LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

#VazaJato: conversas entre Moro e Dallagnol reabrem debate sobre a Lava Lato na internet

10 de junho de 2019 39

Na noite de ontem, o portal The Intercept divulgou uma série de quatro reportagens que trazem o conteúdo das conversas entre o atual ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol no Telegram.

O portal destaca que recebeu lotes de mensagens que, segundo a reportagem, indicam que o então juiz e o procurador, responsáveis pela operação Laja-Jato em suas áreas de atuação, trocavam informações, com o magistrado orientando Dallagnol em determinados casos. Além disso, outros trechos mostram desabafos e preocupações por parte dos membros da operação.

Apelidada de #VazaJato pela Redação do The Intercept, a série de reportagens alcançou grande repercussão na internet. Entre os assuntos mais comentados no país, destaque para as hashtags #EuApoioaLavaJato e #MoroCriminoso, que refletem a polarização política em torno da operação, além de Reinaldo Azevedo - jornalista e comentarista político, crítico da operação e citado por Dallagnol - e Glenn. O próprio nome #VazaJato chegou a ser o assunto mais comentado no país na madrugada de ontem.

O conteúdo das mensagens chega dias depois de o ministro afirmar que teve seu celular invadido. O Intercept afirma que obteve a troca de mensagens antes de Moro relatar o ataque a seu smartphone.


Glenn Greenwald

Editor responsável pela versão brasileira do The Intercept, Glenn Greenwald ganhou notoriedade mundial no caso conhecido com o WikiLeaks, quando compilou e apurou as informações entregues por Edward Snowden, com dados confidenciais dos Estados Unidos, que rendeu a ele um prêmio Pulitzer.

Greenwald mora no Brasil e é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL), que assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados no lugar de Jean Wyllys, que renunciou ao mandato e deixou o país.

Envolvidos já se manifestaram

Todos os envolvidos no caso, direta e indiretamente, já se manifestaram sobre a reportagem do The Intercept. Sergio Moro, por exemplo, disse que "há muito barulho" e que o conteúdo "não revela qualquer anormalidade", em nota enviada ao portal O Antagonista. Já o procurador Daltan Dallagnol afirmou que a divulgação "atende interesses inconfessáveis de criminosos atingidos pela Lava Jato”.

Sobre supostas mensagens que me envolveriam publicadas pelo site Intercept neste domingo, 9 de junho, lamenta-se a falta de indicação de fonte de pessoa responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores. Assim como a postura do site que não entrou em contato antes da publicação, contrariando regra básica do jornalismo. Quanto ao conteúdo das mensagens que me citam, não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias, que ignoram o gigantesco esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato”.

Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, em nota enviada ao portal O Antagonista

A atuação sórdida daqueles que vierem a se aproveitar da ação do “hacker” para deturpar fatos, apresentar fatos retirados de contexto e falsificar integral ou parcialmente informações atende interesses inconfessáveis de criminosos atingidos pela Lava Jato”.

Delan Dallagnol, em nota publicada no site do MPF

Repercussão

Eduardo Bolsonaro, deputado federal e presidente do PSL em São Paulo, foi ao Twitter e atacou Glenn Greenwald. Sua mensagem, contudo, contém um erro de informação, já que o jornalista jamais trabalhou na CNN. Do outro lado, a defesa do ex-presidente Lula utilizou a reportagem para contestar a imparcialidade de Moro, que julgou a ação e foi responsável pela condenação do ex-presidente a nove anos de prisão.

Confira algumas das reações no Twitter:


39

Comentários

#VazaJato: conversas entre Moro e Dallagnol reabrem debate sobre a Lava Lato na internet
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular