LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei pode usar sistema operacional russo baseado no Sailfish OS para substituir o Android

13 de junho de 2019 70

De acordo com o jornal russo The Bell, a Huawei estaria testando o sistema operacional Aurora OS em alguns smartphones da empresa para substituir o Android do Google por conta das proibições impostas por Donald Trump, presidente dos EUA, à gigante chinesa, fazendo com que nenhuma companhia estadunidense possa fornecer equipamentos ou serviços à Huawei.

A publicação afirma que duas fontes garantiram que o Aurora OS estaria sendo testado em aparelhos da Huawei e também que Guo Ping, executivo da gigante chinesa, teria discutido a ideia de adotar o sistema operacional russo com o Ministro do Desenvolvimento Digital da Federação Russa, Konstantin Noskov.

Imagens do Sailfish OS desenvolvido pela Jolla; interface do Aurora OS pode ser diferente.

Aurora OS: o sistema operacional russo

Desenvolvido com base no Sailfish OS da finlandesa Jolla, o Aurora está sendo mantido pela Russian Open Mobile Platform e surgiu graças à tentativa da Jolla em concorrer com gigantes da época (2012/2013) como o Android, iOS e Windows Phone.

Embora muito bonito esteticamente e com funcionalidades de gestos ao invés de botões, infelizmente o Sailfish OS não conseguiu a adesão necessária, mas ainda é possível testá-lo em smartphones compatíveis e possui um grande foco na segurança e privacidade, podendo suportar os aplicativos desenvolvidos para Android.

Agora o sistema operacional russo Aurora OS pode ser a salvação da Huawei para o mercado internacional, visto que ele é muito mais maduro do que o próprio sistema desenvolvido pela empresa graças ao tempo que já está disponível no mercado, além de ser baseado em Linux, o que faz com que ele tenha maior facilidade em ser portado para notebooks da empresa, visto que o Windows também está proibido de rodar em computadores da Huawei.

Atualmente a operadora estatal da Rússia, Rostelecom, possui 75% de participação da Russian Open Mobile Platform, companhia que desenvolve o Aurora OS.

É interessante notar que, como o Brasil, a Rússia também está assegurando que o desenvolvimento do 5G no país vai adotar infraestrutura da Huawei. O relacionamento próspero da empresa com a Rússia pode ser mais um motivo para o uso do sistema operacional.

Huawei e Rússia juntas para fabricação de chips

Ainda segundo as informações do The Bell, o executivo da Huawei teria ido à Rússia para falar com Noskov não apenas sobre sistemas operacionais, mas também sobre hardware: "estamos falando sobre a possível implementação de uma produção conjunta de chips e software", diz o site. Infelizmente, mais detalhes sobre este assunto não foram revelados.


Mas e o Ark OS da Huawei?

Com nome de Hongmeng OS, o Ark OS seria primeiro lançado oficialmente em outubro no mercado chinês com o primeiro nome para fácil adesão local, visto que a falta da Google Play Store em países dominados pelo Android é uma questão muito importante para todos os usuários. Como a China não tem esse problema, o novo sistema pode chegar primeiro por lá.

Caso a empresa decida mesmo utilizar o Ark/Hongmeng OS, então o sistema Aurora seria deixado de lado para facilitar as atualizações em vários países, mas também existe a possibilidade da empresa adotar apenas o Aurora OS, mais maduro e finalizado.

Embora os rumores estejam começando a se aquecer ainda mais, não existem garantias de como será o substituto do Android para smartphones da Huawei e muito menos sobre detalhes da sua interface. Portanto, é necessário esperar novos rumores que apontem para qual nova plataforma a empresa deve apostar.

Por isso, fique atento ao TudoCelular pois estaremos cobrindo todas as principais novidades que surgirem sobre o assunto.


70

Comentários

Huawei pode usar sistema operacional russo baseado no Sailfish OS para substituir o Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista