o foco de corrupção com o mensalão

A privatização da estatal está nos planos do governo para enxugar a máquina pública. Além disso, membros da equipe do ministro da economia, Paulo Guedes, afirmam que a cessão para a iniciativa privada daria aos Correios mais liberdade para se moldar às necessidades do mercado nos dias atuais.


No entanto, após a publicação dos comentários do presidente, os Correios criticaram a privatização irrestrita. Em um comunicado disponibilizado em seu blog oficial, a estatal lembrou das possíveis perdas que a sociedade brasileira pode enfrentar:

A privatização pura e simples do correio brasileiro será uma perda tanto para o país quanto para a sociedade

Os Correios também citaram no texto alguns exemplos de experiências que foram aplicadas em outros países do mundo. Como exemplo, a estatal cita que a Alemanha apenas abriu parcialmente o capital do Deutsche Post para manter o controle da empresa.

Isso tornou a companhia altamente competitiva ao ponto dela comprar o controle da americana DHL e se tornar a maior empresa do mundo em logística postal. Outro exemplo citado pelos Correios é a privatização da CTT, de Portugal (Correios, Telégrafos e Telefones), que ocorreu em 2014.

Após a cessão para a iniciativa privada, a empresa viu seus lucros caírem e precisou passar por uma reestruturação. Isso acabou deixando 33 cidades portuguesas sem agência. Já na Argentina, a privatização total piorou os serviços e a empresa precisou ser reestatizada.


143

Comentários

Amazon e Alibaba de olho: Bolsonaro volta a falar em privatização dos Correios
  • Estou com uma encomenda parada a 27 dias dentro do Brasil, e os PTzados não entregam.

      • "Empresa" PTzada fadada ao fracasso, Serviço Lixo.

          • Talvez a privatização dos Correios não resolveu o problema mas cá para nós o serviço dos Correios tá uma Lastima. Quando a pessoa tem a Encomenda extraviada não há como lutar contra uma empresa que é do governo só resta uma opção ficar no prejuízo
            e se Conformar %uD83D%uDE13

              • Quero um livre mercado e que se dane esse serviço péssimo.

                  • o correio e um elefante branco, lento, pesado, ineficaz e muito....muuuuuito caro. vendam logo esta bosta......

                      • Se Deus quiser essa privatização vai sai logo. Tenhamos fé Brasil!

                          • Vergonha de frequentar um site como esse, lotado de bolsonarista.

                            • bom resumindo sobre esse odio contra o bolsonaro em alguns topicos reais e ficticios
                              1.Crise economica caso o bolsonaro for diminuir os impostos dos games
                              2.Critica sobre imposto de importação
                              3.se o bolsonaro descobrir a cura para o cancer,vai ter gente defendendo o cancer
                              4.se voce tiver cerebro e não for

                              • Queria muito que a Alibaba ganhasse essa! Imagina se diminui os impostos de importação (alguns ja diminuiram) e a propria Alibaba faz as entregas dos produtos comprados no AliExpress e Etc, alem do serviço normal dos correios. Ia ser top de mais! Sem falar que iria ser barato

                                  • mas e o pt ? kkkkkkk eita argumento massa

                                      • Demoro

                                          • Os cara ai nos comentarios falam muita besteira, o PT cagou o Brasil durante anos, ai tao tentando limpar tanta merda e querem para a mudança ser logo, isso nao se resolve em 1 ano, pois nao é facil recuperar dinheiro de minha casa minha vida, bolsa familia e outros beneficios rapidamente.
                                            Se reclamam do governo atual, e o antigo? O Pt? Ou todos pensam que foi temer e Bolsanaro que deixaram o Países uma merda?
                                            Lembrando, PT cagou o Brasil todo, limpar a merda demora um tempo.
                                            %uD83D%uDE10

                                              • Engraçado e o povo embaixo perguntando o que o governo fez ate agora, se não acompanha política não comente o que não sabe, o mínimo seria saber da entrada do Brasil na OTAN e do acordo feito que só faltam alguns ajustes entre UE e Mercosul do livre comércio, quanto aos correios não sei se seria uma boa ideia privatizar total, pode correr o risco de áreas em cidades pequenas não serem mais atendidas, que atualmente são mau atendidas mais ainda são, e complicado afirmar, mas nem aqui em SP capital o correio não trabalha como deveria e não entrega em diversos locais, complicado.

                                                  • Apenas a título de informação: No termo "aliado extra-OTAN" o termo extra significa um aliando fora da OTAN. Neste cenário de alianças, o Brasil trocou OMC pelo apoio a sua entrada na OCDE. Já o acordo Mercosul-UE veio depois de 20 anos e eu colocaria na conta do Temer. Sobre o correio, fica a questão : quem comprar vai comprar apenas a parte lucrativa ou toda a empresa?

                                                      • As informações eu sei, porém 20anos poderia estender bem mais, e foi aprovado esse ano, e o que importa, e da OTAN ainda assim e válido, pois e algo desse governo mesmo, quanto aos correios vai depender que parte sera vendida.

                                                          • Ainda sim o brasil não faz parte da OTAN e sobre o acordo Mercosul-UE o próprio Bolsonaro reconhece o valor do Temer no acordo. Digo a título de informação.

                                                            • Acredito que o projeto seja vender a parte lucrativa, ou seja, de logística, entregas e coletas de encomendas, que dá um lucro de dezenas de bilhões por ano aos correios.

                                                                • Estatal não é pra dar lucro, é pra servir à população em áreas de total carência para o público geral, como saúde, educação e segurança. Não é todo mundo que pode pagar um plano de saúde, por exemplo, mas sabemos que todos estão suscetíveis a ficar doentes. Já há no mercado empresas capacitadas a realizar o serviço dos correios, então porque a manter estatal? Só serve pra fazer a população refém quando eles entram em greve e pra rouba-la.

                                                                • Acredito que as áreas não atendidas devem ficar sob responsabilidade do governo ,mas na hora da venda é só manter uma cláusula que obriga a compradora manter todos os postos em cidades distantes ativos. Sob pena de multa e até perda do direito da compra. Lembrando que nenhuma empresa é para sempre do comprador, ele apenas compra temporariamente e depois é revistos a manutenção em contrato para se manter como dono

                                                                  • #ForaBolsonaro #ForaWitzel

                                                                    • Alguém que já morou fora sabe me dizer qual das duas é mais rápida ?

                                                                      • Não sei se vai ser bom ou ruim isso so o futuro nos mostrará, agora q Bolsonaro esta tentando mudar temos que admitir, espero que o Brasil aos poucos entre nos eixos e se torne um grande pais q ele merece ser...

                                                                        • Temos que admitir. Bolsonaro só está fazendo golaço

                                                                          • Pensasse antes de roubar descaradamente os correios, agora é tarde e precisa ser privatizada urgentemente

                                                                              • Que venha Amazon...

                                                                                • Correios só começou a lucrar ilegalmente taxando todas as encomendas importadas no valor de 12reais.. atualmente está em 15..
                                                                                  Ou seja.. vc já paga o frete lá fora.. mas quando chega aqui tem a taxa de desembaraço.. aí vc vê casos que pessoas são taxadas pela alfândega e ainda pelos 15 dos correios.. e MSM assim o produto desaparece misteriosamente no fluxo postal.. WTF?

                                                                                  • Apoio... pra ontem...

                                                                                      • Acho que vai dar em nada....

                                                                                          • Acho que o pessoal não entendeu a respeito de uma empresa "braço direito" do atual governo federal.... Se há lucro, há jusitificativas para manter a empresa (Correios)

                                                                                            • Estão querendo privatizar empresas no Brasil pelo mesmo valor do lucro que elas geram anualmente. Aí eu pergunto a vocês! : Essa Privatização é para beneficiar o povo?

                                                                                              • Não seria uma maneira de encerrar as investigações contra Paulo Guedes que está sendo investigado de participação no rombo do Postalis? Essa Privatização pra mim é só isso.

                                                                                                • Demorou . Isso tem que ser para ontem . Todos os monopólios devem ser quebrados se quisermos evoluir .

                                                                                                    • Assim como a telefonia

                                                                                                      • Em resumo, os correios não só é um monopólio, mas usa a força física para impedir que qualquer outro forneça o serviço postal e ainda usa também violência física para ser financiado.
                                                                                                        Qualquer empresa que por exemplo, cobrasse impostos para se sustentar e usasse agressão física contra concorrentes em um território seria considerado uma máfia, por algum motivo estranho, empresas estatais não são vistas dessa forma e se cercam de uma fantasia de legitimidade.

                                                                                                          • O correio é muito pior do que um monopólio, monopólios são tão somente empresas que estão fornecendo serviços de maneira exclusiva, como por exemplo a Google, mas a Google não obriga ninguém nem usa coerção contra nenhuma outra empresa que forneça os mesmos serviços, por isto a Google não gera dano algum a sociedade.
                                                                                                            Os correios são uma empresa estatal, isto é, uma empresa que é financiada compulsoriamente por pagadores de impostos ou gerando inflação decorrente da expansão da base monetária, é prejudicial porque quem contrata ou não o serviço é forçado a pagar independentemente dos resultados, por este motivo, toda empresa estatal é ruim, não porque os burocratas que as controlam são malvados, mas eles necessariamente serão porque é um sistema anti-ético.

                                                                                                            • Os Correios só possui Monopólio de Cartas, que não dá lucro algum. O que gera receitas, são as encomendas, que não possuem monopólio e há ampla concorrência. Os Correios não recebe um tostão do Governo Federal, ele sobrevive de suas próprias receitas.

                                                                                                              • Que a próxima seja a Petrobrás!!!

                                                                                                                • Esse Bozo é uma praga. Curvando o país aos interesses imperialistas neofascistas. Acabar com essa empresa que é um patrimônio dos brasileiros e entregá-la aos Yankes a preço de banana. Só fará isso por cima do nosso cadáver, pois haverá rebelião armada!

                                                                                                                  • Creio que vocês não entenderam o tamanho do problema o país tem mais de 5000 municípios , apenas pouco mais de 300, dão lucro ou seja funciona a lei do lucro sustentar onde não há, vcs acham que a iniciativa privada realizará isso? O Governo não injeta um real nos correios , mas tem o direito de retirar lucros, o governo além dos lucros, pegou todo o caixa do correio e não quer devolver,( entenderam o pq querem privatizar) houve ações para reaver o dinheiro e nada, devido a isso até papel de telegrama faltou, a empresa só está de pé devido a muito muito trabalho, férias de funcionários foram canceladas, planos de previdência foram roubados, fazendo com que funcionários tenham vário s descontos referentes a uma possível aposentadoria, e envolvidos embora não julgados estão no atual governo ,são muitas coisas que a mídia infelizmente lança.

                                                                                                                      • O governo precisa de dinheiro, porque o governo(como sempre fez) gastou todo o dinheiro,e o governo só tem alguns meios de conseguir este dinheiro, Impostos ou expandindo a base monetária, se é que o correio deu algum lucro, também seria uma opção, mas vender estatais é uma opção melhor ainda, entretanto a maioria das empresas estatais tem um valor baixo no mercado, isso não acontece porque os empresários são malvados, é porque as estatais são um fracasso, eu não preciso nem discutir sobre a qualidade dos serviços prestados pelos correios, e nem falar da quantidade absurda de presidentes que a empresa tem, e cabides.
                                                                                                                        Mas só de vender a estatal já é bom, primeiro porque reduz o poder dos políticos de fazer picuinha, segundo que reduz a inflação ao abater dívidas, terceiro que é que, até mesmo o sujeito mais leigo em economia sabe que um monopólio compulsório é algo que gera resultados práticos inferiores a um sistema de livre concorrência, e uma empresa estatal, não participa da concorrência porque ela sempre tem garantias do próprio estado para se sustentar.

                                                                                                                          • E o estado não é uma instituição econômica, ou seja, não é uma organização totalmente voluntária que depende do consentimento voluntário dos participantes, o estado é uma organização compulsória e coerciva.

                                                                                                                          • To com uma encomenda com o lixo do correio, e o prazo limite e segunda feira, a ultima atualização no rastreio foi dia 23, absurdo, demoram uma eternidade, se ao menos deixasse na agência próxima eu já ficava feliz, como faziam antes, corre o risco de nem entregarem, sempre na mesma desculpa de carteiro não atendido, uma piada, e só privatizar não resolve, precisa abrir o mercado, e o governo ser leal com as outras empresas, usando a mesma regra pra operar, assim os fretes serão justos, e terão concorrência.

                                                                                                                              Android

                                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                              Android

                                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                              Windows

                                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista