LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tecnologia da AMD vai alimentar o supercomputador mais rápido do planeta em 2021

13 de maio de 2019 9

Uma evolução drástica em prol do futuro da computação foi anunciada ao mundo na última terça-feira (7 de maio) através das palavras do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

O país autorizou a construção de um novo supercomputador que já nasce com a promessa de superar todos os recordes e responder como a máquina mais rápida e poderosa do planeta. Ele ficará pronto em 2021.

A imponente máquina foi batizada de Frontier. Este modelo será fruto de uma parceria entre a fabricante Cray, responsável pela arquitetura da máquina, e a AMD, que fornecerá tecnologias de processamento AMD EPYC e aceleradores Radeon Instinct.


A construção acontecerá no Oak Ridge Leadership Computing Facility, no estado do Tennessee.

O supercomputador será capaz de realizar 1,5 quintilhão de cálculos por segundo, o equivalente a 1,5 exaflop. Também terá um sistema de inteligência artificial de segunda geração, com mais capacidade de aprendizado de máquina e análise de dados do que os supercomputadores que já existem no mercado.

Este poder absurdo provavelmente será utilizado para ajudar em pesquisas científicas em várias áreas, como saúde, economia, geração de energia e fabricação de novos materiais.

No mais, enquanto o Frontier está em construção, a briga para saber qual é o supercomputador mais veloz do mundo está acirrada.

Hoje, o título está em Oak Ridge e pertence ao Summit, da IBM, que não deve manter o troféu por muito tempo. Isso porque ele realiza “apenas” 200 quadrilhões de cálculos por segundo e será batido no máximo em 2021, quanto a Intel também entrar na briga com seu novo modelo – por sua vez também em parceria coma Cray, que chega a 1 exaflop.

Tenha em mente que China e Japão são polos da área e trabalham de forma menos midiática, o que significa que, a qualquer momento, a barreira do exaflop pode ser superada e o reino dos supercomputadores apreenderá a respeitar um novo líder.


9

Comentários

Tecnologia da AMD vai alimentar o supercomputador mais rápido do planeta em 2021
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular