LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook e Instagram reduzem alcance de posts para promover anúncios, reclamam usuários

18 de julho de 2019 5

Ontem (17) o Instagram começou a esconder a quantidade de curtidas em posts de usuários brasileiros. A novidade virou motivo de discussões nas redes sociais, mas o Facebook alega que existe um bom motivo por trás de sua estratégia.

No entanto, ao que tudo indica, a rede social e o Instagram podem estar passando por mais uma mudança silenciosa. Isso porque vem crescendo substancialmente as reclamações sobre a queda no engajamento dos usuários em ambas as plataformas.

De acordo com algumas agências de marketing, essa redução no alcance orgânico das postagens parece um movimento proposital do próprio Facebook. Assim, a rede social acaba priorizando a compra de anúncios para que um influenciador atinja seu público, por exemplo.


Alguns usuários também notaram que tanto o Facebook quanto o Instagram agora estão aumentando a quantidade de propaganda dos seus recursos de impulsionamento. Com isso, sempre que uma postagem é feita por uma empresa, a rede social acaba oferecendo opções de pagamento para que o engajamento seja maior.

Quando questionado sobre o assunto, o Instagram disse que não fez nenhuma mudança no seu algoritmo de classificação. Segundo a rede social, os usuários continuam vendo 90% das postagens dos seus amigos, sendo que contas populares não possuem vantagens sobre as demais.

Mesmo assim, é inegável que o feed dos usuários vem sendo bombardeado com mais posts patrocinados. No entanto, isso é fruto dos novos recursos de monetização da própria rede social, que agora permite a promoção de postagens de influenciadores como anúncios.

Por enquanto, representantes do Facebook não se manifestaram sobre o assunto. Mesmo assim, o chefe da We Are Social afirma que as constantes mudanças de algoritmos acabam fazendo com que algumas postagens sejam prejudicadas.

Além disso, o Facebook vem expandindo as suas opções de monetização, algo normal para uma empresa tão grande. Assim, não é de se estranhar que a companhia de Mark Zuckerberg esteja procurando aumentar a sua lucratividade ao cobrar por um engajamento maior em sua plataforma.

Facebook

Desenvolvedor: Facebook, Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Instagram

Desenvolvedor: Instagram

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com dispositivo


5

Comentários

Facebook e Instagram reduzem alcance de posts para promover anúncios, reclamam usuários
  • Facebook e Instagram não vendem mais nada. Além de propaganda enganosa. Eles não entregam a estimativa prevista. Façam as métricas por outros canais e confirmem.

      • Eu uso facebook pra bosta nenhuma mais, cada segundo q passa um novo anuncio na cara aparece nem Adblock nos salva kkk é tanta propagando q vai virar aqueles filmes futuristas com propagandas em hologramas gigantes '-' preferia o ADS do JEQUITI! q era rapido e impactava! Youtube tmb fdp ja uso adblock pq ta demais!

          • Ta certo, o instagran sempre foi gratuito ao usuário, os tais influenciadores digitas encontraram uma forma de ganhar dinheiro (ou conseguir coisas de graça) em cima disso... Agora o tio Mark quer sua parte, visto que ele pagou cerca de 1 Bilhão de dólares pelo serviço, e esta cada vez mais difícil ele conseguir vender as informações pessoais sem receber um processo em cima...

              • Que continue assim... É em breve teremos um novo Orkut... Indo pro saco

                  • Mulambada utiliza de graça o serviço e quer exigir "alcance" das fotinhas dos pratos de comida que posta.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista