LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil registra 36,6 milhões de linhas de telefonia fixa em março, diz Anatel

15 de maio de 2019 8

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, divulgou um levantamento que aponta que o Brasil registrou 36,6 milhões de linhas de telefonia fixa em operação no mês de março de 2019. O número indica que, apesar do avanço da telefonia móvel, muitos lares brasileiros ainda mantém o bom e velho telefone fixo.

Mesmo assim, os números seguem em queda. Quando os dados de março são comparados com os de fevereiro, houve uma diminuição de 641.432 assinantes (queda de 1,72%) e, nos últimos 12 meses, a redução foi de 2.565.165 linhas (queda de aproximadamente 6,55%).


Os dados da agência também mostram que as prestadoras de pequeno porte continuam em alta, com um crescimento de 2,89% no mês de maço (+ 47.532 unidades). Já as grandes operadoras continuam em tendência de queda, com uma redução percentual de 1,94% (- 688.964 linhas).

No acumulado de 12 meses, o crescimento das operadoras de pequeno porte se mostra ainda mais acentuado ao alcançar 7,93%, um aumento de 124.143 assinantes. Já as grandes operadoras perderam 2.689.308 linhas no período, algo que representa uma queda de 7,16%.

Situação nos estados

O levantamento também apontou que São Paulo é o estado que apresenta o maior número de linhas fixas, com 13.942.646. O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, com 4.162.764 e, em terceiro lugar, Minas Gerais registra 3.514.660 linhas.

A agência reguladora também aproveitou a oportunidade para comunicar que mudou a forma de divulgar dados da telefonia fixa e explicou o critério que usa para considerar uma empresa como prestadora de pequeno porte:

As prestadoras de pequeno porte são empresas que detêm menos de 5% de cada mercado de varejo de telecomunicações nos quais atuam. Entre os mercados analisados pela Anatel estão o de telefonia móvel, banda larga fixa, telefonia fixa e TV por Assinatura.


8

Comentários

Brasil registra 36,6 milhões de linhas de telefonia fixa em março, diz Anatel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista