LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM e Vivo assinam acordo para compartilhar estrutura 2G e 4G em cidades pequenas

23 de julho de 2019 8

As operadoras TIM e Vivo anunciaram nesta terça-feira (23) a assinatura de um memorando que prevê o início das discussões sobre o compartilhamento de infraestrutura de rede 2G e 4G. De acordo com as empresas, a medida deve beneficiar cidades com menos de 30 mil habitantes.

No caso da rede 2G, o acordo deve valer para todo o Brasil, em modelo single grid, sendo que a rede 4G deve usar a frequência de 700 Mhz. As empresas também manifestaram o interesse de ampliar o compartilhamento para cidades maiores, mas isso só deve ocorrer no futuro.

As companhias destacam os benefícios que podem resultar dessas discussões em relação à melhoria na qualidade de serviço para clientes de ambas as operadoras, bem como a eficiência na alocação de investimentos e nos custos operacionais.


O projeto detalhado ainda será produzido e apresentado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até 90 dias. De acordo com as empresas, ainda serão analisadas as oportunidades de eficiência e redução de custos em operações e manutenção da infraestrutura.

Além disso, as operadoras também irão avaliar oportunidades de compartilhamento de rede em outras tecnologias. No entanto, a TIM e a Vivo também ressaltam que o memorando não cria uma joint venture ou qualquer parceria comercial, relação formal de negócios, bem como não cria ou implica em qualquer relacionamento exclusivo entre as partes.

Em comunicado para a imprensa, Christian Gebara, presidente da Vivo, acredita que a iniciativa deve liberar os investimentos:

Em um momento em que a demanda por dados cresce exponencialmente, buscamos uma melhora relevante na experiência do cliente, bem como a realocação de recursos para novas tecnologias como o 4G, 4,5G e fibra

Já Pietro Labriola, presidente da TIM, afirma que o acordo deve aumentar a velocidade na implantação de novas redes:

o compartilhamento de infraestrutura é a solução industrial crucial para o desenvolvimento das telecomunicações no país, visando a introdução de novas tecnologias

Vale lembrar que TIM e Vivo também já compartilham infraestrutura com outras parceiras comerciais. A medida foi autorizada pela Anatel recentemente.


8

Comentários

TIM e Vivo assinam acordo para compartilhar estrutura 2G e 4G em cidades pequenas
  • Em sergipe será que haverá esse compartilhamento? Minha cidade tem 8 mil habitantes e só tem vivo 3G , sinal horrível. Para usar tem que deslocar para cidades vizinhas. Não entendo porque aqui ha essa lentidaõ.

      • Agora vi vantagem aqui na minha região a tim é horrível sou beta e não consigo usar os benefícios do plano... já a vivo tem um sinal de boa qualidade

          • Já ocorre aqui em São Francisco de Itabapoana Tim e Vivo usam a mesma torre no Norte do RJ

              • As teles começaram a perceber o declínio da utilização dos planos de minutos, pós pagos, sms, etc, em substituição ao uso de dados... Assim como viram fracassar as tentativas de acabar com a neutralidade da rede e limites de dados para planos fixos...

                Com isso começaram focar em oferecer um bom pacote de dados e também expandir a cobertura, isso será essencial para a sobrevivência, e como os o faturamento também tende a cair, precisam dessas parcerias para expandirem...

                Recentemente portei meu 2º chip da Vivo para Tim para me inscrever no Tim Beta... Logo depois recebi uma ligação do setor comercial no meu numero principal (1º chip vivo), que não havia portado, perguntando os motivos da portabilidade do outro numero... Quando comentei que era para aderir ao TIM Beta, eles me ofereceram a mesmas condições do Beta no plano controle (10 Gb + Ligações e SMS Imilitados para qualquer operadora)....

                • Agora sim vai valer a pena ter Tim. Os planos da Vivo são horríveis, mas a possui a melhor cobertura. Agora a Tim compartilhando essa cobertura foi um ótimo acordo. Nao sei se foi um tiro no pé da Vivo. Ela vai ter que abaixar muito seus preços para competir com a Tim. Vamos aguardar. Vai ficar melhor pro consumidor..

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista