LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

America First? Barreiras tarifárias de Trump contra a China podem prejudicar a Apple

06 de maio de 2019 20

Uma medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio à guerra comercial contra a China pode afetar diretamente os negócios da Apple. O mandatário disse, em seu Twitter oficial, que aumentará as tarifas de bens importados do país asiático de 10% para 25% a partir desta sexta, 10 de maio.

Mas por que isso afeta a empresa norteamericana? Notícias anteriores dão conta de que a gigante de Cupertino tiraria a produção de iPhones dos Estados Unidos para a China caso a taxa chegasse nesse patamar. Outra consequência seriam as ações 'devastadoras' de retaliação vindas do governo chinês pelo fato de a maçã ser uma companhia icônica do mercado norteamericano. Não é a primeira vez que um tweet de Trump afeta a empresa.

A administração Trump até agora impôs tarifas de 10% sobre a maioria das importações chinesas, com um valor muito mais alto de 25% aplicado a cerca de US $ 50 bilhões em produtos. Até agora, a Apple escapou, mas isso - de acordo com o tweet presidencial - está prestes a acabar nessa sexta-feira.

Os efeitos colaterais dessa mudança de legislação tarifária recaem nos bolsos dos cidadãos e empresas do país. As companhias podem absorver alguns custos e reduzir a lucratividade, mas o restante fatalmente é repassado ao consumidor, o que tem efeito sobre as vendas.

Porém, a mudança de território não seria algo simples. A operação seria complexa, demorada e cara para a empresa. Isso porque o governo chinês estabeleceu Shenzhen como a primeira Zona Econômica Especial no início da década de 1980, abrigando vários fornecedores da empresa.


Trump já havia sugerido que poderia fazer a Apple mudar a produção da Apple para os EUA, mas seu CEO, Tim Cook, explicou que seria impossível, pelo fato de a China ter foco na fabricação, algo que hoje não se encontra no país ocidental. Além disso, a mudança não criaria muitos empregos, já que as fábricas estão cada vez mais automatizadas.

O plano B seria transferir a produção para a Índia - ou ainda o Vietnã -, algo que sua fornecedora Foxcomm já está fazendo.


20

Comentários

America First? Barreiras tarifárias de Trump contra a China podem prejudicar a Apple
  • As empresas americanas só transferirão a sua produção se os americanos aceitarem a ganhar o mesmo que o chineses e claro que isso não vai acontecer mesmo se o Trump zerar os impostos para a produção nos EUA, a mão de obra é qualificada e cara demais para se produzir esse tipo de bem sendo mais vantajoso projetar em solo americano e manufaturar em outro local, mas isso gera um efeito negativo que é as ´´massas´´ americanas não terão trabalho o suficiente já que para projetar gasta-se menos pessoas do que para montar o bem de consumo e nos EUA tem uma ´´abundância´´ de mão de obra qualificada. Daria para escrever um texto sobre ....

      • Ou seja a China leva a vantagem por ter poucos direitos trabalhistas e exploração máxima dos trabalhadores, algo beirando ao trabalho escravo.

          • Sim é, a renda dos trabalhadores chineses são semelhantes a dos trabalhadores brasileiros porém os trabalhadores brasileiros tem direitos trabalhistas coisas que eles nem sonham em ter e se tiverem vão encarecer a mão de obra. Escutei de um chinês a seguinte história(vou resumir) uma empresa brasileira tem uma fabrica na China e uma de suas máquinas cortou a mão de uma trabalhadora, na China a empresa tem um prazo para mandar o funcionário embora sem nenhum direto, porém se passar do prazo a empresa arca com as despesas(não ficou muito claro ele explicando se é despesa com indenização ou o que) na empresa que é brasileira deu muito polêmica se mandava a mulher embora sem nenhum direito ou se ficaria com ela como funcionária (a lei chinesa não obriga a empresa a ficar com esse funcionário) e depois de muita polêmica a empresa brasileira resolveu ficar com a funcionária e realocar ela de função e quando ela ficou sabendo disso ela ficou muito feliz(mesmo tendo perdido a mão) porque ela tinha certeza de que seria dispensada sem nenhum direito.

          • Mercado deve ser livre, blá blá blá

              • Outro idiota igual ao Bozo jogando seu país num caos. Ainda bem que ano que vem essa praga cai de vez e tomara que carregue o Bozo junto.

                • Não é só a Apple que querem derrubar .. querem Samsung também..

                    • É só repassar para os clientes, eles estão dispostos a pagar

                        • Traduzindo... a ideia dele é que a Apple use fábricas nacionais e produza nos EUA...
                          Mas Apple não acha bom porque a mão de obra chinesa é muito barata e faz com que ela tenha uma margem de lucro maior....
                          Nesse momento a Apple deve está pensando... "oque sai mais barato pra nós: continuar a fabricação mais barata na China mesmo com essas novas tarifas... ou mudar a produção pros EUA com a mão de obra mais cara"?!?!?!
                          de qualquer forma ela vai repassar isso como aumento de preço pro consumidor.

                            • Brasil se quisesse tem muito mais poder de derrubar a China.
                              China ganha horrores com os produtos vendidos nas lojas de 1,99.
                              E outros que entram pelo Paraguai.

                              • Ou a Apple mantém os preços e diminui o enorme lucro dela, ou aumenta os preços, dessa vez por um motivo real.

                                  • É mais fácil aumentar os preços e manter os lucros... pois tem gente que compra do mesmo jeito... veja o exemplo aqui na Terra da bananalândia... tem gente que compra um celular de 8 mil reais....

                                      • Socialistas de iPhone são um porre. Não sei como essa galera não vê e pensa em pesquisar algo com bom custo-benefício e acessível, pq smart mais de 2,5k já é de+ pra mim.

                                      • Que vai sofrer mesmo sera o consumidor

                                          • E desde quando Apple = EUA, e não uma pequenina parte deste? Ao que me consta, o que tem ocorrido com a economia americana (não o que "pode" via a ocorrer com uma única empresa dela) é isto (EUA tem a menor taxa de desemprego desde 1969: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eua-tem-a-menor-taxa-de-desemprego-desde-1969,70002814191) e isto (Crescimento do PIB dos EUA surpreende especialistas: https://www.seudinheiro.com/com-avanco-das-exportacoes-pib-dos-eua-cresce-32/).

                                              • Quase todos os componentes do iphone são dfeitos fora dos EUA.
                                                São entregues para a Foxconn na China montar os aparelhos.

                                                Iphone ficando 20% mais caro, fára a Apple conrar mais. Cobrando mais ela vai vender menos. Vendendo menos ela dará jeito de cortar gastos em algum setor.
                                                Isto poderia ser na forma de demissões, deixar de projetar seus produtos nos EUA reduzindo parte das atividades nos EUA.
                                                Menos acessórios de terceiros como cases vendidos, menos propaganda que gera dinheiro para emissoras de tv e rádio ...

                                                • Agora é só compensar nos preços dos produtos vendidos aqui.
                                                  %uD83D%uDE0F%uD83D%uDE0F

                                                  • Kkkkkk....

                                                    Eu afirmei que a Apple seria a primeira a sofrer com isso... Então não é novidade!

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Windows

                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                      Economia e mercado

                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista