LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Próxima geração de intermediários deve ter 5G, diz Qualcomm | TudoCelular entrevista

24 de julho de 2019 10

Fabricante de flagships e uma das principais entusiastas do 5G no Brasil, a Qualcomm apoia o conceito de cidades inteligentes no Brasil e, para isso, tem trabalhado com parceiros, operadoras de telefonia e o governo em questões como espectro e em redes privadas, capazes de levar a conectividade a plantas industriais, por exemplo.

Em fevereiro, a empresa anunciou a intenção de criar um Centro de Referência para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes no Brasil com o objetivo de "fomentar o ecossistema e acelerar a adoção de Internet das Coisas no Brasil", que será em formato de parceria público-privada, fornecendo apoio aos prefeitos no entendimento do potencial e na aplicação destas novas soluções para cidades brasileiras.

Durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, o gerente de engenharia da Qualcomm Brasil, Fred Silva, falou sobre a participação da empresa no 5G e os desafios para a implantação da tecnologia.

O TudoCelular conversou com exclusividade com o representante da fabricante de chipsets norte-americana. Além do 5G, a conversa abordou o recém lançado Snapdragon 855 Plus e também sobre o novo padrão de conectividade móvel em chips intermediários da empresa, como a série 700.

Sobre o 5G, Silva ressaltou dois aspectos fundamentais da tecnologia, que são a baixa latência e a alta confiabilidade, que permite aplicações além dos smartphones, como internet das coisas, cidades e indústrias inteligentes.

A Qualcomm tem trabalhado para trazer diversas perspectivas para o 5G. Não só celulares, mas a gente enxerga o 5G muito forte nas cidades inteligentes, na indústria inteligente, porque o 5G não é só velocidade. Há dois aspectos muito importantes, como a baixa latência e a alta confiabilidade, que é essencial para as indústrias inteligentes.

Fred Silva, gerente de engenharia da Qualcomm Brasil

Fred Silva, gerente de engenharia da Qualcomm Brasil (Foto: Dante Baptista/TudoCelular)

A empresa acompanha a situação de implantação do 5G no Brasil. No evento em que a Qualcomm participou, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Julio Semeghini, falou que o leilão do 5G deve acontecer na metade de 2020 e as cidades que estiverem mais preparadas para a tecnologia terão prioridade.

A gente acompanha auxiliando nossos parceiros, as operadoras e o próprio governo, sobre espectro para cada tipo de caso de uso, como streaming, que se fala do 3,5GHz, esse tipo de conexão. Mas tem outro caso que também é muito importante, que são as redes privadas, que a gente está apoiando bastante essa incepção da ideia no Brasil, porque ela depende menos de leilões e permite, por exemplo, uma indústria toda colocar o 5G na sua planta".

Fred Silva, gerente de engenharia da Qualcomm Brasil

Snapdragon 855 Plus

A Qualcomm oficializou, na semana passada, seu novo processador voltado para dispositivos móveis, que chega como uma versão ligeiramente turbinada do Snapgradon 855, chipset apresentado ao final do ano passado pela fabricante, o Snapdragon 855 Plus.

O novo chipset foi lançado com melhorias em velocidade de renderização de gráficos, desempenho e também na performance do 5G. O primeiro smartphone a ter a plataforma confirmada foi o recém-lançado ASUS ROG Phone 2 (confira o hands-on aqui)

O [Snapdragon] 855 Plus é um filho do 855. Uma versão turbo, né?! Do mesmo jeito que o 855 foi o nosso primeiro chipset integrado ao 5G para qalquer produto, o Plus traz isso também, só que ele tem algumas mudanças, por ser focado no mercado de realidade virtual e jogos"
Fred Silva, gerente de engenharia da Qualcomm Brasil

Novidades para 2019

Sem adiantar muito, Silva falou sobre as novidades que a empresa trará para o mercado de chipsets no segundo semestre, ressaltando o foco em 5G e experiências que exigem alto poder de processamento, como games e inteligência artificial.

A gente vai ter bastantes produtos novos, temos sempre nosso ciclo novo no segundo semestre, continuamos firmes no 5G com essas experiências gaming e de realidade virtual, e tudo que traz esse processamento para dentro do celular, e inteligência artificial, que é algo que a gente vem trabalhando bastante. Então é possível esperar bastante evolução nessas linhas.

Fred Silva, gerente de engenharia da Qualcomm Brasil

5G em intermediários?

O mercado brasileiro é caracterizado pela forte presença de smartphones intermediários, com valores inferiores a R$ 2000, mas que trazem características interessantes, como câmeras e bom poder de processamento, mas que ainda não suportam conexão 5G. Sobre isso, o gerente da Qualcomm traz novidades animadoras: a ideia da empresa é que a próxima geração de chipsets intermediários já traga suporte à quinta geração de Internet móvel.

Como todo produto nosso, a ideia é que tudo que começa no setor premium a gente vá trazendo [para outras camadas], como a gente fez na família [Snapdragon] 700, que trouxe a experiência gaming para esse celular mais intermediário. A ideia é que esses próximos produtos tragam o 5G para essas linhas intermediárias. Então, como qualquer feature nossa, a gente começa lá em cima e depois traz para as camadas mais populares.

Fred Silva, gerente de engenharia da Qualcomm Brasil

Perguntado sobre a previsão do 5G na linha intermediária, o gerente da Qualcom se esquivou e preferiu não traçar datas: "temos um roadmap bem planejado, e estamos negociando com os nossos clientes para trazer isso para a região", completou.


10

Comentários

Próxima geração de intermediários deve ter 5G, diz Qualcomm | TudoCelular entrevista
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular