LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Substituto do Android, Huawei Ark OS pode estrear em outubro na China

13 de junho de 2019 79

Atualização (13/06/19)

Os planos da Huawei para substituir o Android de seus smartphones está começando a ficar mais claro para os seus usuários, ou pelo menos é o que esperamos. Embora a empresa não tenha confirmado detalhes do seu sistema proprietário, sabemos que ele está em desenvolvimento há anos e que a chinesa já esperava por isso.

Ainda prevendo se tornar a maior fabricante de smartphones do mundo, agora o analista Guo Minghao da Tianfeng Securities prevê que mesmo com o banimento do governo dos Estados Unidos, a Huawei não deve sofrer grandes impactos nas vendas e que o Ark OS deve ser apresentado para o mercado chinês em algum momento de outubro.

Hongmeng OS pode ser o nome do sistema para o mercado chinês; fora da China o nome pode ser Ark OS.

Segundo Minghao, a limitação do ecossistema do novo Hongmeng OS (Ark OS para o mercado internacional) fora da China pode ser um problema, e por isso inicialmente a empresa vai apostar no lançamento para smartphones intermediários na Ásia e em alguns países da Europa a partir de outubro deste ano.

O analista ainda prevê que a Huawei possa se manter entre 210 e 220 milhões de smartphones vendidos em 2019, marca muito próxima às vendas da empresa em 2018. Minghao ainda sugere que a fabricante possa superar as 225 milhões de vendas caso tudo siga como planejado.

Sailfish OS tentou entrar no mercado como concorrente do Android, iOS e Windows Phone por volta de 2013 com ótimas ideias, mas não deu muito certo (imagem: reprodução/Engadget)

Aurora OS: o sistema operacional russo

Segundo o site russo The Bell, a Huawei pode estar pensando em adotar o Aurora OS para ser implementado em seus smartphones como alternativa ao Android. O sistema é baseado no Sailfish OS desenvolvido inicialmente pela companhia finlandesa Jolla e está nas mãos da Russian Open Mobile Platform.

O uso do sistema baseado no Sailfish OS ainda não é certo e muitas informações podem surgir até o lançamento oficial do sistema da Huawei, mas as coisas podem ficar ainda mais interessantes nos próximos meses. Então fique atento ao TudoCelular pois estaremos cobrindo quaisquer novidades.

Atuais smartphones da Huawei adotam Android OS

Desde que a Huawei começou a enfrentar os problemas com a perda de parceria com grandes empresas norte-americanas para continuar o desenvolvimento normal dos seus smartphones, o mercado mobile pensou que a gigante chinesa ia ficar de mãos atadas enquanto os meus planos de dominação global iam por água abaixo.

Depois que o Google anunciou oficialmente que ia parar de fornecer pacotes de segurança, atualizações para o Android e até mesmo o acesso à Play Store, a empresa de celulares, que planejava ultrapassar a Samsung em 2020, começou a soltar algumas informações a respeito de um possível sistema operacional próprio.

Apesar da empresa alegar que o projeto está em desenvolvimento desde 2018, o fato de ter um bom relacionamento com o Google freava a vontade deles de lançar um concorrente no mercado, mesmo que esse sistema seja algo restrito aos aparelhos Huawei, assim como é o iOS nos iPhones.

Recentemente a Huawei registrou o nome "ARK OS", que, segundo rumores, trata-se de uma versão global do "HongMeng", nome chinês do SO da gigante chinesa. Apesar de não haver ainda detalhes a respeito da funcionalidade geral dele, novas informações apontam que os aparelhos da empresa começariam a receber o sistema operacional a partir de agosto, haja vista que a permissão temporária para ter acesso aos serviços norte-americanos termina no dia 19 do oitavo mês do ano.

Se esse último rumor for confirmado, a linha Mate já vai vir de fábrica com o ARK OS, além de possibilitar um desempenho diferenciado nos celulares por se tratar de uma estruturação totalmente adaptada para os componentes aplicados aos celulares, assim como acontece na Apple. Tendo um sistema mais fechado, até mesmo a correção de bugs se torna mais eficaz por ter um leque limitado de aparelhos para oferecer suporte.

E aí, caro leitor, você acha que a Huawei vai conseguir executar o plano como planejado? Diga para a gente nos comentários!


79

Comentários

Substituto do Android, Huawei Ark OS pode estrear em outubro na China
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista